Sign in to follow this  
Followers 0

Dúvida sobre Osciloscópio e Fonte de Bancada

12 posts in this topic

Olá pessoal! estou estou fazendo a aquisição das ferramentas para iniciar o curso de notebook e como todo iniciante me enrosquei na escolha de dois itens dos mais caros e gostaria da ajuda de vocês para que eu consiga fazer a melhor escolha. Estou tendo como base as explicações do Professor André que no curso de placa mãe orientou a aquisição de uma fonte de bancada de 30v e 3a e o Osciloscópio de 50mhz. Dei uma pesquisada e fiquei em dúvidas em dois modelos de osciloscópio da marca Minipa:

 

Osciloscópio Digital Mo-2062 2 Canais 60mhz - Minipa

Osciloscópio Digital Minipa Mvb-dso 2 Canais - 50mhz
 

Não sei ao certo, mas pude perceber que a diferença deles é que o de 50mhz da para atualizar para até 100mhz, e o de 60mhz não possui atualização. Mas não sei se isso seria interessante para min que vou usar ele apenas para conserto de placa mãe desktop e notebook.

 

Outra dúvida e quanto a fonte de bancada. Estou interessado em comprar essa aqui:

 

Fonte Alimentação Digital Regulável Dc 32v 3a Hikari Hf-3203

 

Mas gostaria de saber a opinião dos veteranos e experts quanto a marca e se atende minhas necessidades para o trabalho citado acima.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá,

Quanto ao osciloscópio procure um de marca mais consagrada no mercado, como os Tektronix. Dê preferência aos que possuem mais largura de banda, tipo de 60 mhz pra cima, sendo o ideal uma banda maior tipo 100 mhz, assim você fica com um equipamento super atualizado.

E a fonte de bancada pode ser esta que mencionou mesmo, é uma boa fonte.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Okay Daniel muito obrigado pelas dicas vou seguir os conselhos adquirir um da marca Tektronix. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aproveitando o espaço o que o Professor Daniel acha do Hantek DSO2102P

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu acho que o Tektronix é uma marca mais conceituada... Na verdade, o osciloscópio precisa ser bem idealizado para não virar um elefante branco na bancada no futuro.

Recomendo que se for adquirir um, procure logo um com largura de banda 100 mhz, assim ficaria com um osciloscópio bom, que irá durar por anos. Mas caso não possa investir tanto, um digital de 60 mhz já ajuda bastante.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Professor Daniel desculpa minha incipiência, mas preciso sanar todas as dúvidas antes de comprar um osciloscópio, pois no momento no meu orçamento não cabe um de 100mhz e estou interessado em comprar esse da Tektronix de 70mhz:

Osciloscópio Tektronix Tbs1072b 70mhz 1gs

O que gostara de saber é se com esse modelo eu conseguiria trabalhar em reparos de placa mãe de desktop e notebook ou se as placas mãe atualmente já exigem um osciloscópio mais potente para trabalho. Pelo que compreendi a sua indicação de um de 100mhz seria interessante para ficar mais atualizado e fazer apenas um investimento, pois pode ser que futuramente eu venha a precisar de um osciloscópio com uma banda de frequência maior e aí terei de fazer um novo investimento, mas no momento um de 60mhz já atenderia minhas necessidades. Seria isso?

Estou tentando ser mais elucidativo com a pergunta acima porque fiquei meio confuso com a sua última resposta " um digital de 60 mhz já ajuda bastante". Com essa afirmativa eu passei a intender que o ajuda bastante pode não ser o ideal para o trabalho no momento. Ou pode ser:  já resolve todos os trabalhos no momento, mas pode ocorrer que logo venha a precisar de um com maior frequência devido a rápida atualização tecnológica e aí necessitara de um novo investimento, ou seja, como um profissional com grande experiência o Professor se preocupou não apenas em indicar a melhor escolha no momento, mas também em alertar ou prevenir a necessidade de ter de fazer um novo investimento caso haja uma mudança na fabricação placas mãe.  

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A orientação que sempre menciono aos alunos é... Se puder investir em uma ferramenta moderna, invista, pois você fica atualizado por muito mais tempo.

Um de 70 mhz é bem melhor do que um de 50 mhz e até de um de 60 mhz... Quanto maior a largura de banda, mais aferições você poderá fazer tanto agora e também futuramente, o que te ajuda a não "gastar duas vezes".

Creio que o  Tektronix Tbs1072b 70mhz 1gs vai ser uma boa aquisição, porém é necessário que se aprenda a lidar com o osciloscópio no cotidiano da manutenção, senão ele vai ser uma ferramenta cara que pouco será utilizada.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Okay Professor Daniel mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É uma loja conhecida sim, agora não tem como eu afirmar em termos de confiança pois nunca comprei dela, mas é bastante conhecida... Creio que não terá problemas.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

e esse minipa 

Osciloscópio Digital Mvb-dso 2 Canais 50mhz - Minipa com update para 100MHZ é bom tambem estou interessado, meus instrumentos sao todos minipa

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu ainda acho os Tektronix com uma qualidade e confiabilidade melhor...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0