Posted 24 May 2024 Olá a todos, fui premiado só pegando os complicados, kkkk. Estou com este Acer (Caiu água) onde não ligou mais. Verifiquei o PU501 estava oxidado e o PQB3 em curto. Fiz a troca de ambos o curto sumiu, porém não liga, não há tensão de 3v ou 5v nas bobinas... A de 19v passa pelo normalmente mas no PRB3 fica oscilando entre rapidamente no multimetro entre 2.3v a 2.9 subindo e descendo. Isso ocorre também na PL501 / PLB1 / PQZ1 no Source / PL301. Isso quer dizer basicamente em todos os Setores da Placaa mãe. Verifiquei mosfet, capacitores, resistores e para acelerar o processo ja troquei alguns Ci's principais como: PU501 / PUB1 / PU301 / e mesmo assim continua o mesmo problema, qual outro CI esta ligado a eles que pode causar isso e qual teria de trocar porque afeta la na entrada já no PRB3 Segue link Esquema e boardview... https://andrecisp.com.br/index.php?/files/file/3228-acer-a315-56-58eg-fh5li-la-j801p-rev-10/ Desde já agradeço a ajuda, obrigado! 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 25 May 2024 Se a tensão oscila na entrada, no resistor shunt, é porque ainda tem alguma oxidação ou componente alterado na alta. Talvez possa achar o culpado se retirar o resistor e injetar após ele, onde está alterando, e ver o consumo, muito provável de alguém dissipar calor, mas também verifique a placa em busca dos locais que estavam oxidados para ver se não afetou trilhas 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 29 May 2024 Olá a todos, mesmo removendo o abençoado do resistor e injetando não esquenta nadinha, não se manifesta (ESSE SUPORTA ATÉ AS ULTIMAS). Bom, como alternativa comecei a isolar os Blocos removendo os JUMPER (JUMP) que fazem as pontes, a cada JUMPER desfeito, fazia aferição do resistor na entrada... Após ter desfeito uns 7 jumper (Nessa hora pensei que poderia ter uma alternativa mais rapida!!!) Se tiver, dá a dica por gentilela !!! Mas por fim ao desfazer o (JUMP) PJG1 a tensão estabilizou na entrada (Graças a Deus). Este é o Circuito do PWM RT6543A (em volta dele não encontrei nenhum componente alterado) então estou solicitando a CI para Substituição e logo mais volto com novidades... 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 3 Jun 2024 Este já na veerdade troquei esse e outros... PU501 / PUB1 / PU301 e ainda assim continuou oscilando na entrada. Estou aguardando chegar o PWM para trocar e torcer que seja isso, senão voltá tudo do Zero.... 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 5 Jun 2024 Olá a todos, chegou o PWM RT6543A mas ainda assim o problema persisti, alguém tem ideia do que pode ser, já troquei quase todos os Ci,s.... 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 5 Jun 2024 Voltei, não sei como mas ao tentar ligar a Placa com a Fonte mesmo, as tensões estavam estaveis.... Então arisquei ligar a placa e deu certo gente, está ligando. Só fiquei um pouco confuso do porque na Fonte de bancada (Uso a Hikari HF3205S) ficava variando e na Fonte do notebook não??? Agora não sei ao certo se já havia consertado la no inicio, talvez não teria a necessidade de trocar tanto CI... Caso resolvido, agradeço a atenção e ajuda técnica de todos. 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 6 Jun 2024 Parabéns pelo reparo e por compartilhar conosco a solução! Tem coisas que mesmo a gente tentando buscar explicação a gente não consegue... Em relação a fonte de bancada, pode ser que a corrente dela estivesse baixa, já que você poderia estar usando a fonte de bancada para injetar tensão em outra placa, outro reparo, não sei... O que levaria a entender o motivo da fonte de bancada não manter as tensões constantes, seria uma corrente baixa ajustada. Mas, se com a fonte do equipamento deu certo, o que vale é o reparo feito. Mas, monitora sua fonte de bancada em outros tipos de reparos 0 Share this post Link to post Share on other sites