Dell Inspiron P75F EDI54 LA-G712P Rev. 1.0 A00 Não liga

12 posts in this topic

Bom dia a todos

Estou com essa placa do notebook Dell modelo P75F -  EDI54 LA-G712P Rev. 1.0 A00  que não liga, ela tem todas as tensoes de 3v e 5v  tem também as tensoes de 3v no chip de bios e no botão power mas vi que esta acontecendo um consumo na fonte de bancada oscilando entre 0.03 a 0.04 que aparece logo depois de regular a fonte de bancada para 19v, verifiquei todas as bobinas mas nao encontrei curto, regravei a bios e nada, tentei ligar a placa e o consumo da fonte de bancada aumenta dando a impressão que vai ligar mas depois cai, obs: quando tento ligar a placa e ela nao liga logo após todas as tensões desaparece só aparece novamente depois que eu tirar e colocar novamente o plug no jack, entao resolvi injetar tensão nas bobinas de 3v e 5v fazendo isso encontrei um curto na bobina de 5v pois a fonte de bancada aparece o consumo de 0.06 e alguns capacitores ao lado começaram a esquentar mas o estranho que eu medi eles com o multimetro e nao estão em curto, a pergunta é posso retirar eles e depois injetar tensão na bobina novamente pra ver se o curto desparece? é claro que antes vou testar um por um fora da placa.

imag.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode sim, mas dá uma atenção a essa linha onde está o curto, as vezes do outro lado da placa está esquentando e a gente pensa que são os capacitores.

Passa um pente fino nesse setor, se tem alguém esquentando é porque tem bronca na linha

Mas o bom é sempre levantar a bobina para separar a fonte interna da carga, e assim ver para qual lado está o problema

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
11 horas atrás, Daniel. disse:

Pode sim, mas dá uma atenção a essa linha onde está o curto, as vezes do outro lado da placa está esquentando e a gente pensa que são os capacitores.

Passa um pente fino nesse setor, se tem alguém esquentando é porque tem bronca na linha

Mas o bom é sempre levantar a bobina para separar a fonte interna da carga, e assim ver para qual lado está o problema

Bom dia, estou suspeitando que seja problema de pch pois esta tudo confuso, fiz a medição com osciloscópio no pwm primario e o sinal esta horrivel e no cristal esta ausente o sinal.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser pch, mas veja que essa fonte interna ela tem dois jumpers (PJP502 / PJP503), retira a solda desses jumpers para separar a linha de alimentação das cargas, o ideal é ber qual carga está ligada a esses jumpers, pois uma dessas cargas possa estar em curto.

Sabendo pra onde está o curto aí se injeta uma tensão pequena conforme a linha, para não piorar mais a situação.

Essas linhas dos jumpers pode ser de alguma fonte suspensa, ou até de uma fonte que alimente PCH, processador, e se estes estiverem ruins pode interferir no funcionamento da placa

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
18 horas atrás, Paulo.Mendes disse:

Injete tensão nas malhas de 3V e 5V?

Fiz isso na de bobina de 3v e nao aconteceu nada e na de 5v apareceu consumo de 0.06 alguns técnico amigos meus disseram que isso não é considerado curto, nunca injetei tensão em malha vou pesquisar sobre o assunto.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

se tem algum consumo mesmo que baixo pode indicar alguma fuga em outra linha de tensão que dependa da linha de 5v, alguma tensão suspensa por exemplo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu tirei os jumpers que voce citou acima e o curto continua para o lado do pwm levantei a bobina pl501 também pra me certificar vou analisar com calma os componentes ao redor do pwm ou talvez ele mesmo possa esta com problema. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Descobri outro problema nessa placa o cristal de 32k medindo com osciloscópio não tem sinal nenhum

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Substitui o cristal, mas pode ser defeito no circuito que esse cristal oscila a frequencia também.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Substitui o cristal mas o problema continua entao com certeza é problema da pch, o circuito do cristal esta ok.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A placa foi devolvida para o cliente e foi informando que o defeito esta na pch e infelizmente não teve reparo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.