Notebook Dell 1545 - Roberts MB 08212-1 48.4AQ01.011

24 posts in this topic

Estou usando fonte assimétrica. Tenho uma placa de notebook Dell 1545 que não tem as tensões 3.3 e 5 volts nas bobinas de entrada. Os 2 mosfets e o resistor de entrada tem os 19 volts. No Dreno de um dos mosfets próximo a bateria também tem 19 volts (Não conectei a bateria na placa). O Bios tem os 3.3 volts nos pinos 1 e 8. Existe uma bobina grande próximo ao resistor de entrada e dois mosfets. Um desses mosfets tem os 19 volts no dreno o outro mosfet não tem. A bobina grande também não tem tensão, acredito que devido a tensão estar parado no dreno do mosfet, pelo que ví no esquema elétrico, Se a tensão passasse para o source alimentaria essa bobina também. Inicialmente essa placa ligava e desligava quando eu colocava na fonte. Ela ficava em looping. Tentei regravar o Bios mas também não funcionou. No inicio, quando eu comecei a mexer nela, tinha as tensões nas bobinas de entrada. Fiz alguma coisa que bagunçou. Não sei se foi o Bios. Eu tentei regravar. Fiz um backup, e sem querer eu quebrei um dos pinos dela, então comprei outra do mesmo modelo. Tentei regravar com um arquivo que achei na internet e não deu certo. Voltei o backup em cima da nova eprom mas não deu certo também. Alguém poderia me dar uma mão, por favor?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Daniel, O R338 tem tensão de 19 volts dos dois lados. As bobinas L13, L15 e a L14 não tem tensão em nenhum dos lados. Os mosfets das linhas 3 e 5 volts, apenas o U50 tem tensão de 19 volts no dreno. No source e no gate não tem. E o U51 Não tem tensão nenhuma. O CI PWM (U49) também não tem tensão em nenhum pino, e nem os capacitores e resistores que estão perto dele também não tem tensão. O mosfet U51, soldado na placa, bipa dos dois lados quando faço o teste de continuidade, ponteira vermelha no dreno e preta no source e vice-versa, mas fora da placa ele não bipa, ele conduz.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Daniel, Não deveria estar chegando uma tensão nele? Tem idéia de como eu resolvo isso? Tenho uma placa doadora comigo. posso trocar o CI se for o caso. É o U49, correto?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

o U49 conforme o esquema é o CI da linha de 1.05v

O CI que é responsável por gerar os 3v e 5v é o U18 (Pág 27 do esquema)

o U49 ele é alimentado pelos 5V Alw gerado pelo U18. Se não há 3v e 5v no pwm U18 os CIs pwm que dependam de alimentação que vem dele não irão atuar

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Daniel. Boa tarde. Desculpe eu não saber ler o esquema elétrico direito, mas estou me esforçando para isso. Se vc tiver alguma dica para eu me aperfeiçoar melhor, me fale por favor. Fiz o curso mas ainda tenho dificuldades.

Abaixo eu coloquei algumas medições. Veja como estão. Tive dificuldades em medir o PWM por serem pinos muito pequenos. Mas posso medir novamente se vc precisar.

Obrigado.

R108 - Sem tensao
C139 - Sem tensao
R109 - Sem tensao
C149 - 4.46 de um lado / do outro lado sem tensao
R118 - 4.47 de um lado / 4.46 do outro lado
C172 - 4.99 de um lado / do outro lado sem tensao
R135 - 4.47 dos dois lados
C179 - 4.47 de um lado / do utro lado sem tensao
R136 sem tensao dos dois lados
C193 sem tensao dos dois lados
C177 - 4,99 de um lado / do outro lado sem tensao
C171 - 4,99 de um lado / do outro lado sem tensao
C169 - 19.52 de um lado / do outro lado sem tensao
C165 - 3.33 de um lado / do outro lado sem tensao
C155 - 4.99 de um lado / do outro lado sem tensao
C146 - 1.99 de um lado / do outro lado sem tensao

