Sign in to follow this  
Followers 0

Duvida sobre compatibilidade.

5 posts in this topic

Boa noite pessoal, venho com uma dúvida que me assombra. Onde trabalho temos muita sucata de placa mãe de notebook e muitas vezes suspeito do mal funcionamento do SUPER I/O , BIOS e PWM , gostaria de saber como identificar se posso substituir o componente por um "igual" (pinagem e função) so que de outra placa mãe.

 

Ex: estou com este DELL que nao starta e desconfio do SUPER I/O , mas infelizmente nao temos sucata DELL...

desde já obrigado !

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
34 minutos atrás, Vinicius Jardim disse:

Boa noite pessoal, venho com uma dúvida que me assombra. Onde trabalho temos muita sucata de placa mãe de notebook e muitas vezes suspeito do mal funcionamento do SUPER I/O , BIOS e PWM , gostaria de saber como identificar se posso substituir o componente por um "igual" (pinagem e função) só que de outra placa mãe.

Você quer saber como identifica a bios e o SIO? Ou Quer saber se o problemas pode esta em algum deles? 

Quanto a substituição é o seguinte:

Bios:

Você pode pega ela de qualquer outra placa, desde que tenha a mesma tensão de trabalho, e mesma capacidade de armazenamento, ou suprerior as vezes funciona, mais o correto mesmo e pega uma com mesma capacidade.

SIO:

Tem alguns compartíveis um com outro, mais nem sempre se consegue encontra, por isso o correto é você pega um idêntico. 

PWM:

Tem vários compartíveis  um com outro, basta você verifica as pinagens de um e compara com a do outro, mais nem sempre se consegue acha um compartível quando precisamos.

As vezes nome dos pinos mudam de fabricante pra fabricante.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo, minha duvida era em relação a substituição , pelo que percebi o ideal mesmo é sucatear uma placa idêntica para se ter certeza...

mas quanto ao problema, Vocês tem algum arquivo sobre sintomas de erros nos respectivos componentes (BIOS , SIO, PWM) ? 

por exemplo: Liga e da 3 beeps = BIOS ....

se tiverem podem postar por gentileza ? ou algum arquivo para estudo de manutenção de notebook? Estou ingressando nesse ramo e estou com algumas dificuldades ..

Desde ja obrigado !

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na verdade Vinícius, não tem um "roteiro" exato para diagnosticar isto, a não ser pela análise do esquema elétrico...

Alguns notebooks, como os da Dell apresentam uma tabela de beeps, com um possível apontamento para o problema

Alguns HP como a linha DV, também sinalizam pelo led do caps lock, problemas que podem ser Bios, BGA, memória...

Porém, nem sempre o que o "fabricante" relata é a realidade da placa, ou seja, para cada defeito deve ser feita uma análise.

Vamos para o lado de alguns "diagnósticos dados" por fabricante, geralmente DELL fornece alguns materiais relativos a isso...

 

EM DESKTOP DA LINHA INSPIRON, é veiculada uma tabela...

CdigosdeerroAMIBios.jpg

Em notebooks da Dell, por exemplo...

Sem%20t%C3%ADtulo.png

 

Já em alguns da linha HP..

65553iC29A4E094BCBF83B?v=1.0

 

Mas nada disso substitui a análise do esquema elétrico juntamente com conhecimentos de eletrônica!!!

O que é dado na internet, é somente para eventuais pesquisas, mas o real conserto provém da análise do esquema elétrico, raciocinando qual bloco está danificado, isolando os componentes suspeitos, realizando o teste dos mesmos e aí sim, indo em busca de reparo!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0