Sign in to follow this  
Followers 0

Placa Samsung RV411 BA-41-01435A

11 posts in this topic

Bom dia, professores estou com uma placa Samsung RV411 BA-41-01435A com o seguinte defeito: ao conectar o carregador  o led verde de P5.0V_STB acende  quando acende a tensão de P3.3V_MICOM fica presente incluindo no pino 8 da Bios. 

Quando o led verde do P5.0V_STB não acende a tensão correspondente a P3.3V_MICOM, fica com a tensão de 0,7v ou 0,9v então descobri que ao entortar ou apertar a placa com a mão nas regiões próxima do PWM primário e e literalmente no meio da placa as vezes volta a estar presente a tensão P5.0V_STB.

Quando o led verde acende P5.0V_STB eu fiz o teste do botão do power e identifiquei que o botão do power está com defeito, ao conectar a placa na tomada e o led verde acendeu fiz o aterramento com um fio no GND da placa e a outra ponta  no penúltimo pino da esquerda para direita a placa acende os leds azuis da plaquinha do power, porem os outros leds na placa mãe não acende continua com o led verde do P5.0V_STB aceso, identifiquei que o processador esquentava normalmente a placa não possui cooler.

Ontem a noite fui examinar essa placa novamente e não quis mais ligar através do teste do fio, será que apareceu mais problemas?

 

Estou na dúvida seria BIOS corrompida ou o CI da BIOS defeituoso eu tentei regravara-la na placa com a garrinha da gravadora CH341A e identifiquei que ficava acendendo o led verde  do P5.0V_STB, mas como não fixava tentei tirar da placa o CI da BIOS com ferro de solda mas não consegui, estou esperando chegar a minha estação de ar que comprei na internet  ou  o defeito é no próprio CI do PWM primário.

OBS. com o led verde do  P5.0V_STB a tensão dos 19v presente em toda a placa!

O que o Senhor Acha?

Existe algum outro teste que possa ser feito? segue a imagem da placa 

 

Sem título.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faça uma resolda no pwm ou pode troca por outro,  deve está com alguma solda fria, e também verifica a alimentação dele no momento que ele não  libera a tensão  de standby.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pela dica professor vou fazer esses testes e o senhor teria a lista de dos CI PWM compatíveis que posso retirar de outras placas ? a referencia desse CI é TPS51125RGER com serigrafia U523 na placa samsung pelo boardwier

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Certo professor farei isso. Não troquei o pwm primário ainda, mas agora a placa não quer mais estartar ( acender os led azuis da placa botão power) fazendo o curto no conector como antes fazia.

E outra coisa tb professor qunado ela ligava( acendia os leds azuis da placa botão poer ) ela não acendia os outros led só ficava com o led verde aceso saberia o que poderia ser ? eu estou suspeitando do pwr de charge pois o mosfet Q506 nos pinos 7 e 8 é pra ter vdc(19v) e não tem mostra a voltagem de 0,3 mv. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá professor, eu comprei o ci pwm estou aguardando chegar, juntamente com o plaquinha botão power, pois ela não está ligando diretamente fechando o curto como antes. assim que fizer a troca posto aqui para os colegas.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia professor sobre esta placa, fiz a ressolda e continua com o mesmo problema, porém identifiquei que quando eu pressiono o super IO a luz verde do STV acende e apaga ou até mesmo acende bem fraquinha, isso significaria solda fria na super IO? e quando o led verde acende bem fraquinho o pino 8 da bios fica com 1,89V e o terceiro conector da bateria tb fica com esses 1,89V.  o que eu poderia fazer, uma ressolda da super IO ou trocar ela por outra?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Regravou a bios dessa placa?  pode ser sim solda fria no sio, mais acho pouco provável mais da uma verificada direito nele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

não regravei essa bios, porque o stb horas acende horas não e o led fica bem fraquinho e quando pressiono a super IO ele acende fraco tb mas acende. No caso fazer uma ressolda na super IO e verificar se recebe as tensão de habilitação?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0