Notebook Acer Nitro5 AN515-54-58CL - Placa EH5VF LA-H501P - Não liga

52 posts in this topic

Boa tarde. Peguei um Notebook Acer Nitro5 AN515-54-58CL que não liga e não acende nenhuma das luzes. Ele veio de outra assistência. Refiz algumas soldas que estavam mal feitas (elas estavam dando curto em outros componentes) e comecei a análise. Conferi o carregador e está trazendo a tensão correta. Nas bobinas PL301, PL501 e PLB1 não tem tensão em nenhum dos lados e estão bipando quando em continuidade. O resistor PRB25 tem 19 volts. O PR102 tem 19 volts dos dois lados e o PRB4 mede 2.74 volts dos dois lados (Não entendí porque no boardview ele tem 4 pinos, se puder me explicar, por favor) 
Na pagina 83 do esquema elétrico, tem o resistor PRB7 que tem a tensão de 19 volts (+19_VIN) de um lado , mas do outro lado desse resistor, está medindo apenas 2.05 volts (ACIN_CHG) que vai entrar no pino 1 (ACIN) do PWM PUB1. Ele é um resistor de 499k, segundo o esquema. Minha dúvida é a seguinte: nesse caso, não deveria estar entrando os 19 volts e saindo os 19 volts também? Eu devo trocar esse resistor? Ou não? Segue anexo o boardview e o esquema que estou usando.

LAH501P-R10-1650 MB.BRD

Nitro AN515-54 EH50F,EH51F,EH5VF,EH70F) Compal LA-H501P Rev.1A.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pino Acin deve esta com tensão de 2.5v aproximadamente. Verificou o pino Acok? bios tem alimentação?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O pino-2 (ACOK) tem 1,80 volts. Pelo que ví existem 2 BIOS. Uma é a UV49 e o outro é UH2. Os dois estão sem tensão nos pinos. Qual seria o próximo passo para eu fazer?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Voce acha que devo trocar o PWM PUB1? 
O pino 23 (UGATE - UG_GHG) está com 0,16. Ele vai para o Gate do mosfet PQB1.
O pino 22 (Phase - LX_CHG) está com 0,16. Ele passa pelo Source do mosfet PQB1(Canal P) e pelo Dreno do mosfet PQB2. Acredito que o pino 22 deveria estar com 19 volts, não deveria?
O pino 21 (LGATE - LG_GHG) está com 0.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

"Nas bobinas PL301, PL501 e PLB1 não tem tensão em nenhum dos lados e estão bipando quando em continuidade"

PL301 e PL305 não deveriam bipar....!!! e a PLB1 é da bateria não deve ter tensão quando a bateria não estiver presente.

 "(Não entendí porque no boardview ele tem 4 pinos, se puder me explicar, por favor)"

É resistor  shunt,  além de transferir a tensão para o outro lado também faz a função de sensor da corrente que entra no circuito e da que sai, informando ao ci charge sobre o consumo de corrente do circuito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não sei se estou fazendo certo, eu digo que elas bipam porque eu encosto a ponta vermelha do multímetro de um lado e a preta do outro lado, aí elas bipam.

Obrigado pela explicação do resistor shunt.

Será que tem problema no PWM? O Pino 22 não deveria ter 19volts? Se você puder me ajudar eu agradeço. Acredito que eu não tenha evoluído muito com essa placa ainda e logo o cliente vai me perguntar se achei o defeito. Ele precisa do notebook. Sei que o começo é difícil, mas de alguma forma eu tenho que aprender.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O resistor Shunt é como o colega explicou, no caso ele vai pro circuito de charge e também para alimentar o restante da placa com a tensão que passa por ele que no caso aí deve ser 19v, passa pelos dois mosfets de entrada, e os 19v vai pro shunt.

Quando falamos em "bipar" é em relação ao terra, ou seja, ponta preta no terra da placa e positiva nos lados do shunt (com a placa desligada/desenergizada). Se bipar dos dois lados, é porque tem algum curto na linha de alta, se não tiver pode ser o PWM que gera as tensões de 3v e 5v, pode ser uma solda fria, ou problema nele, ou nos mosfets associados a ele.

O pino 22 é o pino que ao os transistores de alta e baixa oscilarem em conjunto, passa a gerar a tensão de alimentação da bateria (este CI é o de charge)

Precisa verificar os mosfets PQB11 e PQB12, a tensão de 19v passa por eles? O PRB4 em relação ao terra (placa sem estar alimentada) bipa com o terra?

Primeiro precisa ver se há um curto na placa na alta (entrada 19v), que depois dos mosfets o projetista dá o nome de +19v_P2, e vai pro shunt

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde, 

PRB4, o resistor Shunt, mede 2.74 volts dos dois lados, não tem 19 volts, e ele não está bipando, fiz como você ensinou.
PQB11 o dreno tem 19v. O Source tem 2,77 e o Gate tem 4,58.
PQB12 o Dreno tem 2,75, o Source tem 2,77 e o gate 4,57.

O pino 30 do PWM tem 4,61, passa por um resistor de 402K e vai para os gates dos mosfets acima.

