SANSUNG - SCALA2-R BA41-01473A . Desligando.

17 posts in this topic

Boa tarde. Conclui o " Curso de Notebooks " recentemente e ainda não tenho experiência suficiente para caminhar sozinho. Tenho um Sansung rf511, intel Core i5, 8GB de memória Ram DDR e HD Sata SSD 240GB. Ele funciona normalmente com a bateria e quando coloco a fonte de tensão ele acelera o cooler e desliga imediatamente. Fiz as análises na placa e vi que tem todas as tensões necessárias na mesma: 19V, 5V, 3,3V, 1,5V, 1,3V e 12V na bobina próxima a bateria e ainda não consegui resolver o mistério. Coloquei a placa no gabinete, liguei a mesma na bateria, na fonte de tensão e fui adicionando os periféricos, um à um até chegar no SSD. Quando adicionei o SSD o notebook desligou, liguei ele novamente sem a fonte de tensão e ele funcionou normalmente. Já testei o SSD em outro notebook e não causou nenhum problema. Solicitei o esquema elétrico à vocês, que me foi enviado, mas não consegui interpretar com clareza para identificar o problema. Já substitui o Nec Tokin por 3 de tântalo 470uf 2.5V ps3 e não tenho osciloscópio para análise mais profunda. Vocês podem me dar uma ajuda? Desde já agradeço pela atenção.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Coloque 4 de tantalo 470uf invés de três somente, para ver se muda a situação

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite Daniel. Fiz o que você me recomendou, coloquei mais um capacitor de 470uf e aconteceu o seguinte: Liguei a máquina e pra minha surpresa ela funcionou redondinha durante 3h30min e desligou. Fui ligar a mesma, iniciou o windows e desligou imediatammente. Moral da história, ela trabalhou só na bateria, descarregou totalmente e agora não carrega mais, e sem a bateria ele não funciona. Antes, com a máquina desligada, a fonte carregava a bateria e agora nem isso está fazendo. Ainda não consegui solucionar o mistério. Tem algum palpite?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Revise os capacitores que instalou, pode ter algum deles danificado. Veja também o caminho da linha de 19v se está tudo ok com a tensão dos 19v na placa, se chega alimentação para o CI PWM que gera 3v e 5v, analisa também o circuito de carga, veja se não tem nada danificado neste circuito.

Na pior das hipóteses, o pch entrou em curto

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite Daniel. Os capacitores de tântalo me parecem bons, afinal a máquina funcionou redonda até acabar a carga da bateria. Coloquei a fonte de bancada em 2v e liguei na placa, esquentou todos os mosfets, capacitores e não entendi nada. Fui tirar um capacitor que queimou o meu dedo e arrebentei um terminal dele. Estou tentando comprar o mesmo capacitor para substituir e não estou encontrando. Já pesquisei no ML, Aliexpres e em vários outros lugares. Coloco o código que está no capacitor e não aparece nada, talvez possa colocar um equivalente, não sei, segue foto em anexo do mesmo. Estou totalmente perdido, afinal estou começando e não tenho conhecimento para essa empreitada. Você pode me ajudar quanto ao capacitor?

20231108_225014.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não consegui decifrar esse código do capacitor quanto a tensão dele, não achei uma tabela específica na internet e não o localisei no esquema elétrico.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite Daniel. Eu fiquei um tempo fora, por motivos pessoais, e estou de volta. Estou tendo muita dificuldade para encontrar o local dos componentes nesta placa com o esquema pois, ela não é serigrafada. Existe algum jeito de resolver isso, neste caso? desde já agradeço pela atenção.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
19 horas atrás, Claudio disse:

 Em tempo:

Esta placa tem " BOARDVIEW"?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite Daniel. Algo deu errado, não consigo abrir o arquivo, diz que está corrompido.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aqui baixei e abriu normal, arquivo está com a extensão CAD, vai abrir nos programas CAD ou Boardviewer

Segue site com todos os programas que tem disponível para abrir várias extensões de boardview

http://laptopserviz.bg/enview/bvsoft/

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok Daniel, consegui abrir mas os componentes estão em locais muito diferentes com relação a placa. Vou ter que estudar mais, adquirir mais conhecimento porque até agora não foi o bastante, estou totalmente perdido. Vou encerrar aqui no fórum, desde já agradeço pela atenção e grande abraço à todos!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para este equipamento o boardview idêntico não se acha, então o que lhe foi disponibilizado "passa perto", tem algumas diferenças, mas a dica é ver de qual circuito o capacitor que precisa saber as características ele está inserido

De um modo geral, toda fonte interna, ela tem uma "construção", ou seja, é composta em sua grande maioria por um CI PWM, mosfets, bobina e capacitor de filtro, então de posse dessa informação, se você precisa saber sobre algum componente e você localizou de qual fonte interna ele pertence, vamos citar um exemplo, que esse capacitor seja do circuito de Vcore, responsável pela filtragem da tensão Vcore, e ele está ruim, você vai no esquema elétrico, localiza esse setor. Como assim? Vê na placa qual CI PWM está nesse setor, os mosfets, bobina e capacitor de filtragem, e busca no esquema elétrico o circuito relativo a esse PWM, e vai seguindo as linhas. Ah, tem um capacitor ruim, veja em qual componente ele está ligado e vai comparando no esquema, e tenta visualizar o possível local no boardview, que nem sempre vai estar na posição correta, mas se começar a mapear, depois fica mais tranquilo.

Tem placas que esquema e boardview não bate 100% aí a análise fica um pouco mais criteriosa, mas você entendendo por esse lado, as dificuldades vão com a prática sendo sanadas. Procurando a referência da serigrafia no boardview e indo procurar no esquema, você vai mapeando para uma análise.

E no caso desse capacitor que colocou a foto ele é do circuito de filtragem de alguma fonte chaveada interna, pode ser do vcore, por exemplo, e se pegar uma outra placa mãe de notebook vai achar esse capacitor de 330uf com tensão de trabalho de geralmente 2,5v

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok Daniel. Eu vou continuar tentando e se conseguir ter sucesso aviso você por aqui. Muito obrigado pelas dicas.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites