Sign in to follow this  
Followers 0

Placa Zmax DT1800Z não liga

9 posts in this topic

Saudações a todos, estou com essa placa descrita no título que não liga (não da partida na fonte), fiz nela os seguintes testes:

chequei a tensão no stand by da fonte (fio roxo) pra ver se a mesma estava senda matada, ok encontrei os 5v

Chequei a tensão no power da fonte (fio verde) ok, 5v

chequei a tensão no pino power da placa e não encontrei tensão, deduzi então que possivelmente estava a se tratar de um curto, tentei procurar o esquema elétrico da placa para testar os componentes tanto na linha do power como na linha de stand by da placa, mais não consegui achar o mesmo.

resolvi então testar os componentes maiores de toda placa tais como mosfets e capacitores de estado sólido, e encontrei um capacitor de estado sólido em curto, retirei o mesmo da placa e fui testar fora e ele estava bom, inclusive fiz o teste com um capacímetro, voltei a placa e testei os terminais de onde o capacitor foi retirado e o curto permanecia como mostra na imagem

20170626_183655-jpg

tentei seguir a trilha mais não tive sucesso, pois sem o esquema é muito ruim, resolvi então injetar 5v com uma fonte assimétrica na linha de stand by pelo pino onde conecta o fio roxo, e pra minha surpresa a corrente estava alta e oscilante, então proximo a área onde removi o capacitor, procurei por componentes esquentando e achei um que queimou meu dedo, achando que era ele o culpado o substitui e não resolveu o curto continuou, retirei o mesmo da placa e sem ele fui testa se havia curto nos terminais de onde tirei o capacitor e o curto alí continuava, sem esse componente na placa a fonte assimétrica para de ter corrente, o componente é o mostrado na imagem abaixo

20170626_183650-jpg

sem o esquema elétrico fiquei perdido depois desses testes, então resolvi passar um pente fino em toda a placa com o multímetro, ação essa que levei 1 hora e meia pra fazer, pois testei cada capacitor e microcapacitor e cada mosfet de toda a placa atrás de algum em curto e não achei, agora vim pedir ajuda aqui no forum, segue abaixo a imagem da placa completa

photo.php?fbid=1391504647612686&set=a.13

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se com a retirada dos componentes que estavam com suspeita de curto, o curto ainda permaneceu, continue injetando tensão, sem os referidos componentes, para que outros componentes que estejam na mesma linha venham a esquentar. Você deve ter um curto bem feio nessa placa, vai ser um serviço de paciência amigo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu ja fiz isso, o componente que esquenta ao ser retirado nenhum outro esquenta e a corrente da fonte assimétrica fica em 0 como se não houvesse curto, mais os terminais do capacitor ao medir com o multímetro continuam mostrando curto, o componente eu já o substitui por outros e o curto continua. se ao menos eu conseguisse o esquema dessa placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

é uma placa fabricada no Brasil, mais até onde sei todas as placas fabricadas no Brasil é projeto de outras placas internacionais, os mesmo componentes são usados e a mesma arquitetura, uma certa vez peguei uma pcware que precisava de uma atualização de bios e não tinha no site, aí descobrir q era a mesma arquitetura de uma foxcom, baixei a bios dela e serviu, se descobrisse que é essa placa internacional ficaria mais fácil arrumar o esquema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Analise de Defeito Placa Mãe Não Liga
- Teste da Fonte ATX
- Fazer uma Análise Visual - Verificar a Temperatura dos CIs
- Testar Tensão Power On (Fio Verde 3 ou 5 volts) - Testar Tensão Stand By (Fio Roxo 5 volts)
- Verificar se a tensão stand está chegando no Super I O (3 ou 5V)
- Verificar tensão de 3 ou 5 volts no pino positivo do Power SW
- Se tudo acima estiver ok e a placa mãe não liga devemos remover o P4 12 volts e verificar se vai ligar sem ele, se ligar o curto está no circuito de alimentação do processador - Devemos também fazer o teste no Cristal de 32.768 Khz com osciloscópio
- Também devemos verificar se o Jumper do Bios está na posição Clear
- Forçar o ligamento da placa mãe, fazendo um jumper no fio verde + preto da fonte e verificar se algum componente vai esquentar.
- Caso não identifique o problema fazendo os testes acima, temos que seguir os sinais da placa para encontrar o componente que está em curto ou aberto.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 29/06/2017 11:35:06, infotechniquecell disse:

é uma placa fabricada no Brasil, mais até onde sei todas as placas fabricadas no Brasil é projeto de outras placas internacionais, os mesmo componentes são usados e a mesma arquitetura, uma certa vez peguei uma pcware que precisava de uma atualização de bios e não tinha no site, aí descobrir q era a mesma arquitetura de uma foxcom, baixei a bios dela e serviu, se descobrisse que é essa placa internacional ficaria mais fácil arrumar o esquema.

Alguma novidade amigo refez os testes que o professor André informou 

Aguardamos o seu feedback

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 03/07/2017 17:02:49, admin disse:

Analise de Defeito Placa Mãe Não Liga
- Teste da Fonte ATX
- Fazer uma Análise Visual - Verificar a Temperatura dos CIs
- Testar Tensão Power On (Fio Verde 3 ou 5 volts) - Testar Tensão Stand By (Fio Roxo 5 volts)
- Verificar se a tensão stand está chegando no Super I O (3 ou 5V)
- Verificar tensão de 3 ou 5 volts no pino positivo do Power SW
- Se tudo acima estiver ok e a placa mãe não liga devemos remover o P4 12 volts e verificar se vai ligar sem ele, se ligar o curto está no circuito de alimentação do processador - Devemos também fazer o teste no Cristal de 32.768 Khz com osciloscópio
- Também devemos verificar se o Jumper do Bios está na posição Clear
- Forçar o ligamento da placa mãe, fazendo um jumper no fio verde + preto da fonte e verificar se algum componente vai esquentar.
- Caso não identifique o problema fazendo os testes acima, temos que seguir os sinais da placa para encontrar o componente que está em curto ou aberto.

(Teste da Fonte ATX )

OK

(Fazer uma Análise Visual - Verificar a Temperatura dos CIs)

Foi feita incluindo a lavagem da placa (é a primeira coisa que faço antes de qualquer coisa), como falado no inicio do tópico há um componente esquentando quando é injetado tensão com a fonte assimétrica na linha de stand by da placa, mais o mesmo já foi substituído e não resolveu.

(Testar Tensão Power On (Fio Verde 3 ou 5 volts) - Testar Tensão Stand By (Fio Roxo 5 volts) )

teste ok, todas estas tensões estão presentes.

Verificar se a tensão stand está chegando no Super I O (3 ou 5V)

teste ok, tensão chegando no super I O

Verificar tensão de 3 ou 5 volts no pino positivo do Power SW

foi verificado e está presente uma tensão de 3v

Se tudo acima estiver ok e a placa mãe não liga devemos remover o P4 12 volts e verificar se vai ligar sem ele, se ligar o curto está no circuito de alimentação do processador - Devemos também fazer o teste no Cristal de 32.768 Khz com osciloscópio

ao retirar o conector P4 a placa liga, teste no cristal não foi necessário pq de fato o que está impedindo de a placa ligar é um curto na linha do processador que foi encontrado, conforme postei no inicio do tópico informando os testes já realizados, as imagens mostram exatamente onde está o curto.

- Também devemos verificar se o Jumper do Bios está na posição Clear

não, está ok

Forçar o ligamento da placa mãe, fazendo um jumper no fio verde + preto da fonte e verificar se algum componente vai esquentar.

foi feito, e nada esquenta.

Caso não identifique o problema fazendo os testes acima, temos que seguir os sinais da placa para encontrar o componente que está em curto ou aberto.

o curto foi identificado e está em uma linha de um capacito de estado sólido, com todo respeito e já me desculpando pela sinceridade, postar resumidamente tudo aquilo que já ensinado no curso não ajuda muito, só mostra que meu tópico não recebeu a devida atenção, pois quando o fiz postei todos os testes feitos, e as imagens do lugar onde está o curto na placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, Zenilto disse:

Alguma novidade amigo refez os testes que o professor André informou 

Aguardamos o seu feedback

então Zenilton como respondi acima, todos esses teste foram feitos, achei com o multímetro um curto em um capacitor de estado sólido na linha do vcore, ao retirar ele da placa o mesmo estava bom e o multímetro continuava a acusar curto nos terminai da placa onde o capacitor estava soldado, ao injetar tensão na linha de stand by da placa, um componente perto desse capacitor esquenta, porém existe 2 questões, a 1º é o mesmo foi substituido e não resolveu, a 2º é que mesmo esse componente ausente da placa o multímetro continua acusando curto nos terminais da placa onde tava o capacitor, o que me leva crer que o componente esquentando não é o culpado, o problema todinho é que sem o esquema da placa, fica osso pra seguir a linha desse capacitor e achar o verdadeiro culpado, ainda sim como falei antes passei um pente fino na placa com o multímetro testando todos os capacitores e mosfets da placa.

peço que por gentileza meu tópico seja lido com atenção e que seja verificado o link com as imagens que mandei e vão entender melhor a situação que me encontro com essa placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0