Sign in to follow this  
Followers 0

Duvidas gerais

4 posts in this topic

Boa noite,  eu fiz o curso e estou no módulo  de suporte, tenho algumas duvidas gerais , primeiro em relação a eletrónica, vou dividir em duas partes, a primeira ; como posso acompanhar uma trilha na placa começado de qualquer componente ate seus terminais?  Exemplo: começo por o conector de carga, quero saber como seguir a trilha dele ate o PWM, (consequentemente passando por os componentes que a compõe)  isso sem dispor do esquema elétrico,  sei que e possível, so nao sei como ainda. Quero saber como posso seguir a trilha de um determinado componente (aleatório ou não)  até os terminais das trilhas. 2. Como posso seguir uma trilha (ou corrente de energia) no esquema elétrico?  Exemplo: temos a corrente que sai do conector de carga,(imagine isso no esquema esquema elétrico)  sei que quando a corrente passa por um componente ela adquire algumas letras que indicam por onde ja passou.  Tipo: ela sai da fonte "x" ( nesse estágio tem o nome de corrente "x" ) passa por componente "Y" , ( ai passa ater o nome de corrente "x_Y" ) e assim sucessivamente.  Minha duvida em relação a isso; como identificar por onde ela ja passou ( de onde veio) pegando uma página qualquer no esquema elétrico e vendo o componente,  ela adquire o nome completo do componente pelo qual passou ou so as inicias do mesmo? Outra duvida,  como posso medir as tensos na placa?, exemplo : pego a placa , conecto no carregador, pra circular tensão,  ate ai Blz, coloco o multimetro na escala de voltagem,  e a duvida: sei que determinado componente deve receber "x" de corrente,  devo colocar as pontas do multimetro diretamente sobre o componente?  Ou sobre as trilhas que chegam nele? ( percebo que a resposta de uma pergunta vai auxiliar a compreençao das outras ,rs) agradeço desde ja as respostas. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite!

Ótimas dúvidas, tentarei me fazer entender, se ficar dúvidas e eu puder ajudar, pode perguntar a vontade.

1º Basicamente, pra encontrar um sinal de um componente para outro, sem a placa estar energizada (sem carregador e sem bateria), você irá utilizar a escala de bip/diodo (semi condutores), onde irá colocar uma ponta no componente, no lado positivo do componente (se houver polaridade) e a outra ponta vc irá testando por tentativa/erro nos outros componentes. O componente que bipar em continuidade com o da outra ponta, significa que a trilha leva o sinal até ele.

2º Sobre a nomenclatura nos esquemas elétricos, vai do engenheiro que o construiu. Simplesmente, o que ele quiser usar, o fará.

Se ele decidir que a linha positiva +B, ao passar por um jumper efetuado de fábrica na placa se chame +BB, assim será. Isso pra entender de fato, só analisando alguns esquemas e tomando as conclusões, se tiver dúvidas em interpretação de esquemas, pode perguntar que até onde souber-mos, vamos ajudar.

Vou te dar com exemplo a linha Vbatt do moto g2.

ex.thumb.png.6e0bfd2315c8af0eab8167a5a3f

Podemos ver e concluir, que o mesmo sinal que se encontra de um lado, será o mesmo sinal, por todo igual, no outro lado. Basicamente, a mesma trilha que está no ponto da esquerda, vai estar interligada com o ponto da direita. (Exemplo bem grosso, mas que talvez faça entender o ponto).

3º Sobre medição com a placa energizada (seja por bateria ou carregador), Você irá sempre deixar a ponta preta do multimetro no terra da placa (negativo) e a ponta vermelha no componente OU na placa, se ele tiver pontos de teste, chamados TP (Test Point). Em conectores vc irá medir com a vermelha sempre em cada terminal do conector e a preta sempre no GND (terra/negativo) da placa.

Se ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar. Abraços e bons estudos.

Se houver algum erro, favor quem o souber, corrija.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

depois desta explicação ,só acrescento isto :

o que torna um desafiio nesta area é que nem sempre teremos  o esquema eletrico ao nosso dispor,visto que só e disponibilizado as autorizadas e nem sempre.

tudo vai de como conhecemos o componente ,a sua função,a sua variante de trabalho na placa( pode ter uma ou mais aplicações) capacitores ,diodos principalmente.

a explicação do colega  marcos é o que um tecnico minimamente deve conhecer e saber fazer, sugiro que vá treinando com placas de sucata que porventura consiga arrumar os esquemas eletricos dessas mesmas placas, trabalhe com a tensão, veja a "continuidade " de uma linha que vai ser ligada ou em serie ou em paralelo nesse mesmo circuito atraves de um ou mais componentes .

 

 

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Professores, obrigado pela explicação, ajudou bastante.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0