Sign in to follow this  
Followers 0

Samsung RV411

8 posts in this topic

Acompanhando o treinamento de manutencao de notebooks que estou fazendo com voces estou conseguindo navegar no esquema eletrico, porem por exemplo na placa mae Samsung RV411 , estou tentando encontrar o problema, mas vou seguindo no esquema eletrico, mas nao consigo localizar o componente na placa mae por nao ter sinegrafia, neste caso teria como ajudar-me 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguns samsung as vezes se acha boardview da placa. Qual a referência da sua placa? Quando não se acha o boardview aí tem que ver no esquema os componentes e ir vendo na placa pelo menos os CIs e mosfets e comparar com o esquema, o setor a ser analisado. Samsung nem sempre acha boardview, mas sempre ao solicitar auxílio informe a referência da placa mãe

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu acompanhei no curso de manutencao de notebook que estou fazendo, onde voce começa com a manutencao de um samsung RV411, que coincidentemente estou tentando descobrir o problema da placa, e esta acontecendo o seguinte, deixei a fonte como pode ver na foto em anexo com 5 V, no DC Jack esta com 4,87V, nas duas bobinas da entrada tambem 4,87V, o mosfet de protecao, o primeiro na foto o source com 4,87v, Gate com 2,30v e o Dreno com 4,87v, o segundo mosfet no source 4,10v, Gate 3,24v e o dreno 4,87v. no resistor la embaixo ontem tem o circuito integrado , de um lado da 4,87v, no outro oscila

E de repente eu vou medir novamente e fica maluco , no multimetro fica mudando o tempo todo dando medidas baixas, e quando eu coloco a ponteira do multimetro em uma das pontas do resistor percebo que na fonte ela sobe a corrente chegando a quase 400 A

Arquivo Mosfets 1.jpeg

Bobinas.jpeg

Fonte de Bancada.jpeg

Resistor_Capacitor.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem provável que você tenha problemas após o resistor "shunt" ou separador (aquele esverdeado). Pode estar tendo alguma fuga de tensão em alguma fonte interna que depende dos 19v lá do início.

Retira o resistor que faz a separação do início do Vin para o restante da placa, e injeta 19v e veja se no pad (terminal) do resistor junto dos mosfets de entrada vai estar os 19v certinho, caso tenha, o início do Vin está legal, o que indica que os mosfets lá da entrada estão bons e o problema está em alguma fonte interna que depende desses 19v para ser alimentada.

Desconectando a fonte lá do DC Jack, verifique sem a placa estar alimentada o pad do resistor que fica na trilha onde alimenta o restante das fontes internas provenientes dos 19v que passa pelo resistor, com o multímetro, se há alguma fuga com o terra. Havendo, começa injetando 1v no segundo terminal do resistor (sem o resistor no local), e veja o consumo de corrente, e se em algum local da placa dissipe calor (vai aumentando a tensão devagar tipo até uns 2v no máximo) e veja se algum componente aquece (algum ci, ou mosfet, etc)

Ah retire processador, memória e qualquer outro periférico conectado na placa. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado, sou iniciante na area, estou fazendo o curso online de manutencao de notebooks de voces, vou assistir mais aulas primeiro, pois ainda nao sei como injetar tensao na placa conforme orientado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0