Sign in to follow this  
Followers 0

dell inspiron 3421

7 posts in this topic

boa tarde 

estou com um notebook dell com curto na entrada a placa é pwb 5J8Y4 REVA00 encontrei o mosfete com defeito ele super aquece ai quando removo o curto some, coloquei um mosfete novo e deu o mesmo defeito, oque poderia ser ?

Sem título.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual o mosfet em questão que aquece? Veja se após ele tem curto na linha. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde professor

encontrei o defeito nao era nos mosfets e sim no resistor que estava depois do mosfete PU4002 no caso seria o PR4002 eu retirei o resistor e sumiu o curto, o valor do resistor é R010 que seria 10m correto? eu poderia ligar a placa para testar sem o resistor? nao sei se vou ter esse modelo de resistor aqui nas placas que tenho 

CM211117-173620001.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O defeito não vai ser o resistor...

Este resistor é chamado de "separador" da linha Vin inicial para o restante da placa, então o curto vai estar em um dos terminais onde esse diodo está soldado. Com ele fora, veja qual dos lados vai dar curto com o terra, e aí use a fonte de bancada para injetar uma tensão baixa começando de 1v 2v e vai aumentando até sentir a corrente subir, dessa forma provavelmente achará o componente danificado pois irá dissipar calor, só não suba muito a tensão pois dependendo de onde tiver o curto pode danificar mais setores.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

ola professor

 

vamos ver se eu entendi é para injetar tensão onde estava o resistor que tirei ? ou seria em algum diodo ali da placa ? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No resistor que tirou.

Esse resistor ele faz a separação da "alta" 19v. Quando retirou ele um lado do pad da placa vai para o lado dos mosfets de entrada e DC Jack e o outro lado vai para o restante do circuito, para alimentar as demais etapas do notebook. Certo?

Entendendo isso, você antes de injetar tensão, vai ver qual lado está em curto pro terra, certo? O lado que estiver em curto pro terra será o lado a ser injetado tensão, e como disse começa com 1v 2v e vai vendo o consumo de corrente, e ai você vai tocando na placa para ver se acha algum local aquecendo, porque se achou alto consumo na fonte é porque tem componente drenando esse consumo para o terra, e o componente dissipa calor... Dessa forma achará o possível culpado 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde professor

realizei o teste de injetar tensão, cheguei ate 2v e o consumo foi ate 1amper, mas nao senti nada esquentar, hoje pela manha analisei mais esquema eletrico e apos esse resistir no esquema fala que tem outro mosfet e depois vai para um outro mosfet duplo vou analisar esses também, mas vou demora um tempo porque amanha tenho um cirugia a fazer vou fica uns dias fora, caso eu nao de retorno aqui tao breve so peço que nao feche esse topico que logo voltarei 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0