Sign in to follow this  
Followers 0

outra duvida na aula de resistores

3 posts in this topic

na aula de resistores  qnd o prof Ademilson representa um esboço no quadro, o prof põe uma linha q começa recebendo tensao numa ponta, abaixo os resistores em serie e na outra ponta da linha fica o terra q é a nossa referência. Minha duvida é q eu achava q o resistor ficava sempre na linha positiva nos seus dois polos, apresentando sempre tensao dos dois lados (e se só tivesse tensao de um lado e na outra nada, ele estava com defeito), mas com a exposição no quadro, eu fikei na duvida se o terra ali estava apenas pra lembrar q estamos medindo de acordo com a referencia ou se de fato algum resistor vai ter tensao de um lado e na outra vai estar zerado por estar ligado ao gnd e nao significa q q esta com defeito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na aula sobre divisor resistivo os resistores em série formam ali no circuito um divisor de tensão. Vamos supor dois resistores de 10k por exemplo, em série, uma extremidade ligada a uma linha de 12v e a outra extremidade no terra (gnd - referência). no ponto médio entre os dois resistores formam um divisor resistivo, que no caso sendo dois resistores de valores iguais (no exemplo citado 10k), no ponto entre eles daria 6v. 

No caso de um possível defeito ou algum resistor no divisor resistivo pode abrir ou alterar o valor para mais, aí teria um defeito no divisor resistivo

Mas se os dois resistores estarem bons o divisor resistivo irá existir, só mudará valores de tensão conforme os resistores usados, o que é explicado no curso

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ele pode esta com defeito mesmo que ligado ao gnd. Veja o exemplo baixo.

Divisor.png

Se o R1128 altera seu valor ou abrir a tensão de saída do divisor será diferente. Se ele abri a tensão na saída será os mesmos 5V da entrada. Ele alterando a tensão será diferente da pretendida do calculo com base nos valores dos resistores. No exemplo a tensão seria de 1,66V na saída.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0