6 posts in this topic

Bom dia a todos os professores do Fórum.

Eu tenho uma tabela de preços e serviços para fazer a manutenção de notebooks. Vocês podem me passar uma tabela completa que costumam usar para apresentar como base de orçamento para os clientes que chegarem? Pergunto, pois ajudaria e muito para dar um "norte" sobre o que cobrar e realizar a manutenção com um valor justo e negociação.

 

Agradeço pela atenção e no aguardo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia, infelizmente valores "fixos" nem sempre dá para praticar, pois dependemos muitas das vezes de peças de reposição, onde temos que comprar, seja em mercadolivre, shopee, aliexpress ou simplesmente pesquisando no google outras lojas virtuais que possam vender essas peças ou componentes que precisamos.

Até porque, pense em uma coisa, chega um positivo para trocar um conector DC Jack (da entrada da fonte), é um preço, pois para precificar, devemos saber o valor do conector, seu frete e o valor da sua mão de obra (que para uma máquina mais simples costuma ser um pouco menor do que para uma máquina mais cara, como um DELL, um acer dos mais modernos, que por ser um equipamento de maior valor não vai ser cobrado o mesmo preço de um positivo baratinho).

Todo equipamento, você para precificar primeiro precisa ver o valor dele de mercado, mesmo sendo usado, uma simples pesquisa no mercadolivre, já te diz quanto custa uma máquina dessa, e por esse parâmetro você começa a precificar, uma troca de tela por exemplo, um conector, um reparo em placa, mas aqui faço tudo "sob orçamento".

Por qual motivo faço o orçamento? Tenho que abrir, analisar o equipamento, ver o defeito, quanto vou gastar de peças e qual seria uma mão de obra justa mediante o valor da máquina no mercado. Então, a precificação final ela só sai com precisão e um valor justo após o orçamento, pois aí você vai ver, como por exemplo, um reparo de placa, vai te custar quanto a nível de componentes que você precisa adquirir, e a sua mão de obra? Se você tiver equipamentos de sucata, consegue reaproveitar componentes da sua sucata, para reparar uma placa, por exemplo? Tudo isso precisa ser levado em conta na hora do orçamento.

Se é uma troca de tela, quanto seria a tela para comprar? E a sua mão de obra? É uma máquina fácil ou difícil para fazer a troca da tela, pois isso tem que ser levado em conta. Quanto mais complexo o processo de reparo. mais valor precisa ser agregado a ele.

Tem gente que até tenta cobrar preço fixo, tipo cobra 300 para qualquer reparo de placa (é uma suposição, ok?), pode ser que em um reparo tenha lucro, pois se tiver componentes de placas sucata doadora, eles estando bons, vão poder ser reaproveitados. Um reparo desses, você tem até um bom lucro, mas se você precisar comprar componentes? O lucro diminui pois se passou um preço fechado, você precisa se responsabilizar.

Entenda que quando um cliente deixa um equipamento para ser reparado, é necessário uma análise prévia, você tem que colocar ele na bancada, abrir, analisar, para ver o problema e o custo para tentar o reparo, e se o cliente aprovar aí sim você começa de fato. Pois pense, você passa um valor pro cliente, depois liga pra ele passando outro, muitos acham que é má fé nossa.

O que faço aqui? Um equipamento chega sem ligar por exemplo, aviso ao cliente que primeiro preciso resolver a placa, para que ele volte a ligar, e o custo para isso é "X reais", e depois dele ligar, precisarei fazer testes mais apurados, aí testo o restante do equipamento, vejo se não tem mais nada defeituoso, ou seja, tela tá boa, teclado tá bom, HD e sistema estão ok, ele conecta na internet via cabo e wireless, sai o som direitinho, as portas USB todas funcionam? Dá vídeo externo no VGA e no HDMI? Se todo o resto está bom, aí aviso ao cliente, que foi somente o reparo na placa mesmo, e que todo o restante está funcionando. Mas, se você conserta a placa e descobre que o teclado tá ruim, ou que a tela tem listras, ou que a plaquinha de Wireless está ruim? Você vai precisar comunicar ao cliente, e se ele não souber a sua forma de trabalhar, ele vai desconfiar de você e as vezes não aprova orçamento.

Ou seja, tabela pode ser bom ou altamente prejudicial...

Aqui a única coisa tabelada é formatação (mas aviso ao cliente que antes de formatar testarei o HD e se ele tiver ruim não formato, pois vai precisar ser substituído), o restante preciso avaliar. 

Você pode dar até uma faixa de preços, tipo se for reparo de placa pode variar de X a Y reais, mas preciso analisar para passar um valor justo para ambas as partes.

Quando o cliente sente confiança no profissional, que esclarece muito bem ele, há uma conexão de confiança, o cliente se sente seguro de deixar pra você do que no "tião da esquina" que conserta tudo baratinho, mas um orçamento "de boca" que seria 100 as vezes vira uma bola de neve de 500, pois o "tião baratinho", tá querendo dinheiro pré aprovado e não a satisfação do cliente depois de receber um orçamento bem detalhado .

Essa é a minha visão, é o que faço aqui há muitos anos. Meus clientes são sempre comunicados de toda a etapa do processo através de fotos e vídeos, explicando o que ele precisa saber, desde o momento que desmonto o equipamento (eu mostro o que está bom e o que está avariado, tipo um cooler quebrado ou travado, uma parte da carcaça que quebrou, um dano visível que ele precisa ver para tomar conhecimento, etc.

Mas vamos debatendo mais sobre isso, são poucos os alunos que pensam nessa parte, mas sempre falo, estabelecer um bom atendimento e uma relação de confiança com o cliente é praticamente 50% do orçamento aprovado pois se ele acredita em você, vai abrir a carteira pra tirar o cartão de crédito ou abrir o aplicativo do celular para fazer o seu PIX.

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ah, e tem outras coisas a serem levadas em conta.

Você precisa elaborar valores justos, mas o que é o justo? Aquilo que primeiramente vai te possibilitar investir seu tempo naquele reparo, vai pagar a peça que você precisou comprar, e te dar oportunidade de ter o seu lucro.

Até porque você precisa de capital para ir aparelhando sua bancada, comprar as ferramentas, se aperfeiçoar, ou seja não é só pegar o valor do orçamento e abrir aquele sorriso, tipo aj recebi 200 reais desse reparo, seu lucro não é esses 200 reais, pois se você comprou peça, esse valor restante do preço final menos a peça e seu frete, é o que "sobra" pra você. Então se por exemplo a peça custou 50 reais, e você cobrou 200, te sobrou 150. Desse valor, você precisa tirar uma parte dele "pra você", ou seja, seu "salário", e uma parte para você guardar para uma reserva do seu negócio.

O que seria essa reserva? Um gasto inesperado, uma ferramenta que precisa adquirir, uma despesa do seu negócio (quem tem loja física sabe o quanto é importante ter um valor guardado para imprevistos ou para despesas pontuais ou não). Ter um valor guardado de reserva para o seu negócio é muito bom, pois se você inicia no ramo trabalhando em casa, suas despesas são menores em vista de quem paga aluguel de um espaço, como uma lojinha.

Mas, mesmo você trabalhando em casa incialmente você precisa pensar que uma hora você precisa comprar uma ferramenta melhor, ou substituir uma que quebrou, ou comprar uma ferramenta que não tem, ou melhorar a sua bancada, ou adquirir outros cursos (pois a gente vive estudando...), ou melhorar a divulgação, ou qualquer imprevisto, adivinha quem vai te ajudar? Aquele dinheiro reservado por cada conserto que fez ao longo do tempo.

Ah, mas se você for sempre aquele técnico "baratinho", vai conseguir ter uma reserva? NÃO!! E sendo o mais caro? Dependendo de onde estiver, ser o mais caro afasta muito cliente, então, por esse motivo sempre saiba precificar seu serviço, sendo JUSTO, equilibrado, e ter um atendimento muito bom aos seus clientes, vai ser isso que te diferenciará dos outros, pois os clientes serão seus melhores divulgadores, tipo "pode ir lá no Marcos, ele dá a maior atenção, é honesto e faz um serviço bom, e cobra um valor justo, mediante a qualidade que ele entrega"

Você pode até querer elaborar uma tabela? Pode, mas pode ser bom como também, ruim. Na minha opinião, quando o cliente já chega até você e já recebe um "preço" sem ao menos analisar, nem todos podem encarar isso como algo profissional, e eu sempre digo, depois que o cliente deixa o equipamento com você, tem grande chance dele aprovar, vai depender de como você  "vende" o seu serviço, não é só passar preço, mas sim explicar os benefícios, como o equipamento vai ficar legal depois de consertado, e ele vai poder usar com tranquilidade, e que você dá garantia do seu serviço, enfim, antes do reparo tem toda uma venda envolvida, o cliente precisa "entender" o que vai ser feito, e que cada centavo dele será um excelente investimento (até porque um notebook novo hoje não é barato né... e um usado ele pode ter mais problemas, pois pode comprar algo que também lhe cause despesas)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 11/01/2024, 11:50:10, Daniel. disse:

Bom dia, infelizmente valores "fixos" nem sempre dá para praticar, pois dependemos muitas das vezes de peças de reposição, onde temos que comprar, seja em mercadolivre, shopee, aliexpress ou simplesmente pesquisando no google outras lojas virtuais que possam vender essas peças ou componentes que precisamos.

