4 posts in this topic

Olá sou iniciante, então comecei pelo curso eletrônica geral. 

Mas tenho um PC velho que não da imagem, aprovisionamento testei todas peças em outro PC velho igual, tudo funcionou, fiz o teste de alimentação dos trânsito de alta e baixa tudo ok até a alimentação da BIOS.

Acho que é BIOS,como programar? Usa o programador upa? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o caso for Bios vai precisar usar um gravador de Bios, como o CH341A ou outro... Não seu se já tem gravador de Bios, e qual tens.

Como não informou nenhum detalhe acerca da placa, seu tópico fica um pouco vago para a gente entender.

Mas, o processo de regravação de Bios não é difícil não. Vou colocar um vídeo aqui sobre o processo de regravação, com o gravador CH341A, mas a ideia central do processo de gravação vai te dar base para outros gravadores, o que mudará é o software do gravador.

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde, assisti ao video da programadora já usei o tl866 para aprender sobre um curso de modulo de automoveis, porem la e soic, essa gravadora suporta?

Mas a placa que estou estudando e G41T-M6 como mencionei testei todos perifericos em outra placa mae funciona normal .

A placa com defeito liga mas nao da imagen,teste todas alimentacao da fonte estao ok, testei os mosft de alta e baixa estao ok, a bios chega alimentação, limpei a plca com alcoo e limpa contatoe sequei com sobrador apos meia hora.

Por fim testei curto das alimentação nos conector da placa e nenhum curto, como saber se e bios ou placa tipo curto na ponte sul?

obrigado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tanto o TL866 ou CH341 vai gravar Bios SOIC8.

Se a okaca em questão está com as tensões OK, é necessária a regravação da Bios, caso não dê certo, trocar os capacitores de filtragem do circuito do processador, memória e dos chipsets, pois se alguma etapa de filtragem estiver deficiente, pode dar alteração no comportamento da placa

Fazendo Bios, troca dos capacitores o defeito persistir aí recai sobre ponte norte ou ponte sul, geralmente um deles pode estar com solda fria nas esferas, ou chipset ruim mesmo.

Em alguns casos o chipset pode esquentar muito o que indica problemas no chip, em outros casos não esquenta tanto, aí pode ser solda fria nas esferas, um reballing nos chips poderia dar um diagnóstico mais preciso, porém, acaba sendo inviável para uma placa desktop.

Então vai indo por eliminação, ou seja, Bios, capacitores da placa, e se não resolver aí recai nos chipsets mesmo

0

Share this post


Link to post
Share on other sites