Sign in to follow this  
Followers 0

Placa Asus K8-MX rev 3.0 que não segura a data e hora

9 posts in this topic

Estou com uma placa Asus K8-MX rev 3.0 que não segura a data e hora e toda vez que vai ligar da erro de cmos.
Troquei a bateria CR2032 e medindo a bateria nova fora da placa com multímetro digital está dando 3.25V.
Porém, mesmo configurando o setup  toda vez que desligo apresenta o mesmo erro.
Fui na placa e fiz o teste no diodo duplo  próximo a bateria e tem as seguintes tensão (ver os pinos na imagem)
Com a ponta vermelha do multímetro digital na bateria e a ponta preta no pino 1 (direita) não tem tensão, quando coloco no pino 2 (esquerda) dá 3.24V e no pino 3 (sozinho) dá 0,18V
Fiz um jumper ligando do pino 2 ao pino 3 e ai fica com a tensão 3.24v em ambos.
Porém quando ligo o computador e configuro o setup e depois desligo da a mesma msgs de erro (CMOS Checksum Bad e  CMOS  DATA/TIME)
Se tiverem alguma dica agradeço.
(não consegui colocar foto pois da erro: A página que você está tentando acessar não está disponível para sua conta)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Colega, tenta upar a foto novamente em um novo comentário, assim será mais fácil analisar com você. Mede também se a tensão da bateria chega nos pinos do jumper clear CMOS. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenta enviar a foto, mas caso não consiga de jeito nenhum tenta fazer um jumper soldando um fio na bateria e enrolando nos pinos 1 e 2 do CMOS, assim a BIOS é alimentada sem precisar fazer o jumper no diodo. Não é bem um "reparo" mas resolve tranquilamente o problema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

sim Matheus isso é ensinado dentro do curso de placa mãe tem uma aula sobre isto, fazer jumper no diodo duplo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não estou conseguindo postar imagem, dá a mesma msgs.  A página que você está tentando acessar não está disponível para sua conta.
É muito estranho pois como disse eu fiz um jumper como mostra nas video aulas do curso e mostra mesmo erro.
Tmbm fiz um jumper soldando um fio no positivo da bateria e outra ponta no meio do jumper que fica nos pinos 1 e 2 da placa ( onde reseta com jumper)
Mesmo assim não resolveu.
Tmbm não estou recebendo os avisos quando alguém responde meu topico, mesmo estando ativado  "Me avisar quando alguém responder este tópico"

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já aconteceu isso comigo e mesmo fazendo o jumper não teve jeito, então troquei o Socket da bateria de certo, tente isso

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Será que algum ADM consegue verificar por minha conta não esta permitida a postagem de imagem?
Faz dias que estou tentando e não consigo.. preciso da ajuda dos ADM.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0