Sign in to follow this  
Followers 0

Dell Inspiron 3421 só funciona no HDMI

6 posts in this topic

Boa tarde, pessoal do fórum!

Estou com um caso bem curioso aqui nesse Dell 3421. O note quando ligado não faz tela, porém funciona perfeitamente via HDMI num 2º monitor. Testei a tela no testador e ela está perfeita.

Analisando o esquema elétrico aqui mesmo do fórum (Dell Inspiron 14-3421 WISTRON DNE40-CR 12204-1 (A00) [DIAGRAMAS.COM.BR]), consegui avançar nas medições. Nos pinos 38, 39 e 40, que vem do Inverter (DCBATOUT_LCD), eu consigo os 19v de entrada.

Reparei lá no pino 1 que nele não chegam os 3.3v que deveriam chegar. Tenho uma placa idêntica na sucata aqui (outro defeito), e nesta placa chegam 3.3v no pino 1. É a única medição que não bate entre todos os pinos do LVDS.

Neste circuito, há um resistor (R4910, em amarelo). Queria testá-lo, porém eu não encontro o componente na placa!!!!! Será que ele pode não existir mesmo e o esquema ser diferente do PDF? Será que há alguma forma de avançar sem depender desse R4910??

Aguardo alguma ajuda de vocês. Obrigado!!!


Abraços,
Rodrigo Santos

esquema_eletrico_LVDS na placa.jpg

esquema_eletrico_LVDS.JPG

placa-mae Dell 3421.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Analisa de onde sai esse sinal DBC_EN, pois a ausência dele não habilita alguma funcionalidade no circuito LVDS em questão. Em algumas versões de revisão, pode ser que o resistor exista ou não. Se existir ele pode estar aberto, se não existir esse resistor o sinal deve vir direto pro LVDS, da origem do DBC_EN.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pela resposta, prof. Daniel!! A origem desse DBC_EN é do PCH. Ele passa pelo RN2206, mas tudo vem do PCH. Vi no esquema elétrico mesmo. Porém, isso dificulta o reparo, pois sendo BGA, talvez só com reballing resolva....

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O estranho é ser BGA, porém o note funcionar perfeitamente no HDMI com monitor externo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas a "derivação" do vídeo, ocorre no chipset. E por falta desse sinal DBC_EN é que não deve estar chegando vídeo na tela, sem esse sinal, não ocorre vídeo na tela, isso se só falta esse sinal aí e se todas as tensões do LVDS estejam presentes, exceto DBC_EN. Essa placa aí ela é bem problemática mesmo, essa linha da Dell foi bem crônica. Você pode até simular essa tensão no pino que está faltando (pois disse que na placa sucata que você tem existe essa tensão, mas não sei ao certo se funcionaria, ou se comprometeria até a placa em si. Então, para entregar a placa do mesmo jeito que pegou ao cliente, veja se ele permite, avise dos riscos da placa "apagar", pois não sabemos o real motivo que esse DBC_EN está ausente, pode ser lá no PCH.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0