Perceba que no dreno do PQB11 tem 19v e o gate tem 4,58, sendo um canal "N" o Source não deveria ter 19v também? O Gate deveria chavear e passar a tensão do Dreno para o Source, correto? Vc acha que esse mosfet também poderia ser o problema?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Teste esses mosfets fora da placa veja se eles estão chaveando corretamente

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

 Tensão no pino 18, 20  do ci PUB1? Tensão Source e gate do PQPQB11?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se estiver  correta suas medições o ci não está chaveando o PQB11 por que não está recebendo tensão de alimentação no pino 18. Veja que tem um Capacitor um resistor e um diodo ligados a este pino verifica a tensão neles.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Paulo, a medição do pino 18 estava errada, me desculpe, eu confundí com o pino 19. Fiz a medição do CI todo para ver se ajuda. Os resistores, capacitores e diodo também.

Pino 01 (DCIN) do PUB1 - 2,12
Pino 02 (DCIN) do PUB1 - 1,8
Pino 03 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 04 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 05 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 06 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 07 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 08 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 09 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 10 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 11 (DCIN) do PUB1 - 2,73
Pino 12 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 13 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 14 (DCIN) do PUB1 - 0,15
Pino 15 (DCIN) do PUB1 - 0,15
Pino 16 (DCIN) do PUB1 - 1,69
Pino 17 (DCIN) do PUB1 - 0,92 
Pino 18 (DCIN) do PUB1 - 18,86
Pino 19 (DCIN) do PUB1 - 5,11
Pino 20 (DCIN) do PUB1 - 5,11
Pino 21 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 22 (DCIN) do PUB1 - 0,17
Pino 23 (DCIN) do PUB1 - 0,16
Pino 24 (DCIN) do PUB1 - 4,92
Pino 25 (DCIN) do PUB1 - 0
Pino 26 (DCIN) do PUB1 - 0,16
Pino 27 (DCIN) do PUB1 - 4,82
Pino 28 (DCIN) do PUB1 - 1,77
Pino 29 (DCIN) do PUB1 - 2,74
Pino 30 (DCIN) do PUB1 - 4,60
Pino 31 (DCIN) do PUB1 - 2,74
Pino 32 (DCIN) do PUB1 - 2,73
Capacitor (PCB20) - 18,86 de um lado e zero do outro
Diodo (PDB1) - Pino 1 - 18,86 / Pino 2 - 0,15 / Pino 3 - 19,17
Resistor (PRB25) - 18,86 de um lado e 18,85 do outro
Resistor (PRB26) - Está ausente a placa, mas de um dos pinos da placa mede 19,17 e do outro mede 0,15

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sabendo que no source do PQB11 deveria existir uma tensão de 19v, vendo que pelas medições o gate deveria chavear e isso não ocorre, eu poderia injetar uma tensão de 19v no source para ver como a placa se comporta?

O botão de power desse notebook é no teclado. Teria como eu startar a placa de uma outra forma sem ser pelo teclado? Ele está desmontado e estou somente com a placa na bancada.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O correto é efetuar a troca do ci para liga é só procurar o pino de.on/off no conector do teclado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 horas atrás, Nilson Ricardo de Souza disse:

Como eu acho esse pino se é uma tecla do teclado?

Conforme página 63 do esquema elétrico, tem o conector do teclado JKB1

Pinos 1 e 2 são responsáveis por dar o start, ou seja pino 1  ON/OFFBTN# e pino 2 é GND (terra), fechando contato rápido no pino 1 e 2 vai dar start na placa, como se "apertasse" no teclado, ou seja vai aterrar o pino 1 e a máquina dá start

 

power.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Efetuei a troca do Mosfet PQB11 para via das dúvidas e não funcionou novamente. Pelo datasheet do mosfet 6426, o gate desse mosfet tem que ter no mínimo 10V para chavear. Vou trocar o PWM, porque no pino 30 (ASGATE) está medindo 4.60. No pino 18 (DCIN) ele está com 18.86, então ele está sendo alimentado. Acredito que o PWM não está passando a voltagem correta para chavear o mosfet. Me corrijam se eu estiver errado, por favor.
Tenho uma dúvida para comprar o PWM. Na placa, o PWM está com o nome ALC255 e no esquema elétrico está como ISL88739AHRZ-T_QFN32_4X4. Qual eu tenho que comprar? Ví no datasheet que o ALC255 é um REALTEK, deve ser de audio certo? Qual é exatamente o nome do PWM para eu comprar.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem algum macete para soldar um pwm novo na placa? O mosfet eu vejo que ele vai sozinho no lugar quando jogamos calor. o PWM não seria a mesma coisa? Alguém pode me ajudar com detalhes? como ele é novo não sei tb exatamente a qtd de solda que devo colocar.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aplique fluxo e renova um pouco a solda do local do pwm, ou limpa com malha dessoldadora e coloca solda nova

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

FIz a resolda do componente por várias vezes, mas algumas perninhas do PWM não encostam na placa. já retirei a solda antiga por completo e coloquei solda nova. Coloquei bem pouca dessa vez porque achei que fosse esse o problema de estar dando errado. Não tenho muita pratica em estanhar o componente, mas fiz também. Estou fazendo algo errado. Teria como vcs me darem alguma dica. Assistí o video que vc me passou. e uso bastante fluxo e quando jogo calor o PWM vai sozinho para o seu lugar. Acredito que eu esteja quase lá, mas falta alguma coisa ainda.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando jogar calor e o PWM ir para o lugar certinho e pelo menos se prender, solde as laterais, para que os pinos do pwm fiquem soldados, depois passe mais fluxo no componente e nos terminais, e reaqueça ele deve assentar melhor e as soldas estabelecerem contato.

Sugiro que treine bastante em placas de sucata para pegar o jeito, e depois ir para a placa que está reparando. Estressar muitoa  placa com excesso de calor pode causar danos como delaminação de camadas e bolhas no circuito impresso.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites