Sign in to follow this  
Followers 0

PLACA COMPAQ HP CQ50

7 posts in this topic

Bom dia,
Sou novo aqui no forum, fiz recentemente o curso de manutenção em placas de notebook, e estou treinando com uma placa mãe que tenho aqui em casa e estava parado por um defeito de não dá video. A placa liga normalmente, notei que o cooler fica ligado direto (não sei se isso é normal). 
Como não encontrei o esquem desta placa estou fazendo a analise pelo  hHP_COMPAQ_PRESARIO_CQ60_CQ70_WISTRON_WARRIOR, e até o momento os componentes e circuitos analisados são os mesmo da minha placa.
Testei as tensões nas bobinas e aparentemente estão ok, L5 com 5V, L7 com 3,3V, L9 com 1,6v, L10 com 1,8V, L11 com 1,05V, L25 com 1,2V e L26 com 1,2V. Verifiquei também as tensões nos Mosfet próximos a essas bobinas (U35, U38, U36, U39, U11 e U67) e também estão com as tensões ok.
Com estava tudo ok com essas tensões, fiz a regravação da bios e também continuou sem dar video.
Gostaria de uma ajuda, qual o caminho a seguir agora. Seria algum problema com de BGA, ou tem alguma outra análise a ser feita?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Somente para complementar, testei os 3,3V e chega normalmente na Bios, Testei também com outras memórias, e as que estou usando são de outro notebook e funcionam normalmente nele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Paulo.Mendes disse:

Reballig no bga..

5 horas atrás, claudioeiki disse:

Bom dia,
Sou novo aqui no forum, fiz recentemente o curso de manutenção em placas de notebook, e estou treinando com uma placa mãe que tenho aqui em casa e estava parado por um defeito de não dá video. A placa liga normalmente, notei que o cooler fica ligado direto (não sei se isso é normal). 
Como não encontrei o esquem desta placa estou fazendo a analise pelo  hHP_COMPAQ_PRESARIO_CQ60_CQ70_WISTRON_WARRIOR, e até o momento os componentes e circuitos analisados são os mesmo da minha placa.
Testei as tensões nas bobinas e aparentemente estão ok, L5 com 5V, L7 com 3,3V, L9 com 1,6v, L10 com 1,8V, L11 com 1,05V, L25 com 1,2V e L26 com 1,2V. Verifiquei também as tensões nos Mosfet próximos a essas bobinas (U35, U38, U36, U39, U11 e U67) e também estão com as tensões ok.
Com estava tudo ok com essas tensões, fiz a regravação da bios e também continuou sem dar video.
Gostaria de uma ajuda, qual o caminho a seguir agora. Seria algum problema com de BGA, ou tem alguma outra análise a ser feita?

Obrigado Paulo,
Neste caso vou ter que dar uma estudada melhor para fazer o reballing... mas como é uma placa que estou usando para aprender mesmo.. será uma ótima oportunidade para aprender...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia,
Neste final de semana peguei a placa novamente e fiz um teste com com o próprio LCD do notebook e para minha surpresa deu vídeo, veiriquei que term um mau contato no cabo de dados do LCD. Quando tinha desmontado o notebook, lembro de ter feio alguns teste com o cabo, mexendo nele varias vezes... e não dava nenhum sinal de video. Desta vez ao ligar ele funcionou normalmente e só apresenta falha ao mexer nele... então não sei se o procedimento de regravação da Bios tenha resolvido também algum problema, ou se era só esse cabo mesmo... Como este notebook já estava desmontado a muito tempo já não lembrava mais onde estava o LCD original dele, então estava testando apenas com um monitor externo. Encontrei o LCD neste final de semana e resolvi fazer o teste. Mas de qualquer forma pelo monitor externo ainda não dá video. É possível que esta placa não funicona com o monitor externo sem um sistema operacional instalado?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem placas que só funciona no monitor externo após a entrada no sistema operacional e chaveando via teclado para o monitor externo 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Daniel. disse:

Tem placas que só funciona no monitor externo após a entrada no sistema operacional e chaveando via teclado para o monitor externo 

Obrigado pela resposta @Daniel. vou subir o windows nele e depois testar com o monitor externo, para ter certeza que não há mais algum problema com a placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0