Sign in to follow this  
Followers 0

acer aspire vx5-591g

23 posts in this topic

bom dia 

estou com um notebook acer aspire VX5-591G que nao liga o unico led que liga quando conecto a fonte de bancada é a da bateria, bom ja removi a placa e em testes notei que tem um mosfet na entrada o PQ303 que recebe os 19v nos dreno mas no souce e no gate ele tem apenas 0,25 chegando ate 0,30, no caso esse mosfete estaria com defeito ? estou anexando a imagem da entrada no esquema eletrico 

Sem título.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O ideal é testar ele fora da placa, para ver se ele está ruim ou não. Verificar também o PQ304. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde professor

so para eu recordar como é feito o teste com o gate do mosfete em escala de diodo no multimetro é gate com source ou gate com dreno ? se bipar pode ser o pwm com defeito correto? e se der resistencia pode ser o mosfete mesmo ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você precisa remover o mosfet e testa fora da placa. Veja se tem curto em dreno do PQ304 com o GND da placa? Qual a referencia da placa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faça o teste que solicitei. Vou da uma analisada no esquema e vamos ver se achamos  o defeito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde 

desculpe com a demora em dar retorno 

removi o mosfete da placa e com o multimetro em escala de beep com a ponta preta no dreno e a vermelha no source da uma resistencia de 824 e com a ponteira vermelha no gate da infinito, mas com a ponteira vermelha no dreno a preta no source da continuidade no caso ele arma e colocando a ponta preta no gate da infinito e voltando para o source da infinito também

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifica se tem curto  com o GND np dreno do PQ304? Qual a tensão em gate do PQ304?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia quando mosfete na placa no gate e source ele tinha 0,25 a 0,30 

000.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

voce fala olhar se tem curto com o gnd da placa com o dreno do mosfete seria isso ? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde

removi o pq 303 e ressoldei bom ai agora apareceu os 19 nos dreno e a voltagem correta no source e no gate, agora notei que o pq 302 recebe os 19 nos dreno mas nao tem tensao no source e no gate, pode ser que eu esteja errado mas pela logica vou tirar o mosfete e ressoldar pode ser problema com a solda 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Me responda  se tem curto no dreno do mosfet PQ304 em relação  ao gnda da placa? e me passe a tensão em gate dele?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia pessoal

 

ainda estou com essa placa dei um tempo para descansar a cabeça, bom despois de ressoldar o mosfet PQ303 começou a passar energia para os outros mas no PQ 302 a tensão chega mas na saida sai 0,29 mesmo conectando a bateria já que esse mosfet faz parte do circuito da bateria mas na fonte de bancada nao há consumo, estou pensando em PWM nesse caso seria da primaria correto ? encontrei varios pwm nesta placa mas tem um que é maior que os outros ate no boardview fala em pwm1 pwm2 pwm3, oque eu suspeito é o PU801, nao tenho tensão em nenhuma PL e nem na bios, agradeço a ajuda dos mestres ai, grande abraço 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se a tensão não passa no PQ304 não vai haver tensão em nenhum outro local da placa. Já tem tensão de 19V no dreno do PQ304?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde 

 

tem sim, mas nas pl nao tenho nada em nehuma pl da placa tem tensão

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

E as tensões nos gates dos mosfets PQ303 e PQ304 está  normal? caso sim você  precisa  agora verifica a alimentação e EN do pwm que da origem  a tensão  de 3V e 5V.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde.

será que eu poderia enviar um video para o forum sobre esse problema ? agora nao sei pq os mosfet entra os 19 mas esta passando cerca de 5 a 2,5 v e fica oscilando muito no multimetro 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só  me confirma a tensão nos gates do PQ303 e PQ304 e a tensão de dreno do PQ304 pra gente seguir a análise . Obs. Se você  não fizer o que estou orientando você fazer vai fica difícil agente ajudar. Ex. quanto eu solicitar um teste em um determinado ponto da placa você precisa fazer esse teste e me passa o resultado. Tenha em mente que é você  que esta com a placa em mãos eu faço a análise baseado na informação que você me passa. Aguardo.....

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estando ok com as tensões no PQ303 e PQ304 me passe a tensão nos pinos 5, 11, 12, 17, do PU401 e tensão nos pinos 5, 11, 12 e 15 do PU402 e a tensão na PL402 e PL404?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Boa tarde professor.

 

bom tive um problema com o multimetro ele que estava dando medições erradas troquei de multimetro, vou passar todas as medições que voce pediu iniciando tudo do começo já que o multimetro nao estava confiavel, 

PQ 303 nos dreno 19v no source 1.8 e gate 2.1, 

PQ 301 dreno= 2,2 gate=0,34 source=1,9 ,

PQ304 source=1,9v gate=2,2v dreno=1,3v

PU401 pino1=0v pino2=1,30 pino3=1,30v pino4=1,30v pino5=1,30v pino11=0,5v pino12=0v  pino17=0v

PU402 pino5=1,30   pino11=0,40v  pino15=0v 

desculpe qualquer coisa é que ainda estou perdido 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Remove os jumper PJ403 e PJ404 e verifica a tensão de dreno do PQ404. Se não fica com 19V me passe a tensão nos pinos 28, 6, 24, do PU301?

PJ404.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Boa tarde professor.

 

nao encontrei esse PQ404.

PU301 Pino6= 3,2v  pino24= 6v pino28= 18,7v

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desculpa erro de digitação. Você fez o a remoção dos Jumper que mostrei na imagem? O mosfet pra você verifica a tensão após a remoção dos jumpers é o PQ304 verifica em dreno dele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0