PWM
Pino 1 - 1.99
Pino 2 - 0.80
Pino 3 - 4.99
Pino 4 - 3.30
Pino 5 - Sem tensao
Pino 6 - 19.52
Pino 7 - 4.99
Pino 8 - Sem tensao

Pino 25 - sem tensao
Pino 26 - sem tensao
Pino 27 - sem tensao
Pino 28 - sem tensao
Pino 32 - 4.99

Se faltou algum pino necessario ou ficar alguma dúvida em um desses eu meço novamente.
 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel, Bom dia...  O pino 115 do componente U20, acredito que seja a SIO, tem tensão de 3.30 volts. O pino 19 também tem. No esquema eletrico está como VCC. Acho que é a alimentação do componente. O pino 15 que seria a saida para o S5_Enable está com 0 volts. Vi no esquema que o S5_Enable se torna o 3v_5v_EN, acredito que gera o 3v_EN e 5v_EN, que entra no U18, mas estes estão sem tensão. Então concluí que a SIO seria o problema, correto? Me corrija se errei por favor.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser que tenha problemas no SIO mas pode ter falha no CI que gera 3 e 5v always. Levanta as bobinas de 3v e 5v que estão pro lado das cargas que elas alimentam, pois se alguma carga estiver danificada, pode refletir no funcionamento do CI. Se mesmo com as bobinas levantadas, não houver 3v e 5v always (presente), poderá ter problemas no CI ou até no SIO

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pino 13 no ci de charge qual é a tensão? primeiro de tudo você precisa rever o que foi feito e volta ao inicio da analise, tipo fazer uma analise visual nos locais onde foi mexidos pra ver se não falta componentes.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Paulo, boa tarde. O pino 13 tem 3.30 volts de tensão. O CI que verifiquei é o U7. O setor no esquema elétrico está como SSID=Charger. Fiz a analise visual onde mexi, como vc falou, e os componentes estão ok. Não falta nenhum. Se o CI que medí estiver errado, me fala o código dele que verifico novamente.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No caso a maquina esta morta agora né isso? Já vou voltou o arquivo original né? Bios tem Alimentação? Sio tem alimentação?

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Paulo.  Sim, não funciona. Retirei a SIO e vou trocar por uma nova que encomendei. Estou esperando chegar a solda best, que o Daniel recomendou no curso para eu fazer a resolda do SIO. Chega hj. Acredito que na parte da tarde eu já posto aqui a nova situação da placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia, Troquei a SIO e a placa continua igual. As tensões das bobinas L13, L15 e L14 continuam iguais, sem tensão, não apareceram. 
Os pinos 115 e 102 da SIO tem 3.30 volts.
O que vcs acha que eu posso fazer agora? Tem alguma idéia?

Novo SIO
WPCE773LA0DG
2108BC66-AA2
135SBFA

Antiga SIO
WPCE773LA0DG
2916BO342
916NBFA

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Troque o CI PWM responsável por gerar 3v e 5v, e verifique os mosfets associados a ele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites


Oi Daniel, troquei o PWM. Peguei de uma placa doadora que eu tenho aqui.
Agora quando eu ligo a fonte assimetrica, a aperagem fica em 2.06. Os mosfets U17 e U11 esquentam muito, a ponto de não conseguir ficar com o dedo em cima.
A fonte está com 19V e 2 amperes. Eu ligo e desligo logo. Consegui pegar essas medidas abaixo porque primeiramente, quando eu ligava, a amperagem ia para 2 amperes e zerava logo. Será que o PWM está com defeito tb?

