Sign in to follow this  
Followers 0

Asus X450C placa x450cc rev 2.1 nao liga

11 posts in this topic

Bom dia. Estou com esse note na bancada. Ele veio sem a tela pq segundo disseram a mulher tacou o note no marido e caiu e quebrou. Veio so a parte de baixo. 

Ele nao liga. Conectado a bateria, acende o led de carregamento, mas dps ele comeca a piscar. Nada muda ao apertar o botao power. 

 

Conectado a fonte de bancada, nao apresentou consumo, nem msm com a bateria conectada. Mas, ao inserir os 19v,  ele fica com corrente oscilando em 0,02 e 0,00, seja com bateria ou sem. 

Verificado o botao power, ele está bom, mas nao chegam 3v nele. Fica uma corrente baixa de aproximadamente 1v oscilando em um dos terminais de onde encaixa o flat na placa.

 

Medindo os terminais onde conecta a bateria,  com a bateria conectada achei no primeiro pino e segundo pino 14 v aproximadamente e num outro 3v aprox. Ja sem a bateria, apenas os 2 primeiros pinos apresentam aprox 2.3v e um outro pino oscila 0v a 0,3v.

 

Medi terminais 1 e 8 da bios e tem 3,3v.

Medindo as bobinas, só achei tensao nas q mostrarei abaixo na foto.

A bios

20210426_110738.jpg

20210426_110711.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ta chegando os 19v no dreno do primeiro mosfet, mas no gate e source tem tensao oscilando entre 0v e 0,50v.

No segundo mosfet tem essa tensao oscilando entre 0v e 0,50 no gate e source e no dreno tem 3,5 a 4,3v oscilando.

retirei os dois mosfets pra testar e injetei tensao até 19v e o consumo ficou em 0A. Esses mosfets estao bons.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Precisa verificar a tensão de gate deles. Mais é  quase certo que um deles está  com defeito. Faça as medidas usado a fonte do notebook esquece bateria por enquanto. Verifica se a fonte está com tensão  normal 19V.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 minutes ago, Paulo.Mendes said:

Precisa verificar a tensão de gate deles. Mais é  quase certo que um deles está  com defeito.

ja retirei os dois da placa e testei fora da placa e estao bons, e chaveando corretamente. no gate deles dois tem tensao oscilando entre 0v e 0,50v.

Tensoes na pinagem do ci de charger bq25a:

Seguem as tensoes por pino: obs. Quando digo q a tensao eh de 3,5 a 4,8, por exemplo, eh pq ela fica oscilando entre esses valores.

1- 3,5 a 4,8
2 -3,5 a 4,8
3-0 a 0,30v
4- 0 a 0,30v
5- 0 a 0,9v
6-2,5
7- 0v 
8- 0 a 0,8
9- 0 a 0,6
10- 0 a 0,2
11- 2,8
12-2,8
13-2,8
14-0
15-0
16- 6v
17- 5,8
18- 2,8
19-2,8
20- 18,75

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você tem 3v e 5v na placa certo? Essas fontes devem estar ok na placa, pois tem 3v na bios ela é gerada no PWM primário

Veja se no botão de ligar você tem tensão nele (provável de ser 3v) e se apertando ele a tensão vai a nível baixo e depois desapertando volta a nível alto

Se possível testa com a fonte de bancada, e também com a fonte do equipamento.

Verifica o SuperIO se as soldas estão boas, se não há nenhuma solda estranha. Se tiver alguma solda estranha refaça.

Como a máquina tem histórico de queda, e ela tem processador soldado, PCH e memórias onboard não podemos descartar a hipótese de haver solda fria em alguns desses componentes citados.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
On 27/04/2021 14:44:42, Daniel. said:

Você tem 3v e 5v na placa certo? Essas fontes devem estar ok na placa, pois tem 3v na bios ela é gerada no PWM primário

Veja se no botão de ligar você tem tensão nele (provável de ser 3v) e se apertando ele a tensão vai a nível baixo e depois desapertando volta a nível alto

Se possível testa com a fonte de bancada, e também com a fonte do equipamento.

Verifica o SuperIO se as soldas estão boas, se não há nenhuma solda estranha. Se tiver alguma solda estranha refaça.

Como a máquina tem histórico de queda, e ela tem processador soldado, PCH e memórias onboard não podemos descartar a hipótese de haver solda fria em alguns desses componentes citados.

@Daniel. 

vc acredita q esse diagnóstico que eu fiz tava todo errado pq a minha fonte de bancada afr zero que eu comprei tava com o cabo jacaré ruim?! 

 

Diagnostico atual: a maquina nao liga, mas tenho 3v e 5v nas bobinas q envio foto. 

A maquina nao apresenta consumo sem a bateria, mesmo injetando 19v. Com a bateria conectada, apresenta consumo de 1,20A e led de carregamento aceso.

Tenho os 3v no power e ele vai a nivel baixo qnd o aperto, mas a maquina nao liga.

Tenho 19 v no dreno do mosfet de entrada e 24v no gate dele, e 19v no source. No segundo mosfet tenho 19v no source, 24v no gate e 19v no dreno.

 

Pinos 1 e 8 da bios tem os 3,3v.

 

@Paulo.Mendes

20210428_153959.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenta proceder com a regravação da Bios, 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
14 hours ago, Daniel. said:

Tenta proceder com a regravação da Bios, 

Bios regravada sem sucesso. Alg outra dica?

Tendo 3 e 5v primarios e o power button se comunicando com o super i/o indo a 0v qnd aperta e voltando a 3v, pode ainda ser o super i/o? Pq ele está com um pouco de oxidacao nas soldas

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Veja se consegue o boardview da placa localiza os pinos de alimentação do sio e o pino que recebe o sinal de Power e veja se esta recebendo o sinal quando você pressiona a chave Power.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0