Sign in to follow this  
Followers 0

Notebook Dell N5110

7 posts in this topic

Boa tarde a todos. Feliz 2024!

Terminei no ano passado, Dezembro, o curso de manutenção de Notebooks. Muito bom.

 

Agora que estou na prática, encontro muita dificuldade em dessoldar o componente USB que está com defeito no meu notebook Dell N5110. Comprei outro componente a fim de testar e torcer para que tudo volte a funcionar neste conector USB.

 

A questão é que é a primeira vez e estou apanhando rsrsrs.  Já usei Salva chip, malha dessoldadora, sugador e até fluxo pastoso para tirar a solda do compotente que não desgruda por nada. rsrsrsr. Consegui, pelo menos tirar uma solda com o sugador (Como na foto "parte t") mas as demais está muito difícil. 

 

Detalhe: Estou usando apenas o apoio dele normal, não tenho as garras jacaré ou aquela lupa, mas uma lupa normal, apoiada em algo aqui que ajuda a ver sem problemas. Acredito que o ar quente seja a melhor opção, no entanto, não tenho dinheiro agora para investir. 

Está sendo um verdadeiro desafio para mim.

 

Aguardo dicas e agradeço desde já pela atenção.

 

Abraços!

parte f.jpg

parte t.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como as soldas deste conector são em "furos" pequenos, e está velha, fica mais difícil dela derreter em ambos os lados. Com certeza ar quente aí é a melhor solução, mas tem que ir insistindo com o ferro de solda, passando pasta de solda e tentando renovar essa solda antiga com um pouco a mais de solda, e ir passando o ferro de soldar até sentir que a solda está se renovando. Passe também solda salva chip junto da solda comum (para não gastar muito salva chip) e prenda essa plaquinha de modo que consiga com uma pinça ou alicate de bico fino enquanto esquenta a solda por igual no conector, dê uns toques para ver se ele vai se desprendendo da placa, ou seja, sem a estação de ar quente é um serviço de calma e paciência.

Achei um vídeo que pode te dar uma ideia de como proceder

https://www.youtube.com/watch?v=iWx-3L0iwCU

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pela atenção Daniel.

Eu consegui retirar, com dificuldade e paciência. No entanto, ficaram dois buracos impossíveis de tirar o ferro de dentro. Parece até que ficou agarrado de modo que tirei o usb na marra. Cortei ele ao meio e fui tirando os pedaços. Antes havia usado estanho, salva chip, fluxo pastoso para melhorar na retirada de estanho que dava. Fiz o meu melhor. Agora ele esta sem o USB e o penso em fazer nova tentativa de retirar os ferros que insistem em ficar preso nos encaixes em outro momento.

 

Penso que talvez a melhor alternativa seja comprar esta peça ao invés de tentar consertar esta USB. O que seria muito bom se conseguisse consertar. Cheguei a comprar uma peça de USB mas não tem como encaixar por conta destes dois ferros que ficaram nos encaixes e que não estão saindo de forma alguma. Se, por um acaso souber de alguma técnica para arrancar estes pequenos ferros eu agradeço. Não estou conseguindo.

 

Talvez tente uma outra hora, pois está levando tempo e gastando o meu material.

 

Agradeço pela atenção.

 

Abraço.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se está muito difícil de sair esses terminais que ficaram grudados na solda antiga, talvez o melhor seja conjugar ar quente junto com o ferro de soldar, com bastante fluxo. Talvez a potência do ferro de soldar não é suficiente para "vencer" essa solda que está no local, e dar o ponto de fusão total.

Talvez a melhor solução seria comprar a plaquinha, e deixar essa outra para quando você tiver a estação de ar quente, essa "prática" pelo menos nessa plaquinha aí, você pode deixar mais pra frente, guarde a peça para ela servir para experiências futuras. Pois se está gastando muito material, talvez a melhor estratégia é deixar ela de lado até conseguir a estação de ar quente, onde você aplica um pouco de ar quente nos terminais que não se soltaram, depois o ferro de solda e sugador, que aí sim vai sair e desobstruir os furos

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, concordo. Acho que faz mais sentido no momento. Obrigado pela atenção.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu retiro e coloco sem precisar de sugador. O segredo é adicionar solda com o ferro, depois vai com o soprador com 450 graus tira fácil, mais é prática. Pratique em sucatas logo vai fica fácil

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pela atenção Paulo. Apesar de eu não ter o soprador, fica a sua dica. Assim que eu tiver um vai ajudar bastante. Abraço.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0