Notebook Acer Nitro5 AN515-54-58CL - Placa EH5VF LA-H501P - Não liga

52 posts in this topic

Boa tarde. Fiz a solda do PWM e acredito que tenha ficado boa. Na limpeza eu escovei a placa com o pincel anti-estático e soltou um componente (resistor). Quando fui soldar, encontrei duas divergências entre a placa e o boardview. Coloquei as fotos nos arquivos em anexo. No que marquei com um quadrado é onde soltou o resistor. Eu ainda não soldei porque não sei a posição certa. Pelo boardview os resistores estão lado a lado e o capacitor em uma posição contraria. 
No circulo os resistores estão soldados juntos. Isso está certo?
Conversei com o cliente e ele me disse que esse notebook veio de uma outra assistência. Eu acredito que tentaram soldar o PWM e bagunçou alguns componentes, não posso afirmar. 
Como eu devo soldar este que está fora da placa? Devo arrumar a posição do outro tambem ou ele está certo assim mesmo?

Board.jpg

Suporte.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim.  Esses são os que estão dentro do quadrado. Um deles está fora da placa porque eu não sei a disposição que coloco ele. Se vc ver a foto da placa eles estão numa posição, mas se vc for olhar no boardview eles estão em outra.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo esquema, os PRB30 e PRB33 também estão errado na placa né? Eles estão soldados um junto do outro. No esquema, o PRB30 vai para o pino 11 (CCLIM) e o PRB33 vai para o pino 10, eles não são ligados juntos. Um deles está no PAD errado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Melhor coisa aí no caso é fazer um teste de continuidade comparando no esquema e vendo nos pads do boardview e na placa onde cada componente vai, ou seja, componente X na placa tem um pad que sai do pino Y do pwm (por exemplo) e vai para o local Z, que se liga a um compnente W

uma dica interessante é que ao ressoldar um CI PWM sempre isole em volta dele com uma fita kapton ou fita de alumínio, assim evita de dessoldar componentes ao redor dele

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde. Tenho esses capacitores que estão ausentes da placa e eu preciso recolocá-los. 

PCB9 -->>> 0.22U_0603_25V7K
PCB7 -->>> 0.1U_0402_25V6

Onde posso comprar? Tenho placas sucatas também. Como posso achar um compatível com os que faltam. Meu multímetro é um Hikari HM-2030 e faz medição em MF. Nunca usei para esse fim, como coloco os cabos vermelho e preto? (Preto no COM e Vermelho no V-OHM)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Capacitor cerâmico não tem polaridade. Você pode testar eles com o multímetro, e também pegar as suas placas de sucata e ver no esquema delas, procurando por capacitor destas capacitâncias e tensões, e tamanho físico

E no multímetro hm-2090 em a função de capacímetro, e se liga as ponteiras da forma que mencionou

 

 

20190422102645-21N137-MANUAL-MULTIMETRO-DIGITAL-HM-2090.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu peguei essas referencias no esquema elétrico. Como eu sei quais as medidas que eu preciso pegar no multimetro para oPCB7 e PCB9?

PCB9 -->>> 0.22U_0603_25V7K
PCB7 -->>> 0.1U_0402_25V6

Seria assim? Para o PCB9 Seria uma capacitancia de 603MF e 25v de tensão? O que seria o 7K?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PCB9 é um capacitor cerâmico de 0,22uf 25v -  O 0603 é o encapsulamento (tamanho físico) do componente

PCB9 é um capacitor cerâmico de 0,1 uf 25v - O 0402 é o encapsulamento (tamanho físico) do componente

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vcs teriam o esquema elétrico da placa TT94V-0 E326167 TC-1 e o boardview tb? Tem algum lugar no forum que eu possa pegar sem pedir?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Passe mais informações sobre a referência desta placa, esta aponta para vários tipos de placas

Temos aqui no fórum, um tópico fixo sobre como achar a referência de uma placa de notebook

E para solicitar esquema elétrico de notebook, tem a parte no fórum para solicitação de esquemas elétricos

https://andrecisp.com.br/index.php?/forum/31-placa-m%C3%A3e-de-notebook/

Basta ir nesse link e clicar em iniciar novo tópico fazendo a solicitação

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho algumas placas da DELL e tem capacitores cerâmicos, só que não estou conseguindo decifrar pelo esquema elétrico, o que são eles, por exemplo: SC4D7P50V2CN-1GP, sei que ele é de 50 volts, mas só isso. Como vou saber o uf e o encapsulamento para eu ver se serve para eu substituir na placa do ACER?
Sobre esse que vc me explicou, eu entendí. 0.22U_0603_25V7K.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cada esquema pode mostrar de uma forma

O que precisa saber é que setor o capacitor está se é na linha de 19v de 5v ou de 3v pois assim ficaria mais fácil pra você. A capacitância você pode ver com o multímetro na função de capacímetro.

