Lenovo G405 nao liga

20 posts in this topic

bom dia 

estou com notebook lenovo G405 placa LA-9912P rev 1.0 a placa nao liga nada nao acende nenhum led quando conectado na fonte, o sio tem a tensão de limentação e ate onde entendi nasce no sio a tensão de +3v_ec como mostra a imagem abaixo onde esta o nome sio 

outra duvida é se estou olhando correto onde nasce as tensões de +3VALWP E +5VALWP na imagem abaixo ate onde entendi nasce no PU401 e PU402 nestes dois CI tenho alimentação de 19v mas nao encontro os +3VALWPS e +5VALWP que teria que estar nas bobinas ate onde entendi.

na outra imagem abaixo que sao jumper como consta o @ neles  acho que nao estao sendo usados mesmo tendo eles na placa mas nao tem tensão neles também, se alguem poder ajudar nesse problema agradeço 

03.jpg

01.jpg

02.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifica no esquema o pwm primário

Pelo que pude ver essas tensões de 3v e 5v são geradas por circuitos integrados independentes. Ambos estão gerando 3v e 5v?

E esses jumpers são para isolar a tensão gerada por estes CIs da carga que alimentam. Se alguma carga alimentada estiver em curto vai matar o funcionamento desses CIs. Separou esses jumpers para ver se muda alguma coisa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa noite professor

sim sao  gerados por ci independentes, eles nao estão gerando os 3v e 5v eu retirei os jumpers mas nao mudou ai coloquei novamente, mas verifiquei o pwm que acho eu que é o da primaria que é PU601, seria esse o pwm da primaria ? os gate da imagem abaixo, fiz o teste com multimetro e nenhum bipa, dao apenas resistencia mesmo tentando fazer o chaveamento nao da certo tentei fazer isso nos dois mosfetes, será que tem algum problema em algum deles? 

PWM.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia professor

analisando e pensando bem ja que a placa nao acende nenhum led nao seria problema da sio ? que pode ta causando todos esses problemas ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vai precisar ir separando os jumpers das fontes internas, para ver se alguma fonte interna não esteja em curto matando a placa mãe.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa noite professor

encontrei o ci PU402 esquentando comecou a aquecer antes nao aquecia 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia.

estou com uma duvida sobre o ci PU401 chega a alimentação de 19v, mas no pino 1 e 3 onde eu acho que deveria ter que é de habilitação esta zerado, mas tenho no pino 6 2,7v e no pino 5 tenho 3,1v, esse ci esquenta mas nao muito mas colocando alcool evapora rapido, sera que trocando esse ci resolveria ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser que o CI esteja com algum problema interno

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verificou curto na PL4002 é PL4004? Tensão no pino 1 dos cis? Pra placa liga  estás tensões precisam está presente. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia Paulo 

as PL estao boas tenho tensão nos cis nos seguintes pinos 7 e 8 tem 19v ai nos pino 1 e 3 nao tenho nada e nos pino 5 e 6 se nao estou enganado tenho 2,7v e 3,1v 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Precisa ver se não  tem curto na linha. Tensão pino 7 do PU402? Abra os jumpers PJ401 é PJ402 é veja se vai subir as tensões.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia Paulo 

a tensão no pino 7 do pu402 é de 19v e no pu401 no pino 7 também é de 19v removi os jumpers mas nao adiantou também

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifica se o sio está com alimentação, ele é o responsável de habilita estes cis.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Professor

sim alimentação eu tenho no sio todos os pads de alimentação tem os 3v, eu ate ja tinha visto antes 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

pino 7 do Ci PU402 deve ser 5V. 19V é no pino 8. Se estiver 5V no pino 7, ai você verifica o sinal EC_ON pino 112 do SIO deve esta com 3,3V, se estiver zerado, verifica se tem curto neste pino.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa noite professor Paulo 

no pino 112 tenho os 3v no pino 7 do pu 402 eu estava medindo errado desculpe por isso, a contagem dos pinos é anti-horario correto? entao no pino 7 tenho 0v e no pino 8 tem os 19v 

CM211019-193233001.jpg

CM211019-193251002.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Procure na placa o PR407 e veja se o sinal EC_ON esta passando nele?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde professor sim tem o sinal ec_on mas o PR407 nao consta na placa mas tem os pad dele e ali tem e chega no pu402, e o pu401 ate troquei o componente e mesmo assim esquenta 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então tem tensão de EN 3V no pino 1 do CI PU401 e PU402 né isso? Verifica o PC430 ligado ao pino 7 do Pu402 veja se esta ok. injete tensão na PL402 e PL402 veja o consumo.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites