Sign in to follow this  
Followers 0

hp Placa Mãe HP RC415ST-HM Ver 1.0 Liga e não da vídeo

2 posts in this topic

Olá pessoal alguém aí me ajuda por favor!!!

Peguei o PC de um cliente para formatar e no meio da instalação a máquina desligou e não ligava mais pelo botão. Como a fonte estava fazendo um barulho e eu já ia fazer uma manutenção nela já troquei a fonte e reiniciei a instalação. Enquanto instalava o sistema eu fiz o teste na fonte com o testador e as tensões estavam todas ok. Fiz a limpeza e lubrificação do cooler e a fonte ficou uma maravilha. Terminado a instalação deliguei o PC para testar com a fonte dele e o PC ligou, mas não deu vídeo. Voltei a fonte que concluiu a instalação e o PC também não deu vídeo. retirei a placa a fiz uma limpeza geral nela inclusive com álcool isopropílico e nada de subir o vídeo. Fui para o testes e percebi que não está chegando as tensões corretas no slot de memória que é DDR2 teria que ser 1.8v e só está chegando 1.19v. Coloquei também uma placa PC Analyzer para ajudar no teste, mas ela só indica 00 código que indica defeito no processador, mas já troquei o processador por um que está funcionando e nada de subir o vídeo, inclusive testei o processador em outra máquina e está ok. Já revirei a internet atrás do esquema dessa placa e até o momento não encontrei. Por favor se alguém tiver alguma dica eu agradeço porque agora não sei mais como proceder.

Testes que já realizei:

Cristais de 32khz, 14mhz e 25mhz tudo ok;

Tensão nos mosfet de entrada e saida do Vcore tudo ok incluve recebendo a onda quadrada do pwn.

 

Obs: Notei que o o primeiro pino do 3 pinos que reseta a bios não está recebendo nenhuma tensão, dessa forma, pude perceber que tanto faz o jamper ficar na posição 1 e 2 ou 2 e 3 que a máquina liga normalmente, porém continua sem subir o vídeo.

Outro detalhe também é que a luz que indica o resete da placa PC Analyzer também não está acendendo.

 

No aguardo de um help xD 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Analise de Defeito Placa Mãe Liga porém não inicializa
- Fazer uma Análise Visual
- Verificar a Temperatura dos CIs
- Ter certeza que a fontes atx, memória e processador estão bons.
- Testar tensão dos mosfet de entrada e saída do circuito do processador
- Fazer o teste no gate dos mosfet com uso do osciloscópio para ver se tem comunicação com o CI de PWM
- Testar tensão dos mosfet de entrada e saída do circuito da memória RAM DDR1 2,5V – DDR2 1,8 a 1,9V e DDR3 1,5V
- Verificar as frequência dos cristais de 14,318 MHZ e 25 MHZ - Caso a placa tenha o CI Gerador de Clock verificar se chega alimentação de 3 volts nas bobinas
- Teste do Reset Pino A15 PCI e Clock Pino B16 do PCI - Se a placa tem todas as tensões e mesmo assim não inicializa devemos regravar o Bios - A placa também pode estar com problema de Solda Fria na BGA, neste caso podemos fazer um reflow para identificação do problema e para solução definitiva fazer um Reballing.

Outra em muitos casos o problema pode ser resolvido com a lavagem da placa que é ensinada no curso.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0