placa mãe liga e não sobe vídeo

10 posts in this topic

Ola pessoal,

Estou com uma placa que liga mais não da vídeo, na parte do VCORE os MOSFETS de baixa apresentam curto entre dreno e source.(só os mosfets de baixa).

minha dúvida é que o curto só aparece com o processador no socket, quando retiro o processador o curto some.

Alguem sabe informar se o curto significa que o processador está com defeito? ou pode ser outra coisa? 

Ah, a placa é uma (EUP FSB1333) isso é a única especificação que tem nela, e não consegui achar o esquema dela.

 

VLW GALERA.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Leandro como informado no curso o teste na linha do Vcore deve ser feito sem processador e com placa ligada (no caso teste de continuidade entre dreno e source, no seu caso a placa mãe esta ligando qual tensão tem no dreno dos mesmo. Primeiro passo é verificar se a placa tem as tensões principais, outra coisa siga o passo a passo ensinado no curso de placa mãe que ligar porém não da vídeo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Professor,

A tensão nos mosfet de alta DRENO tem 12v no GATE 2,098V SOURCE 1,1V.  Acredito que está tudo ok na parte do Vcore.

os mosfet de baixa estão recebendo as tensões normalmente.

mesmo as tensões estando ok o PWM pode não gerar a onda quadrada?

ah, percebi que o fio cinza da fonte (PWOK) que tem uma tensão muito baixa 0,187v com a placa ligada.    quando deveria ter 5v +ou- correto?  

esse sinal de  PWOK  vem do SIO?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim os mosfet estão normais, ára testar forma de onda só com osciloscópio, então essa placa você já fez gravação de Bios, envie uma foto da placa aqui para eu ver.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda não fiz a gravação da Bios, estou esperando o gravador chegar.

segue as fotos.

a foto com o multimetro é a tensão no fio cinza.

placa_mae.jpg

placa_mae.jpg2.jpg

placa mae.jpg2.jpg3.jpg

placa_mae.jpg2.jpg3.jpg4.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Chegou fazer limpeza nesta placa mãe pois pelas fotos parece estar muito suja, outra coisa é fazer gravação de bios após isto seguimos com analise.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

ok,

vou fazer uma boa limpeza e quando o gravador chegar faço a regravação da Bios.

outra coisa comprei desses gravadores baratinhos.

Qual seria um bom gravador que tenha suporte para a maioria das bios?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um gravador que hoje em dia é o melhor para suporte da maioria das Bios é o TL866CS, porém se for adquirir, compre já com os adaptadores. Vende no mercadolivre.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

ok Professor,

consegui um gravador de bios com um colega fiz a regravação e deu certo. A placa voltou a funcionar.

tudo ok problema resolvido.

Obrigado pela ajuda.

Ah, mais uma duvida que surgiu durante esse conserto. Em casos de placa mãe com duas Bios, tenho que regravar as duas ou só uma?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Leandro, fico feliz que tenha resolvido com a regravação de Bios. Parabéns pelo reparo!

Em questão a sua dúvida, as placas que tem duas Bios, uma costuma ser "espelho" da outra, então só regravar ambas com o mesmo arquivo, pois teoricamente, quando uma dá problema a outra entra em ação, mas geralmente quando há um corrompimento pode ocorrer que as duas apresentem problemas.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.