Sign in to follow this  
Followers 0

placa A320M-HD nao liga

6 posts in this topic

boa tarde

estou com um problema numa placa asrock A320M-HD como nao encontrei esquema estou somente com boardview, a placa nao liga entao notei que a bobina proxima ao processador aquece bastante, fiz o teste nos capacitores proximas tudo certo ate removi um capacitor eletrolitico que estava estufado mas mesmo assim a bobina fica aquecendo, tem 1 mosfet que é de alta e tem 12v no dreno 12v no gate e source tb, mas a bobina que esquenta é a PL5 e a bobina que pertence ao mosfet que estava deixando passar os 12v é a PL6, qual motivo a PL5 esquentaria? testando os mosfet o que deixava passar os 12v esta bipando direto, os outros mosfet nao bipa de nenhum jeito e nem da resistencia so fica OL no multimetro. estou anexando o boardview para ajudar na analise e claro para deixar disponivel no forum tb

ASROCK_A320M-HDV_1.04(70-MXB3T0-A01) (1) [DIAGRAMAS.COM.BR].fz

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Teste os mosfets de alta e baixa do vcore e veja se tem mais algum capacitor ruim, mas o provável aí é o CI PWM do vcore que deve estar com defeito

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde professor

a placa troquei 1 mosfet e dois capacitores eletroliticos a placa funcionou por um tempo e voltou a dar problema novamente, estou pensando agora no pwm tb mas aquece proximo aos mosfet do vcore que ficam na parte de cima da placa proximo a PL5 e PL6

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser o pwm, veja os mosfets pois pode ter danificado devido ao pwm. Cheque os outros eletrolíticos do vcore também.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde professor

o cliente preferiu fazer um upgrade na maquina, mas detectei o pwm com defeito e  tb agora o outro capacitor eletrolitico proximo ao p4, mas como ele vai fazer upgrande pode fechar o topico muito obrigado 

grande abraço

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pwm com defeito encurta as possibilidades, pois nem sempre vamos ter outro para colocar no local, mas pelo menos pega a placa como sucata, sempre bom para reaproveitar componentes para outras placas que entram. 

Não dá para ganhar todas... Mas que bom que o cliente quis fazer upgrade, vai ficar com um equipamento melhor e uma placa nova, mais seguro...

Agradeço muito pelo feedback. Grande abraço! Deus abençoe!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0