Placa com curto no VCORE

4 posts in this topic

 

bom dia amigos!

estou com uma placa que possui curto no vcore, com isso removi a bobina e o pwm do circuito e o curto continua 

injetei tensão de 0.800mv e apresentou na linha 1.4a de corrente porém nada esquenta já usei Isopropílico e breu e não encontro nada que esquente 

possivelmente seja algum capacitor em curto total com o GND porém existe alguma forma de encontra-lo sem a necessidade remover 1 por 1 até encontrar?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você precisa saber para qual lado da bobina o curto está, se é do lado do PWM ou do lado do processador. Se for do lado do processador ele certamente se danificou, que é bem comum e acontecer em processadores soldados quando há um dano elétrico no setor de Vcore. Verifica os transistores deste setor, e checa visualmente os capacitores cerâmicos desta etapa, mas se está injetndo tensão e nada dissipa calor, talvez só ache com a câmera termográfica, pois ela é bem sensível a pequenas oscilações de temperatura. No caso de nada "esquentar", pode ser qualquer outra fonte chaveada interna que também seja alimentada pela mesma tensão. Aí vai ser mais um trabalho de análise visual e paciência mesmo

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Professor, 

 

Fiquei um pouco confuso com esse Esquema Elétrico como também não encontrei datasheet desse pwm e outros componentes o senhor verificar essa informação da direção do curto por gentileza

+VCCGT, +VCCST, +VCCCORE estão em curto total referente ao GND nesse circuito, estou usando multímetro analógico para conferir as resistências, coloquei em anexo o esquema da placa

 

Me ajudaria e muito na compreensão desse problema, dede já agradeço bastante 

 

X540UBR REV2.0 (BDV) PDF .pdf

ASUS X540UBR REV2.0 PDF .pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Levante as bobinas referentes a estes circuitos, para saber pra onde está o curto. Há uma grande possibilidade do curto estar no processador.

Levantando as bobinas do Vcore, você vai ter uma ideia de qual fonte interna está em curto. Como alegou não ser fuga e sim um curto total é muito provável que o processador está danificado, por isso a necessidade de levantar bobinas do Vcore. Lembrando que a resistência da linha de Vcore é baixa, mas se está indo a zero o seu multímetro aí é curto.

E como disse que injetou tensão e o consumo ficou alto, e nada dissipou calor é bem provável que o processador tenha sido danificado.

Verifique todas as fontes internas, ou seja todas as bobinas, se só a do vcore estiver acusando curto, é bem provável que seja o processador danificado já que nada mais dissipou calor. Por essa corrente que citou, se fosse um cerâmico já haveria uma dissipação de calor mesmo que pouca, o que o breu detectaria.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites