Notebook acer- placa la-6901p não liga

13 posts in this topic

Boa noite a todos

Esse notebook acer chegou pra mim de um cliente alegando que ele só ligava sem bateria, desmontei e percebi que um dos mosfet de entrada do circuito de charge (PQ07) estava estufado e em curto pois verificando com o multimetro todas as 8 pernas estavam apitando, então realizei a substituição, mas agora a voltagem de 19v vai pra outro lado medindo no source do mosfet novo que coloquei sempre oscilando entre 19v,10v, 4v, 8v e 18v, e com tempo sempre fica fixo em 4v e com isso as tensões primarias não aparece e o notebook não liga, alguém já teve esse tipo de problema e conseguiu resolver?

01.JPG

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você pode ter alguma fuga após esse PQ7. Remove o PR14 e veja se nos drenos do PQ7 vai normalizar a tensão. Tem uma fuga aí na alta ainda

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, Daniel. disse:

Você pode ter alguma fuga após esse PQ7. Remove o PR14 e veja se nos drenos do PQ7 vai normalizar a tensão. Tem uma fuga aí na alta ainda

Fiz isso mas o problema continua, será que o PQ6 possa esta com fulga? ou problema de chaveamento? acho que vou remover ele pra testar fora da placa

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, ronantm disse:

Fiz isso mas o problema continua, será que o PQ6 possa esta com fulga? ou problema de chaveamento? acho que vou remover ele pra testar fora da placa

Removi o mosfet e fiz  uns testes, só não consegui armar e desarmar o chaveamento dele, coloquei ponteira positiva no source e negativo no gaite e nada de armar ou desarmar, mas ele esta conduzindo normal de dreno para source

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No gaite dos dois mosfets creio que teria que chegar uma tensão de 9v a 9,5v para para fazer o chaveamento sendo assim essa tensão que no caso teria que está caindo sobre os dois resistores PR17 e PR27 fazendo assim a divisão dá tensao, mas nos gaites percebi tensão de 19v talvez sejá isso que possa esta causando problema não?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual a tensão no dreno do Q7? Verificou se tem curto em dreno dele? Ci charge verificou as alimentações?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 24/12/2022 13:30:13, Paulo.Mendes disse:

Qual a tensão no dreno do Q7? Verificou se tem curto em dreno dele? Ci charge verificou as alimentações?

 fica com 19v variando para 8v, 10v, 7v, 5v, e depois fica fixo em 4v, como falei acima esse notebook chegou pra mim com o mosfet PQ7 estufado e em curto, fiz a troca e agora os 19v não passa para o outro lado, já troquei os dois mosfets de entrada e nada, no Ci de charge chega sim os 19v, e no pino 23, 15 e 3 não tem tensão nenhuma.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

estou com dúvidas se pra ocorrer chaveamento dos mosfets depende do bom funcionanmento do ci de charge talvez ele esteja com problemas

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

SIm! Veja a alimentação do ci  pino 24, tensão pino 23, e pino 15. Antes veja se tem curto em relação ao gnd no PR14.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 30/12/2022 10:23:37, Paulo.Mendes disse:

SIm! Veja a alimentação do ci  pino 24, tensão pino 23, e pino 15. Antes veja se tem curto em relação ao gnd no PR14.

no pino 24 esta chegando 18.8v, no pino 23 sem tensão nenhuma e no pin 15 esta chegando 5v, como verifico esse curto no PR14? ele tem pino gnd? mas creio que o problema não é ele pois eu retirei ele pra testar se o problema continuava e continuou.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 05/01/2023 10:49:59, Paulo.Mendes disse:

Ponta preta no gnd e vermelha no PR14.

Em 05/01/2023 10:49:59, Paulo.Mendes disse:

Ponta preta no gnd e vermelha no PR14.

Já foi resolvido, era problema no resistor pr17 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns pelo reparo, e obrigado pelo retorno com a solução.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites