Sign in to follow this  
Followers 0

Monitor LG l1755s - Dúvida sobre esquema elétrico

6 posts in this topic

Bom dia amigos. Recebi esse monitor para manutenção em agosto e quando chegou o problema era apenas o fusível, troquei funcionou durante alguns dias, avisei o cliente, mas ele nunca veio retirar. Cada duas ou três semanas eu ligava, funcionava normalmente, cobrava o cliente a vir retirar e nada dele vir. Na última vez que cobrei o cliente ele combinou um dia para vir e, exatamente dessa vez, eu não tinha ligado antes de cobrá-lo, liguei quando ele combinou que viria, e o monitor não ligou. Avisei o cliente e fui testar. Novamente queimou o fusivel, troquei, mas mesmo assim não funcionava, realizando testes percebi problema em um outro componente que era me informaram em outro forum ser um microfusivel de ação rapida, pesquisando para comprar achei com especificações iguais, 2A 125 v, ao substituir passou a chegar a tensão onde não chegava, mas ao ligar o monitor a tela acende branca e apaga. Não tinha problema na tela antes, então ainda acredito ter algo algo a mais para ser resolvido.

No troubleshooting do esquema elétrico (pág 17) tem uma parte que pede para verificar  "J703 PIN5, PIN6 5V?". Eu tenho 5v ai, então iria para o próximo passo que é " J703 PIN9 5V?", nesse eu não tenho 5v, tenho por volta de 3,5. então pede para verificar " CHECK MICOM INV ON/OFF PORT." Minha dúvida, o que seria esse MICON INV, inv seria de inverter?

Agradeço qualquer ajuda, Obrigado.

lg_l1755s_chassis_lm72a.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Duas possibilidades, falha na linha de 5v checar placa fonte, se possível troque os eletrolíticos dessa linha de 5v, ou problemas no CI Microcontrolador na placa de sinal (MICON).

Checa também por soldas frias na placa fonte e de sinal

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pelo apoio Daniel. Os capacitores eu até já tinha trocado e procurei por pontos de soldas frias, não encontrei. Das suas dicas apenas ainda não consegui verificar sobre o microcontorolador, mas observei uma outra situação que achei interessante compartilhar aqui, pois, para mim, pareceu anormal.

Nos pinos do conector da placa fonte que conecta à placa de sinal, ao ligar apenas a placa fonte os pinos 5v tem 5v e os 15v tem 15v. Se eu apenas conecto o conector na placa fonte e na placa de sinal, na placa fonte 5v continua OK, os pinos que seriam 15v vão para 18v. Isso seria normal?

 

Novamente muito obrigado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A princípio não parece anormal, pois quando você liga apenas a placa fonte, não está tendo uma carga puxando da fonte, mas quando conecta à placa de sinal, há alimentação da mesma, e essa tensão pode oscilar um pouco. Creio que a placa de sinal deve estar com problemas não liberando a habilitação da imagem e acendimento das lâmpadas da tela (estando as lâmpadas boas)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde amigos. Desculpe a demora em retornar, acabei deixando um pouco de lado para fazer outras coisas, mas voltei a trabalhar nele. O que trouxe resultado foi a troca de um capacitor na placa de sinal, um de 10uf 16v. Envio uma foto para ilustrar.

Agradeço a ajuda. 

10uf.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal! Esse capacitor devia estar esgotado, e deve fazer parte diretamente da linha de liberação de imagem/backlight.

Parabéns pelo reparo! O que um simples capacitor não faz né?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0