Sign in to follow this  
Followers 0

Placa mãe GA-Z68P-DS3 (rev. 2.0) Liga e desliga

22 posts in this topic

Boa noite a todos!

 

Estou com uma placa mãe Gigabyte GA-Z68P-DS3 (rev. 2.0) que apresenta o seguinte problema:

Fecho nos pinos do power sw com a chave de fenda e ela liga, fica ligada por uns 3 a 4 segundos e desliga por uns 2 segundos e volta a ligar novamente sozinha.

Não apresenta vídeo.

Como a placa fica ligada por poucos segundos e corta a alimentação e reinicia novamente sozinha, não tenho tempo para fazer as medições de tensão com precisão, quanto posiciono as pontas de prova para medir, a placa já começa o procedimento de reinicialização.

O que já fiz:

Lavei com isopropílico e passei pincel retirando poeiras e algumas oxidações.

Fonte usada perfeita, memória perfeita, não há curto na linha de 12V do processador.

Pensei em analisar os cristais, mas não tenho osciloscópio.

Tenho uma leve desconfiança de um mosfet de saída da memória que apresenta  7,7V a 8,5V no Gate, mas medi nos pinos dos slots da memória que hora apresentam 1,55V corretos para DDR3 hora apresentam 1,67V, mas não sei se esta oscilação de tesão é decorrente do procedimento de desligamento que ocorre muito rapidamente após ser ligada, com no máximo 3 a 4 segundos.

Alguém pode me dar uma dica?

Desde já agradeço a todos!

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu regravaria a bios em primeiro lugar!

Veja com outras memorias, mesmo você sabendo que a memoria está boa, tem a questão das frequências, teste com pelos nenos umas três.  

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo muito obrigado pelas dicas mas,

 

Eu testei com 3 tipos de memórias e também sem nenhuma memória e a placa continuou reiniciando com 3 segundos após ligada.

Testei sem processador e ela reinicia com 3 segundos.

A placa é dual bios com as 2 bios bem pequenas e soldadas direto na placa mãe.

Também desconfio das bios, mas não tenho o gravador de bios. Comprei o gravador de bios hoje e estou esperando chegar.

Mais alguma dica?

 

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom amigo o bom seria nesse momento você regrava, a bios pra você já elimina, uma das causas do defeito, caso a regravação não resolva. Eu faça desse, forma sempre quando pelo, uma placa com problemas paracidos. Veja se não tem algum capacitor estudo, ou algum componente aquecendo, tente também força o ligamento dela pra ver vai aquece algum componente.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os capacitores são sólidos, já fiz uma inspeção visual e não vi nada de estranho.

Um detalhe que tentei aqui foi fechar nos dois pinos com a chave de fenda (nesta placa são somente dois pinos) o clear cmos da bios e a placa amplia o tempo ligada por mais um segundo antes de reiniciar. Tentei entender o porque disso e associo a problema na bios.

Realmente você tem razão Paulo, o certo seria regravar a bios primeiro eliminando ser problema de bios, ela pode pelo menos se manter ligada, mesmo sem dar vídeo, para que eu possa medir com precisão as tensões.

Já medi a temperatura dos componentes, mas estão normais, mas não sei se pelo fato de ficar pouco tempo ligada.

Forçando ela a ficar ligada pode ser que algum aqueça demais, é uma ótima dica.

Muito obrigado Paulo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

já fez a lavagem ensinada no curso, lembrando que este processo é bom fazer logo no inicio lavagem e secagem correta da placa pois muitas placas mãe resolver o problema fazendo este processo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite André!

 

Eu lavei com isopropílico e pincel.

Enxaguar mesmo a placa mãe com ducha de água, não.

Usei também limpa contato em todos os slots.

Acha que a placa pode estar com algum mal contato mesmo tendo sido bastante "pincelada" com isopropílico? Ou solda fria?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faça uma boa inspeção visual na placa, já que relatou pontos de oxidação. Pode ser que ainda tenha pontos de oxidação e/ou solda fria.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

amigo nao posso te dar a certeza mas em algumas placas que peguei com esse sintoma eu resolvi com o reflow da pch que costuma aquecer bastante ocasionando solda fria nas esfera agora cuidado na hora de aquecer espero que resolva ;)

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 24/06/2017 12:08:52, Alecck disse:

Obrigado pela dica Thiago!

Amigo alguma novidade no seu caso ou podemos dar o tópico com encerrado 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite Zenilto!

 

Por enquanto nenhuma novidade por falta de ferramentas que estão por chegar.

Pode dar o tópico como encerrado.

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz tudo que me sugeriram e a placa se encontra com um sintoma diferente.

Agora ela permanece ligada, mas somente quanto fecho curto no clear cmos da bios.

Antes ela não ficava ligada. Ligava e desligava.

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Me esqueci de mencionar, não dá vídeo no on board apresentando o sinal de sem sinal.

Ao colocar uma placa de vídeo, a some a mensagem sem sinal de vídeo e a luz liga e desliga do monitor muda de cor do azul para o amarelo.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ela não liga mais pelo power sw.

Liga fechando curto pelo clear cmos da bios.

Alguém já viu algo assim?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seria interessante uma regravação de Bios.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Daniel!

O fato da placa já permanecer ligada, o que não acontecia, já é um bom sinal.

Estou esperando chegar o gravador de bios que está a caminho pelos correios.

Ela é dual bios com os mesmos soldados na placa mãe.

Assim que o gravador de bios chegar, regravarei os dois bios e posto o resultado aqui.

Obrigado pela dica.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite a todos!

 

Hoje consegui fazer com que a placa voltasse a funcionar.

Usei todas as dicas dos colegas deste forum e um pouquinho do que eu sabia.

No estado que a placa chegou as minhas mãos, pensei várias vezes em desistir de consertá-la.

Mas agora ela está em perfeito funcionamento.

Agradecimento especial ao Daniel_Kingtech.

Abraços a todos!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 04/07/2017 23:37:36, Zenilto disse:

Amigo alguma novidade no seu caso ou podemos dar o tópico com encerrado 

Zenilto,

Pode dar o tópico como encerrado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Resolveu com a regravação da Bios, nos conte como o reparo foi feito...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Daniel!

 

Troquei um mosfet da região da memória, regravei a bios e retirei todos os pontos de oxidação da placa mãe.

 

Abraços a todos!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0