Sign in to follow this  
Followers 0

Dúvida das bobinas/indutores smd

7 posts in this topic

Bom dia, Professores estou com uma dúvida me tire uma dúvida: um indutor PL10 está fervendo fica ao lado do conector Jack , usando o multímetro digital na escala de continuidade ele bipa e já no multímetro analógico ele vai a zero isso ocorre com a placa desligada  em ambos os testes afinal esse componente está ruim? Obs com carregador dele não esquenta o indutor mas no meu carregador universal esquenta e o carregador dele está bom pois testei e está passando 19v.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No multímetro digital vai bipar pois um indutor (ou bobina) é um enrolamento com resistência baixíssima, e no analógico vai a zero, pois tem uma resistência baixíssima.

O fato dele estar esquentando pode ser solda fria nele, ou uma corrente maior percorrendo por ele dissipando muito calor no componente, já que na fonte original isso não acontece e na universal ele esquenta. Pode estar tentando ressoldar ele e ver se o problema para, ou substituir ele para ver se o problema se resolve. E veja o conector jack também, se possível ressolda ele.

E quanto a fontes universais tome muito cuidado com elas, geralmente causam problemas aleatórios em equipamentos, eu particularmente prefiro usar a fonte de bancada para alimentar equipamentos quando preciso.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pela explicação! no momento ainda não pude comprar a fonte de bancada! mas irei providenciar

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Professor Daniel, sei que o curso que participei foi de desktop mas gostaria de tirar mais uma dúvida se for possível claro: Meu notebook login placa-mãe compal_la-8061p_r0.4_schematics, está com um defeito estranho, ao ligar todos os leds ficam piscando e o cooler não gira, o que eu fiz até o momento e não obtive exito: verifiquei e estar presente as tensões 3v, 5v e 19v ; regravei as duas Bios da placa, não existe componentes ou CIs esquentando e a mesma continua com os leds piscando e cooler não gira. pergunto se possível claro, o que eu posso fazer mais para tentar resolver? lembrando que o notebook não é de cliente e sim meu. Obrigado de ante mão! 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tente regravar Bios novamente com outro arquivo, mas se tem as tensões certinhas e mesmo com outro arquivo de bios não resolver, desconfie do chipset com solda fria

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Professor, bom dia posso colocar essa problemática no tópico correto assim outros podem ver e ter algo parecido.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Abra tópico na área de notebooks para que possa ficar visível a todos os colegas sua questão.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0