Sign in to follow this  
Followers 0

Teste de componentes

5 posts in this topic

Prof. tenho muitas dúvidas sobre os testes de componentes. Nos vídeos vi que pode ser direto na placa, fora da placa, com a placa conectada ao carregador, sem estar conectada. Em outros momentos que simulo aqui com o múltimetro que comprei ele não apita e mostra 1 na tela (continuidade). Isso quer dizer o quê?. Algumas vezes não entendo o que querem dizer as medidas. Como posso melhorar nessa questão de testes de componentes, por favor? Meu nível é iniciante, primeira vez que estou vendo as placas-mãe.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Teste de funcionamento de componentes deve ser sempre se fazer fora da placa. pode ser testando na placa? claro pode, mais a placa precisa está sem alimentação. A placa deve esta alimentada quando for medir tensão em um determinado ponto ou componente.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo que entendi não há uma regra então... sobre a marcação no multímetro na escala de continuidade que fica aparecendo "1" isso quer dizer o quê? Por exemplo, tem capacitor que apresenta resistência e tem capacitor que apresenta "1".

Prof., por gentileza, as perguntas que foram direcionadas para o fórum de eletrônica, eu poderei acessar de que forma? Não tenho acesso ao fórum de eletrônica.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Existe teste de tensão em determinados pontos da placa, quando se precisa saber se há tensão em determinada fonte interna por exemplo, ou se precisa seguir a tensão de entrada para ver se ela está seguindo do jack até os mosfets de entrada, etc. Testes de tensão são feitos na escala de tensão contínua 

Existe teste do componente, esse sem a placa estar energizada, e de preferência com o componente fora da placa, se há dúvidas acerca de um mosfet ou diodo no circuito aonde ele está o bom é retirar ele e fazer o teste do componente fora da placa com o multímetro, pois as vezes o componente na placa pode dar um "resultado" na placa e outro fora, vamos supor que um capacitor cerâmico dê um valor de resistência em um determinado circuito, e fora dele não, então podemos supor que a linha onde esse capacitor esteja está com um curto, ou seja, ou um outro capacitor nessa malha esteja danificado, dando a sensação que vários estejam, mas ao testar fora verá que muitos não estarão.

E quanto a questão do multimetro, o "1" significa que o circuito está aberto, ou seja, sem resistëncia nenhuma quando encosta as ponteiras, se há algum valor na escala de continuidade, dependendo do valor apresentado seu multímetro poderá emitir um bipe sonoro. Quando há um valor na escala de continuidade é porque o circuito apresenta alguma resistência, ou um curto quando o valor vai praticamente a zero.

E quanto a questão do fórum de eletrônica, somente os alunos que fizeram o curso de eletrônica , tem acesso a área de eletrônica. Como aqui no fórum, diz que é aluna do curso de notebook, suas dúvidas poderão ser debatidas na área de notebook. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigada pelo retorno. Vou ver amanhã novamente para absorver as informações.

As outras dúvidas postei aqui mesmo no fórum de notebook e aparecem como movidas para eletrônica. Tirei um print aqui do que aparece para mim. Ao selecionar me direciona para a tela de "sem acesso" o que está correto pois o único curso que eu comprei foi o de note. Mas como vou ver a resposta?

Tela.PNG

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0