Sign in to follow this  
Followers 0

Sony PCG-61611X - DAONE7MB6DO REV:D - Não Liga

18 posts in this topic

Boa tarde pessoal, acabei de fazer o curso de reparo de placa mãe de notebook e já estou na ativa, e com algumas dúvidas, estou chegando para aprender e somar a este time!

Vamos ao primeiro problema..

Estou com esse notebook na mesa e ele não liga. Liguei a placa na fonte assimétrica e não apresentou curto. Fiz os testes nas bobinas e hora tenho os 3v e não tenho os 5 volts, hora não tenho nem 3v nem 5v, digo isso pq usei essa placa como objeto de estudo para o curso e em alguns momentos ela aparece o 3v e em outros some tudo. Na bios está chegando os 3v (teste feito quando encontrei os 3v na bobina, sem os 3v da bobina não fiz o teste, farei quando chegar em casa). Nos mosfets de alta chegam os 19v e o mesmo está entrando no PU8 (pino 6), notei que o PU8 está aquecendo consideravelmente, quando medi deu 50 graus. Com isso posso afirmar que o PU8 está com problema ou tenho que fazer outros testes? Se sim, quais?

Quanta Daone7mb6d0 Rev E.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 minutos atrás, tiagowanderley disse:

Boa tarde pessoal, acabei de fazer o curso de reparo de placa mãe de notebook e já estou na ativa, e com algumas dúvidas, estou chegando para aprender e somar a este time!

Vamos ao primeiro problema..

Estou com esse notebook na mesa e ele não liga. Liguei a placa na fonte assimétrica e não apresentou curto. Fiz os testes nas bobinas e hora tenho os 3v e não tenho os 5 volts, hora não tenho nem 3v nem 5v, digo isso pq usei essa placa como objeto de estudo para o curso e em alguns momentos ela aparece o 3v e em outros some tudo. Na bios está chegando os 3v (teste feito quando encontrei os 3v na bobina, sem os 3v da bobina não fiz o teste, farei quando chegar em casa). Nos mosfets de alta chegam os 19v e o mesmo está entrando no PU8 (pino 6), notei que o PU8 está aquecendo consideravelmente, quando medi deu 50 graus. Com isso posso afirmar que o PU8 está com problema ou tenho que fazer outros testes? Se sim, quais?

Quanta Daone7mb6d0 Rev E.pdf

retire ele e coloque outro para ver se a maquina liga

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Guga obrigado pela dica, no entanto, não quero tirar ele sem ter a certeza que não tem mais testes a fazer. Como comecei a pouco tempo os reparos em placa quero extrair o máximo de informações possível em cada concerto, tanto pra ter a certeza que estou pensando certo, como aprender o que poderia ter feito e não fiz. Por isso estou querendo saber se tem mais algum teste que eu possa fazer antes de retira-lo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É quase certo que sim.

Por que se l estivesse curto em uma das linhas ou na de 5 ou na de 3V elas não teriam origem.

Uma pergunta quando as tensões está presente nas bobinas a placa liga?

O que pode estar acontecendo é uma falha interna do CI. Aconselho a troca pra seguirmos a análise.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo quando a tensão de 3v estava presente ela ligava, no entanto todo o circuito responsável pelos 5v não funcionava. Não chegava energia nenhuma nos mosfets de alta e baixa desse circuito. Vou v se arranjo um CI para trocar, estou começando agora e não tenho muita sucata.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguém sabe informar se o CI Pm6686 é o mesmo do Pm6686TR ou tem diferença?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mesma coisa... O datasheet é o mesmo

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

show professor, vou efetuar a compra pra tentar o reparo e posto os resultados;

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia galera, estou indo dormir triste agora. Muito feliz pq chegaram os CIs que comprei, fiz a troca e não deu em nada. Pra ter certeza fiz novamente a ressolda do chip e nada, tudo continua na mesma. Se alguém puder me dá um luz, ficaria agradecido.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só lembrando não tenho 3v nem 5v na placa. Amanhã vou v se analiso com mais calma essa placa. Mas qq ajuda será bem. Vinda. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal boa tarde, dando mais uma analisada na placa agora no inicio da tarde, detectei um capacitor em curto, que foi no circuito de proteção de VIN, (removi mas ele não apresentou curto fora da placa) foi o PC53. Com isos me vi na necessidade de  entender como esse circuito deve funcionar realmente e fiquei na dúvida, ou seja, não entendi perfeitamente, se alguém pudesse explicar ficaria agradecido @Paulo- Master Consertos ou @Daniel_Kingtech

Outra dúvida que tive, é que o pino 27  do PU8, pois é ele que da inicio a geração dos 3V e é alimentado por um tal de "6237LD05" de onde vem isso? 

PR160 e PR168 aparentemente com problemas (não dá continuidade)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal quanto mais eu mexo, mais dúvida surge, muito por questões de interpretação inicial de esquemas elétricos. Mas vamos lá...

Fiz testes nos resistores presentes no circuito do PU8 e encontrei, creio que eu, alguns problemas e algumas dúvidas. 

COMPONENTE - VALOR NO ESQUEMA - VALOR ENCONTRADO

PR160 - 100K - 100K (OK)

PR162 - Ausente na placa - No esquema mostra um circuito separado com uma tag (*short_4) o que significa isso?

PR164 - 0_4 - 0 (está OK?)

PR166 - 0_4 - pq não está presente na placa?

PR168 - 220K - 115K em um sentido e em outro sentido 0,68M (SUBSTITUIR?)

PR169 - 0_4 - 0 (está OK)

Se alguém puder ajudar agradeço!

foto pu8.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou dá uma olhada no esquema e te retorno estava sem internet aqui ontem o dia todo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só não entendi como está aferindo esses resistores... Quando você diz que um lado está dando um valor ohmico e do outro lado outro. Você está usando o terra como referencial?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Professor fiz os testes colocando em as ponteiras uma em cada lado. Do resisto, depois inverti as ponteiras. 

Novo detalhe : falei com o cliente e ele disse que o notebook já tinha ido pra outra assistência, pois ele desligava o vídeo e não ligava mais. E foi umas duas ou três vezes e o pessoal ajeitava mas com pouco tempo dava problema, só que dessa vez não teve mais jeito. Percebi que por traz do local da GPU tá "queimado" como se alguém já tivesse feito algo naquele chip (possíveis reflow?) como disse em posts anteriores, resistores,capacitores faltando e etc. Acham q com isso o caso se torna mais grave? 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, pelo relato do cliente, já fizeram vários reflow nesse chip, o que prejudica bastante a placa, e reduz drasticamente a chance de reparo, ainda mais se tem componente faltando na placa... Com certeza o caso se tornou muito grave, pois para descartar problemas com o BGA teria de rebalar ele, mas como ele já tomou vários reflow acho que é arriscado rebalar ele

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0