PWM
Pino 1 - Sem tensao
Pino 2 - Sem tensao
Pino 3 - Começa com 0.60 e vai caindo
Pino 4 - Sem tensao
Pino 5 - Sem tensao
Pino 6 - 19.52
Pino 7 - Sem tensao
Pino 8 - Sem tensao

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Testou os mosfets fora da placa para ver se estão bons? Se estiverem bons pode ser o PWM. Ele ficou bem soldado, sem nenhum curto nos terminais?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Daniel, ví agora que eles estão mal soldados. alguns pinos não estão encostando nas trilhas e outros estão desalinhados. Vou refazer a solda e se continuar o curto vou retirar os mosfets da placa para testar. Você teria um video ensinando a soldar um PWM? Os pinos são internos né? Como vc faz? Soldei com a estação de ar. Apenas alinhei ele em cima das trilhas e joguei ar quente. Não ficou bom.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem vários vídeos legais no Youtube, vou deixar alguns aqui para você assistir e ir treinando.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Daniel. Os videos foram de grande utilidade. Obrigado. Fiz a troca do PWM e testei os mosfets. O U12 estava em curto e eu substituí. Agora a placa não tem mais curto. Colocando 19 volts e 1 ampere ela dá um consumo de 0.03A. Segue abaixo como ficaram as medidas dos componentes. Tem mais alguma coisa que eu possa fazer ou vc acha melhor descartar essa placa. Esse notebook eu comprei de um parceiro para treinar. Já que comecei a mexer nela, eu gostaria de consertar.

 

R108 - 0,06
C139 - Sem tensao
R109 - Sem tensao
C149 - 4.48 de um lado / do outro lado sem tensao
R118 - 4.48 de um lado / 4.48 do outro lado
C172 - 4.99 de um lado / do outro lado sem tensao
R135 - 4.48 dos dois lados
C179 - 4.48 de um lado / do outro lado sem tensao
R136 - sem tensao dos dois lados
C193 - sem tensao dos dois lados
C184 - 3.30 de um lado / do outro lado sem tensao
U19  - Pino 1 = 5V / Pino 2 = 0 (GND) / Pino 3 = 5V / Pino 4 = 0 / Pino 5 = 3,3V
C177 - 4.99 de um lado / do outro lado sem tensao
C171 - 4.99 de um lado / do outro lado sem tensao
C169 - 19.52 de um lado / do outro lado sem tensao
C165 - 3.33 de um lado / do outro lado sem tensao
C155 - 3.34 de um lado / do outro lado sem tensao
C146 - 1.99 de um lado / do outro lado sem tensao

PWM
Pino 1 - 1.99
Pino 2 - 1.26
Pino 3 - 4.99
Pino 4 - 3.30
Pino 5 - 3.34
Pino 6 - 19.52
Pino 7 - 4.99
Pino 8 - Sem tensao
Pino 9 - Sem tensao
Pino 10 - Sem tensao
Pino 11 - Sem tensao
Pino 12 - Sem tensao
Pino 13 - Sem tensao
Pino 14 - Sem tensao
Pino 15 - Sem tensao
Pino 16 - Sem tensao
Pino 17 - 4.48
Pino 18 - 5.00
Pino 19 - 5.00
Pino 20 - 5.00
Pino 21 - Sem tensao
Pino 22 - Sem tensao
Pino 23 - 5.00
Pino 24 - 5.00
Pino 25 - Sem tensao
Pino 26 - Sem tensao
Pino 27 - Sem tensao
Pino 28 - Sem tensao
Pino 29 - 0.06
Pino 30 - Sem tensao
Pino 31 - Sem tensao
Pino 32 - 5.00

U11 - S 0V / G 0.07V / D 0V
U12 - S 0V / G 0V    / D 19V
U15 - S 0V / G 0v    / D 19V
U17 - S 0V / G 5V    / D 0V
U50 - S 0V / G 0V    / D 19V
U51 - S 0V / G 0V    / D 0V

L13 - Sem tensao
L14 - Sem tensao
L15 - Sem tensao

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nos descreva o que foi feito para reparar, assim todos ficam sabendo sua linha de análise e como resolveu,,,

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia. Eu resoldei o PWM e a placa começou a ligar e desligar, comprei uma nova eprom e regravei o Bios. Apartir daí a placa startou.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal. Parabéns pelo reparo e obrigado por compartilhar a solução. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites