Sign in to follow this  
Followers 0

Placa 6-71-w54t0-d03 black light

12 posts in this topic

boa tarde professor

estou com a placa 6-71-w54t0-d03 do positivo premiu xs4505 que a tela esta escura com black light , notei que o pino 23 do conector onde chega INV_BLON esta dando 0046v que o mesmo que vem o circuito abaixo que estou enviando em anexo, neste caso a minha duvida seria, teria que ter 3v indo para o pino 23, ou entendi errado o circuito ? será que se eu injetar tensão no pino 23 a imagem ficaria normal? se poder dar uma ajuda agradeço muito obrigado

Sem título.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem provável que sim, mas verifique esses transistores, resistores e capacitores, o defeito pode estar se originando por aí, ou aonde "nasce" o 3.3VS

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa noite 

analisei os circuitos a onde nasce esta tudo ok, nos resistores proximos ao Q31 e Q34 esta tudo certo 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Está vindo sinal de BLON_N até o R1046 e chegando até a base do Q34? O transistor bipolar Q34 está bom? Pois na saturação do Q34 forma-se o divisor resistivo que vai chavear o Q31. Geralmente um desses transistores podem dar problemas, ou o bipolar Q34 ou o mosfet Q31

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia professor

analisando sua dica, ontem deixei passar uma coisa, o sinal BLON_N nao esta cegando no R1046 olhei com ociloscopio e nao tem nada, e esse sinal vem do processador/pch, este sinal seria um pulso para liberar os 3v para o conector lvds, correto ? entao se eu colocar os 3v no conector voltaria dar imagem normal?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sem este BLON_N para ir na base do Q34, o circuito não vai funcionar. Bem provável de ter que simular esses 3v onde está ausente mesmo. Mas você testou o Q34 e Q31?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Q34  base Fica oscilando entre 3v e 700mv  emissor:50mv coletor 3v

Q31 dreno 52mv source 53mv gate 3v

agora sem o Q31,  DRENO: 3V     SOURCE: 48mv   GATE: 3V

as tensoes do Q34 ficam igual com ou sem o Q31

testei os dois mosfet fora da placa nenhum beepa fica somente OL, o Q31 na escala de diodo esta dando 570 oque julgo normal entre source e dreno 

testando o Q31 entre base e coletor tem uma queda de tensão de 740 e entre base e emissor 737, colocando a ponta preta na base tudo fica em OL,

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

E Q34 é um transistor bipolar. Quem é um transistor mosfet é o Q31.

Nenhum dos resistores está aberto ou alterado?

Quando o Q34 está fora da placa, a tensão no pad da base de Q34 fica quantos volts?

Na dúvida, troque esses transistores.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

no pad da base fica 0v vou ver se tenho esses componente e trocar, os resistores estao certos 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Injete 3V na base  do Q34 com placa ligada ai veja a tensão no dreno do Q31. depois veja a origem do sinal BLON_N

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia Paulo 

eu injetei a tensão como voce falou e aqueceu uma regiao que nao tem nada tanto de uma lado como do outro lado da placa, entao fiz um jumper do pino 1 ate o pino 23 e resolveu o problema estou anexando as imagem para melhor entendimento, como foi resolvido o problema claro que nao do modo correto mas fiz o jumper com consentimento do cliente, entao pode encerrar o topico, muito obrigado pela ajuda como sua e também do professor Daniel

20230301_193620.jpg

20230301_193634.jpg

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal. Parabéns pelo reparo e obrigado pelo feedback. O que pode ter ocorrido é trilha rompida entre camadas da placa, mas se resolve jumpeando já que uma tensão de 3v que venha de um local que seja "suspend", só aparece ao estartar a placa, vai resolver. É que sempre tem de prezar para um reparo dentro da originalidade, mas quando se tem um segundo recurso, porque o primeiro recurso não dá sucesso, é fazer e correr pro abraço.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0