Sign in to follow this  
Followers 0

NOTEBOOK ITAUTEC W7535

19 posts in this topic

Fala pessoal! Chegou aqui um notebook da itautec modelo w7535,  placa:6-71-W24H0-D02A.GP.

Ele liga e com pouco tempo desliga sozinho. Reparei que alguém retirou o ci PU7 e fez um jumper da linha positiva do c110 para o pino 1 do ci e outro jumper do pino 3 do ci para o resistor 226. Há tensão de entrada no pino 3 do ci, e também nos pinos dos jumpers, os 19v estão lá, porém os pinos 5,6,7,e 8 não têm pads. o pino 6 (PWR_SW#) tem conexão com o r604 e está envindo uma tensão de 3.3v para o U23 pino 18. 

Qual seria um possível dignóstico desse problema?   

Já agradeço de antemão

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Primeiramente, sem o esquema elétrico vamos ficar em hipóteses...

Segue esquema elétrico 

Este CI PU7 é o famoso P2808B0 que o pessoal insiste em fazer jumper sem entender o que tá fazendo e um problema neste circuito pode danificar o SuperIO

5a79c398f3802_Semttulo.png.bf89be2123b67

Entenda uma adaptação que é feita, invés de simplesmente colocar jumpers.

Temos um link aqui no fórum já mencionando esse defeito

O ideal seria ter uma placa sucata dessas que tenha esse CI "inteiro" e realizar a troca do mesmo, para manter as características originais da placa, mas tenta entender primeiro o funcionamento dessa adaptação para que possa entender a função desse CI na placa.

E informe também em quanto tempo o equipamento desliga e se acontece mais alguma outra coisa na placa como algum ou alguns leds que possam piscar antes da máquina desligar

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Massa Daniel. Vou dar uma conferida e volto com os detalhes em comento.

Eu tenho o esquema elétrico desta placa. Se não me engano foi você mesmo que me concedeu quando perguntei se alguém tinha tal esquema. 

O que acontece é o seguinte, pelo menos no meu caso, a plataforma não tem aceitado nenhuma imagem que tento postar, sempre aparece uma mensagem dizendo: "Houve um problema no processamento do arquivo enviado - 200." Já falei com o pessoal responsável pela plataforma mas não obtive uma solução para isso. Gostaria de compartilhar imagens também.   mas...

De qualquer maneira vocês têm me ajudado muito! Grato à vocês.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando precisar enviar alguma imagem, faz upload no google drive, e compartilha o link da imagem que hospedar lá, assim a gente abre e confere. As vezes a plataforma não sobe algumas imagens então quando isso acontece, upa no google e deixa o link aqui

Agradeço pelo retorno.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Massa Daniel. Vou dar uma conferida e volto com os detalhes em comento.

Eu tenho o esquema elétrico desta placa. Se não me engano foi você mesmo que me concedeu quando perguntei se alguém tinha tal esquema. 

O que acontece é o seguinte, pelo menos no meu caso, a plataforma não tem aceitado nenhuma imagem que tento postar, sempre aparece uma mensagem dizendo: "Houve um problema no processamento do arquivo enviado - 200." Já falei com o pessoal responsável pela plataforma mas não obtive uma solução para isso. Gostaria de compartilhar imagens também.   mas...

De qualquer maneira vocês têm me ajudado muito! Grato à vocês.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faça este procedimento se a placa não  liga daremos continuidade na análise.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O dono do notebook dise que está desligando sozinho de 15 a 20 minutos...ontem testei...com mais ou menos 30 minutos desligava.

Um dos leds laranja desligam juntamente com o cooler com 1 a 2 segundos, assim que apertamos o botão de ligar.

O pq25 parece não estar chaveando, temos 19v no source e no dreno, tanto com a placa ligada como desligada. 

O PU7, como já dito não tem mais os pads 5,6,7 e 8, não há a possibilidade de ressoldar um outro P2808.

O pr604 tem os 3.3v (está ligado ao pad nº 6 do 2808), e o pad nº 3 também tem 3.3v.

O pino nº 100 do ite8518 não está recebendo alimentação, seja com a placa ligada ou somente com a fonte conectada à placa.

O notebook funciona, porém com uns 30 minutos fatalmente desligará.

https://drive.google.com/file/d/1IOpiCsaZuXRzKrM8JF4egCdL0n_e8TiS/view?usp=sharing

Não sei se o link acima vai dar certo para verem a imagem. O rapaz fez os jumpers dessa maneira. Acredito que o problema tem a ver com essa ligação que ele fez.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O fato de está desligado pode ser falha de chip set. Se fosse falha no Sertor do pu7 não  ligaria.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu vi a foto do jumper que foi feito, está bem estranho, antes de qualquer coisa eu refazia iu arrumava uma placa sucata dessas com o P2808 e trocava, mas a adaptação correta já garante um resultado satisfatório aí na adaptação, não é que vá resolver o problema de desligar. O desligamento pode ser falha no dissipador de calor que não está conduzindo o calor perfeitamente e ele desliga sempre em um mesmo espaçõ de tempo, pode ser Bios, ou o próprio PCH com problema.

Veja como o jumper deveria ser feito junto com os componentes

burlar_P2808P0.jpg.c940addc2f8ddbf215d90

Mas eu começaria a desconfiar da Bios. O ideal seria gravar a Bios em outro CI com outro arquivo sabidamente bom, para testar também.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse jumper esta feito da forma errada veja o vídeo que postei a cima. Faça é veremos com fica o comportamento da placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Exatamente, faça como o amigo Paulo disse, veja o vídeo, refaça o jumper, analisa o comportamento da máquina a´pos ter feito o jumper

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal,como no vídeo medi o pad 3 e tem os 3.3v. Gostaria de saber se no lugar dos diodos 1n4148 poderia colocar 1n4733, pois não tenho o outro? Teria algum problema?

Lembrando, o notebook está funcionando, aceita os comandos de ligar e desligar, o cooler aciona, internet funcionando, dá video, mouse pad normal etc...o problema é somente o desligamento automático. 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu testaria outro dissipador de calor e outro procesador, vai que um deles esteja com problema

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia pessoal!

Fiz a troca dos diodos conforme o vídeo, mas ficou pior, além de continuar desligando está lento também. 

Quando conecta a fonte liga sozinho.

Esse tá dando trabalho viu!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa maquina está com defeito neste chip gráfico da muito defeito nesta placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O diodo tem que ser 1N4148 pois o 1N4733 é um diodo zener de 5.1v Não da certo. O diodo 1N4148 tem em qualquer lojinha de eletrônica, é bem fácil de achar ele

Mas pelos sintomas aí pode ser problema no chip gráfico ou até mesmo no SuperIO

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caso seu cliente concorde com o serviço, avise que é um procedimento arriscado, pode ser que dê certo ou não, risco do notebook parar de vez. Sempre informe antes de mexer, valores para isso, até porque se o cliente não quiser pagar pela tentativa de reparo e não concorde com os riscos da troca de um componente desses, melhor entregar como está.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0