Sign in to follow this  
Followers 0

dell inspiron n5110 Dell Inspiron N5110 - Leitura de esquema elétrico

6 posts in this topic

Boa tarde a todos.

 

Terminei o curso de Manutenção de Notebooks 3.0 e achei sensacional. No entanto, hoje, tenho o meu primeiro acesso aqui no fórum e experimentando o uso desta importante sala para os recém-chegados como eu.

Eu peguei aqui o esquema elétrico do Dell Inspiron N5110 e estou tendo dificuldade de leitura, pois, de acordo com o curso, procurei pelas siglas "GND", "Jack DC Power", "Power GND" e tive dificuldades de encontrar. Quero ter uma ideia geral da placa-mãe, pois o notebook que tenho aqui está com a entrada USB do lado esquerdo quebrada e penso em trocar ou fazer um conserto. Não sei ao certo se está na página 83.

Enfim, se puderem me ajudar com a leitura agradeço. Sei que a USB está bem próximo do DC JACK. Tem um problema também no DC JACK dele. Por isso procurei assim e também seguir conforme explicação do vídeo no curso e tentar consertar dois problemas de uma só vez.

Quero me dedicar a isso e ficar craque como vocês aqui do fórum em meus consertos.

 

Abraço a todos e obrigado!

dell_inspiron_n5110_m5110_dq15_wistron_queen_15_intel_discrete_uma_sandy_bridge_rev_a00_sch.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Marcos, seja bem vindo ao fórum.

Este notebook tem uma plaquinha auxiliar separada, onde fica o DC Jack, o conector de saída de vídeo (VGA) e uma porta USB. Ela é interligada a placa mãe.

Vou colocar uma foto aqui dessa plaquinha e compara com a sua.

 

CRTBD1.png

Como havia lhe citado essa plaquinha ela tem o DC Jack, conector VGA e uma porta USB. Ela não é citada no esquema, as vezes tem informações que o projetista da placa não deixa em evidência, que no caso é dar um "esquema" dessa plaquinha, mas se fomos no esquema elétrico, página 82 vamos ver onde essa plaquinha é conectada.

 

CRTBD1_2.png

Verá que no conector da plaquinha ele é nomeado como CRTBD2 e na placa mãe, CRTBD1, onde uma parte se encaixa na outra

O que essa plaquinha auxiliar faz?

Tem o DC Jack, junto com a saída VGA e uma porta USB

Quais defeitos dão nessa plaquinha? Conector de alimentação se quebra, porta USB pode se danificar e o conector de vídeo também.

Entenda, que nem sempre o esquema vai estar fiel a informações e que nem todo esquema vai ter as mesmas nomenclaturas, isso porque cada fabricante tem um projeto de placa e algumas nomenclaturas e arquiteturas podem mudar. O que precisa saber é o princípio de funcionamento das placas, o que vem com o tempo de análise, não se aprende da noite pro dia, requer estudos , é pegar uma placa, baixar o esquema dela e ir verificando as fontes internas e entendendo seu funcionamento.

É entender primeiro o defeito do equipamento, para assim, ver por onde começa, entende?

No seu caso aí, está tranquilo, pois primeiramente deverá focar na substituição do DC Jack e da porta USB danificada (como essa máquina é antiga vai precisar ter sucatas de placas que tenham tanto o DC Jack igual e uma porta USB doadora que seja idêntica a essa.

Mas, caso não tenha sucata desse equipamento (que é bem antigo), tem a opção de comprar a plaquinha auxiliar completa, e guardar a antiga em sua sucata, até que em um determinado momento se consiga uma sucata dessa máquina para você recuperar a plaquinha auxiliar que sucateou.

Vou deixar o link do mercadolivre que tem essa plaquinha

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4099991102-placa-dc-jack-usb-vga-para-dell-vostro-3550-inspiron-n5110-_JM#reco_item_pos=1&reco_backend=univb-vip&reco_backend_type=low_level&reco_client=vpp-v2p-pom&reco_id=d150a5db-ae32-4b07-9969-8bd6f58f350d&reco_backend_model=univb

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Daniel,

Muito obrigado pela atenção.

Eu não tenho sucata, ainda, pois sou recém chegado no ramo e apostando neste segmento que requer paciência, dedicação e também dinheiro rsrsrs.

No entanto, eu vou procurar saber onde se pode encontrar as sucatas e contar com a sorte para achar esta peça ou até mesmo este conector para fazer ressolda. Pode ser que venha a valer a pena certo?

Um abraço e obrigado pela atenção.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Marcos, obrigado pelo retorno.

O conector de energia (dc jack) você acha tranquilo no mercadolivre e em outras lojas virtuais.

Geralmente conector, quando eu preciso, compro no www.mmlaptop.com.br

Componentes eletrônicos, em www.cassio10.com

O complicado dessa porta USB que me parece que ela é específica para essa placa, porém, pode ver se consegue adaptar a porta USB retirada de alguma outra placa sucata.

Achei uma plaquinha dessa na Shopee, por um preço bem mais acessível do que no mercadolivre

https://shopee.com.br/product/588991321/22496973872?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAj_CrBhD-ARIsAIiMxT-uoRBgzD6Zkg5g-HI9aqT4xUW55cnyvsp1q33djwDDXf0smBXJbj0aAnemEALw_wcB

Em notebooks, a gente também precisa as vezes trazer algumas coisas via Aliexpress. só tem que ver se valeria a pena agora com a cobrança de taxas a produtos.

Mas, uma boa opção para quem está começando também é sempre dar uma garimpada na OLX, em busca de placas de sucata, notebooks com defeito, até para poder ter peças e componentes para alguns tipos de reparo.

Coloque em sua localidade, que você compra notebooks com defeito, geralmente pagamos barato e dá para aproveitar muitas peças.

Enfim, para entrar na área de manutenção, requer pesquisa, estudo, dedicação de tempo, paciência e ter um capital separado para fazer investimentos, tanto em ferramentas, insumos, peças e sucatas

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pela atenção professor Daniel. Abraço.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, MarcosVC disse:

Obrigado pela atenção professor Daniel. Abraço.

Abraço amigo! Deus te abençoe!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0