Sign in to follow this  
Followers 0

Aula DIODO

5 posts in this topic

Observe a imagem a baixo dois diodo internos de um mosfet. No primeiro mosfet, o diodo esta diretamente polarizado, no segundo está inversamente polarizado.

Diodo.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual o comportamento do diodo quando diretamente polarizado?

Nesse tipo de polarização o polo positivo da fonte de tensão está conectado ao lado positivo do diodo (no caso o anodo). Isso faz com que o lado positivo torne-se ainda mais positivo, e o lado negativo do diodo (no caso o catodo), ainda mais negativo. ...

Vamos a um exemplo prático, um circuito envolvendo um diodo e uma lampada

polarizado diretamente.png

Quando o diodo está diretamente polarizado ele conduz a tensão de anodo para catodo, ou seja o percurso da tensão elétrica percorre o diodo e chega até a lâmpada.

No circuito que foi mostrado do mosfet lá o primeiro está polarizado diretamente, ele recebe os 19v proveniente da fonte de alimentação em seu dreno e libera esses 19v no source, note que há um diodo interno no mosfet, de dreno para source, ou seja o anodo desse mosfet está no dreno e o anodo está no source.

Já no segundo mosfet ele está polarizado inversamente, e no contexto do circuito ele está ali com a finalidade de proteção em casos de algum problema na placa, de alguma fonte interna que tenha problemas como um curto por exemplo, esse segundo mosfet entra em proteção quando detecta alguma anormalidade na placa, de alguma fonte interna que dependa desses 19v.

E para ficar melhor entendido, esse segundo mosfet ele só é acionado pelo terminal gate, geralmente controlado pelo CI PWM, e ele só bloqueia quando é detactado anormalidade na placa. Esse circuito geralmente é chamado de circuito de proteção. Sem ele, os 19v entrariam direto sem critério, e caso alguma outra fonte chaveada estivesse com problemas haveria um estrago maior na placa

Espero que tenha compreendido.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0