Tem técnicos que subsituem somente pelo tamanho físico, e nunca tiveram problema, mas o ideal é saber pelo menos de qual linha eles estão por causa da tensão, pois os cerâmicos na placa são para filtragem de ruídos de tensão que tenham na placa

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Recolocou o resistor no local correto? Qual a situação no momento?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou colocando os capacitores. E também colocando o resistor no local correto. São pequenininhos. Estou sofrendo para soldar. Deixei a estação de solda soprando em 2 e a temperatura em 400.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Terminei os acertos da placa e corrigí tudo que estava fora do lugar. Fiz a medição novamente no PWM e o pino 18 (DCIN) está com a tensão de entrada, os 18.8 volts. No pino 30 (ASGATE) está medindo 4.74. Ele deveria medir mais que 10 volts para chavear, correto? Acredito que seja isso que a placa não starta. A placa está se comportando da mesma forma de antes de eu trocar o PWM. Teriam alguma sugestão para eu fazer aqui?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seguem as medições do PWM.

 

Pino 01 do PUB1 - 2,13
Pino 02 do PUB1 - 0,8
Pino 03 do PUB1 - 0,04
Pino 04 do PUB1 - 0
Pino 05 do PUB1 - 0,01
Pino 06 do PUB1 - 0,01
Pino 07 do PUB1 - 0,03
Pino 08 do PUB1 - 0
Pino 09 do PUB1 - 0,22
Pino 10 do PUB1 - 5,20
Pino 11 do PUB1 - 2,78
Pino 12 do PUB1 - 0
Pino 13 do PUB1 - 0,02
Pino 14 do PUB1 - 3,16
Pino 15 do PUB1 - 0,06
Pino 16 do PUB1 - 1,48
Pino 17 do PUB1 - 0,84 
Pino 18 do PUB1 - 18,49
Pino 19 do PUB1 - 5,22
Pino 20 do PUB1 - 5,23
Pino 21 do PUB1 - 0,01
Pino 22 do PUB1 - 3,17
Pino 23 do PUB1 - 4,97
Pino 24 do PUB1 - 4,97
Pino 25 do PUB1 - 1,13
Pino 26 do PUB1 - 3,17
Pino 27 do PUB1 - 4,75
Pino 28 do PUB1 - 1,19
Pino 29 do PUB1 - 3,26
Pino 30 do PUB1 - 4,74
Pino 31 do PUB1 - 3,17
Pino 32 do PUB1 - 3,16

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O PWM tem uma proteção interna não tem? que qdo tem algum problema não libera a tensão para o pino 30. Será que não pode ser isso que está acontecendo?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O resistor PRB7 está com a tensão de 19.10 no pino 1 que seria o +19V_VIN. no pino 2 ele mede 2.15 que é o ACIN_CHG. Está certo isso? Ele vai para o pino 1 ACIN.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

V[i que neste tópico o Paulo Mendes disse:  "Pino Acin deve esta com tensão de 2.5v aproximadamente."

Onde eu acho essas pesquisas que vcs fazem? Procurei no Datasheet do PWM e ná não fala nada sobre os pinos. 

Achei no datasheet do mosfet AON7380_DFN3X3-8-5, que ele precisa de 10 volts para chavear VGS=10V , está correto né?

Também não entendí como o resistor   PRB7 está com a tensão de 19.10 no pino 1 que seria o +19V_VIN e no pino 2 ele mede 2.15 que é o ACIN_CHG. O resistor segura a tensâo (Amperagem) certo? Não a corrente. Então até onde eu aprendí, a voltagem que entra no resistor deve ser a mesma que sai, não é isso?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O PRB7 faz um divisor resistivo com o PRB11 e o resultado desse divisor resistivo, vai pro pino 1 ACIN do ci PUB1

Sendo Vin 19v e PRB7 499K e PRB11 66,9K este divisor resistivo tem uma tensão de 2,23v

Temos o ACIN que tem de ir para o SIO (KB9022)

Pelo que posso perceber a placa tem algum outro problema que está matando a máquina, pode ser algo no PWM que gera 3v e 5v, pode ser algum problema no SIO, ou em alguma outra fonte interna que alimente PCH, Processador, vídeo dedicado

Como essa placa já passou por uma tentativa anterior de reparo antes de chegar até você, ela pode ter danos no SIO, PCH, ou processador ou no vídeo dedicado.

Algum outro setor está matando a placa, então fica difícil ir a frente com ela, ao meu ver a coisa aí pode ser mais grave, ainda mais se traando de uma placa gamer que quando dá problema geralmente dá problema em PCH, vídeo dedicado, ou até mesmo no processador. Tem algum curto em algum chipset, se analisou as demais fontes e não achou nada errado é bem provável

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel, resolví tentar mais um pouco. Verifiquei que o PC313 está bipando dos dois lados. Ele está ligado com o  PR214 (ausente da placa), PR215(ausente da placa), PU201 (Pino1, mas ausente da placa), PC205, PR213 (ausente da placa) e o pino1 do JHS1 Isso indica que tem um curto na placa certo? mas nenhum componente esquenta e não tem consumo na fonte assimétrica. Isso poderia ser um problema?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites