Notebook Itautec - W7550 6-71-W24V0 não liga

10 posts in this topic

Boa tarde a todos

Estou com dúvida o porque os 19v não esta passando para o outro lado no dreno mosfet Q8, verifiquei que o gate não esta chegando uma tensão menor que 19v para que ocorra o chaveamento, já verifiquei todos os resistores fiquei desconfiado do R429 de 100k mas o estranho que na placa ele esta medindo apenas 9k retirei ele dá placa pra fazer a medição mas ele esta normal medindo 100k, os 19v esta presente em todos os componente dentro do circulo verde, será que tem alguma coisa a ver com o componente Q38 que deveria ter uma tensão do super io pra que ocorra o chaveamento do Q8?

duvida2.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo qu entendi esse circuito não faz para do circuito de entrada. posta o esquema que você está usado. Voce não precisa abrir dois topicos para fala sobre a mesma placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
21 minutos atrás, Paulo.Mendes disse:

Pelo qu entendi esse circuito não faz para do circuito de entrada. posta o esquema que você está usado. Voce não precisa abrir dois topicos para fala sobre a mesma placa.

o esquema é esse

Itautec W7550 6-71-W24V0 clevo.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, Paulo.Mendes disse:

Pelo qu entendi esse circuito não faz para do circuito de entrada. posta o esquema que você está usado. Voce não precisa abrir dois topicos para fala sobre a mesma placa.

o circuito de entrada esta ok e de acordo com o esquema eletrico não esta gerando os 3v e 5v na bobinas justamente porqrue  os 19v não esta passando para o outro lado como eu expliquei na imagem acima e creio que é por isso que o notebook não esta ligando, tenho que resolver esse problema pra ver se não tem mais depois.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Checa esse Q38 se ele está bom, e se há esse DCIN_ON, que provavelmente deve vir do SIO

Passa um pente fino em todos os componentes ligados entre dreno e gate do mosfet, visto que ali tem diodo zener, capacitor, resistor, transistor bipolar... E veja o AO4407

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

o Q38 esta dando uma resistencia alta  de B para C no multimetro esta dando 1833 e o  DCIN_ON  verifiquei no pino 103 do super io não esta saindo nenhuma voltagem e o  AO4407 não esta em curto nao parece estar com problema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, Paulo.Mendes disse:

Tem tensão na base do Q38? Curto nas saídas de 3V e 5V?

não esta chegando tensão nenhuma na base do Q38 será que o sio pode esta com algum problema? nao tem curto nas saidas de 3v e 5v pois verifiquei as bobinas nenhuma esta em curto.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse DCIN_ON ele sai do pino 103 do SuperIO. Se o transistor Q38 não está danificado (sugiro testar ele fora da placa), era para ter esse DCIN_ON, para que esse sinal na base aterre a linha e o divisor resistivo que vai para o gate do mosfet Q8 funcione. Retira o Q38 e após retirar veja se chega algo no pad relativo a base desse transistor. Teste o Q38 se ele estiver ruim, substitua. E com muito cuidado, para não danificar o SIO veja se tem sinal no pino 103 do SIO. Se sem o Q38 não aparecer nada no pad da base, e no SIO não ter sinal DCIN_ON pode ser que o SIO esteja ruim.

Essa é a minha visão desta análise, vamos aguardar o nosso amigo Paulo, também dar seu parecer

0

Share this post


Link to post
Share on other sites