Positivo Master N170i placa mãe tt 94v-0 E326167 tc-1

10 posts in this topic

Boa tarde estou com uma dúvida estou com o notebook Positivo Master N170i placa mãe tt 94v-0 E326167 tc-1 que está com problema no cristal quero trocar o cristal é aquele que fica perto do chip norte perto do processador, nesse cristal está marcando 25.0F2C a minha dúvida é se eu preciso trocar pelo um igual com essa numeração que tem em cima 25.0F2C tem que sr igual a esse numero?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem que ser o mesmo cristal, de preferência retirado de uma placa sucata dessas. Veja se tem alguma serigrafia na placa no local do cristal, assim dá para tentar localizar no esquema. Nessas placas a serigrafia do cristal é Y, então procure pela serigrafia impressa na placa, tipo Y1, Y2, não sei o que vai estar ai nesse cristal. Provavelmente seja um de 25mhz

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

sim a serigrafia na placa marca Y1, e no esquema elétrica está marcado 25M-16-30-S então mas a minha dúvida tenho que procurar um que só marca 25M ou tenho que procurar que marca 25-16-30-S conforme marca no esquema ou tenho que procurar um que marca o valor em cima dele que é 25.0F2C? ou só que marca 25 já serve?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ao meu ver, olhando o esquema este cristal é de 25mhz, dá para colocar um de mesma frequencia retirado de outra placa. Se você tiver uma placa de sucata igual, basta tirar o mesmo

 

CRISTAL.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

não tenho uma placa igual desse mesmo modelo mas tenho outras placas e pretendo procurar nelas vc acha que consigo entrar com o mesmo valor de 25MHZ em outro modelo de placa mãe? de outra marca sem ser da positivo?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

sim, várias placas possuem cristal de 25mhz

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

oi Daniel encontrei uma placa sucata positivo unique N4100 o modelo da placa mãe é 71R-A14IE4-T820 só que estou com uma duvida tem um cristal é Y3 em cima dele está marcando KTS25.0S1F isso significa que ele é de 25M? posso colocar esse na placa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando tiver dúvidas, a melhor coisa, mais indicada é avaliar o esquema. A gente tem esse esquema aqui no fórum

Indo lá aonde está esse cristal Y3, podemos ver que é um cristal de 25mhz. Portanto, dá para usar

 

cristal 25mhz.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

oi infelizmente não serve pois esse outro que tirei da placa sucata tem 2 perninhas isso é componente smd e na placa que eu ia trocar do cliente não tem essas perninhas então não são iguais não serve, desculpa a expressão "perninhas" sei que tem outro nomes mas não recordo

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então vai precisar procurar em outras placas de sucata, ou ver se consegue uma placa igual

0

Share this post


Link to post
Share on other sites