Posted 13 March boa tarde estou com um problema numa placa asrock A320M-HD como nao encontrei esquema estou somente com boardview, a placa nao liga entao notei que a bobina proxima ao processador aquece bastante, fiz o teste nos capacitores proximas tudo certo ate removi um capacitor eletrolitico que estava estufado mas mesmo assim a bobina fica aquecendo, tem 1 mosfet que é de alta e tem 12v no dreno 12v no gate e source tb, mas a bobina que esquenta é a PL5 e a bobina que pertence ao mosfet que estava deixando passar os 12v é a PL6, qual motivo a PL5 esquentaria? testando os mosfet o que deixava passar os 12v esta bipando direto, os outros mosfet nao bipa de nenhum jeito e nem da resistencia so fica OL no multimetro. estou anexando o boardview para ajudar na analise e claro para deixar disponivel no forum tb ASROCK_A320M-HDV_1.04(70-MXB3T0-A01) (1) [DIAGRAMAS.COM.BR].fz 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 14 March Teste os mosfets de alta e baixa do vcore e veja se tem mais algum capacitor ruim, mas o provável aí é o CI PWM do vcore que deve estar com defeito 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 15 March boa tarde professor a placa troquei 1 mosfet e dois capacitores eletroliticos a placa funcionou por um tempo e voltou a dar problema novamente, estou pensando agora no pwm tb mas aquece proximo aos mosfet do vcore que ficam na parte de cima da placa proximo a PL5 e PL6 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 15 March Pode ser o pwm, veja os mosfets pois pode ter danificado devido ao pwm. Cheque os outros eletrolíticos do vcore também. 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 16 March boa tarde professor o cliente preferiu fazer um upgrade na maquina, mas detectei o pwm com defeito e tb agora o outro capacitor eletrolitico proximo ao p4, mas como ele vai fazer upgrande pode fechar o topico muito obrigado grande abraço 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 16 March Pwm com defeito encurta as possibilidades, pois nem sempre vamos ter outro para colocar no local, mas pelo menos pega a placa como sucata, sempre bom para reaproveitar componentes para outras placas que entram. Não dá para ganhar todas... Mas que bom que o cliente quis fazer upgrade, vai ficar com um equipamento melhor e uma placa nova, mais seguro... Agradeço muito pelo feedback. Grande abraço! Deus abençoe! 0 Share this post Link to post Share on other sites