Até porque, pense em uma coisa, chega um positivo para trocar um conector DC Jack (da entrada da fonte), é um preço, pois para precificar, devemos saber o valor do conector, seu frete e o valor da sua mão de obra (que para uma máquina mais simples costuma ser um pouco menor do que para uma máquina mais cara, como um DELL, um acer dos mais modernos, que por ser um equipamento de maior valor não vai ser cobrado o mesmo preço de um positivo baratinho).

Todo equipamento, você para precificar primeiro precisa ver o valor dele de mercado, mesmo sendo usado, uma simples pesquisa no mercadolivre, já te diz quanto custa uma máquina dessa, e por esse parâmetro você começa a precificar, uma troca de tela por exemplo, um conector, um reparo em placa, mas aqui faço tudo "sob orçamento".

Por qual motivo faço o orçamento? Tenho que abrir, analisar o equipamento, ver o defeito, quanto vou gastar de peças e qual seria uma mão de obra justa mediante o valor da máquina no mercado. Então, a precificação final ela só sai com precisão e um valor justo após o orçamento, pois aí você vai ver, como por exemplo, um reparo de placa, vai te custar quanto a nível de componentes que você precisa adquirir, e a sua mão de obra? Se você tiver equipamentos de sucata, consegue reaproveitar componentes da sua sucata, para reparar uma placa, por exemplo? Tudo isso precisa ser levado em conta na hora do orçamento.

Se é uma troca de tela, quanto seria a tela para comprar? E a sua mão de obra? É uma máquina fácil ou difícil para fazer a troca da tela, pois isso tem que ser levado em conta. Quanto mais complexo o processo de reparo. mais valor precisa ser agregado a ele.

Tem gente que até tenta cobrar preço fixo, tipo cobra 300 para qualquer reparo de placa (é uma suposição, ok?), pode ser que em um reparo tenha lucro, pois se tiver componentes de placas sucata doadora, eles estando bons, vão poder ser reaproveitados. Um reparo desses, você tem até um bom lucro, mas se você precisar comprar componentes? O lucro diminui pois se passou um preço fechado, você precisa se responsabilizar.

Entenda que quando um cliente deixa um equipamento para ser reparado, é necessário uma análise prévia, você tem que colocar ele na bancada, abrir, analisar, para ver o problema e o custo para tentar o reparo, e se o cliente aprovar aí sim você começa de fato. Pois pense, você passa um valor pro cliente, depois liga pra ele passando outro, muitos acham que é má fé nossa.

O que faço aqui? Um equipamento chega sem ligar por exemplo, aviso ao cliente que primeiro preciso resolver a placa, para que ele volte a ligar, e o custo para isso é "X reais", e depois dele ligar, precisarei fazer testes mais apurados, aí testo o restante do equipamento, vejo se não tem mais nada defeituoso, ou seja, tela tá boa, teclado tá bom, HD e sistema estão ok, ele conecta na internet via cabo e wireless, sai o som direitinho, as portas USB todas funcionam? Dá vídeo externo no VGA e no HDMI? Se todo o resto está bom, aí aviso ao cliente, que foi somente o reparo na placa mesmo, e que todo o restante está funcionando. Mas, se você conserta a placa e descobre que o teclado tá ruim, ou que a tela tem listras, ou que a plaquinha de Wireless está ruim? Você vai precisar comunicar ao cliente, e se ele não souber a sua forma de trabalhar, ele vai desconfiar de você e as vezes não aprova orçamento.

Ou seja, tabela pode ser bom ou altamente prejudicial...

Aqui a única coisa tabelada é formatação (mas aviso ao cliente que antes de formatar testarei o HD e se ele tiver ruim não formato, pois vai precisar ser substituído), o restante preciso avaliar. 

Você pode dar até uma faixa de preços, tipo se for reparo de placa pode variar de X a Y reais, mas preciso analisar para passar um valor justo para ambas as partes.

Quando o cliente sente confiança no profissional, que esclarece muito bem ele, há uma conexão de confiança, o cliente se sente seguro de deixar pra você do que no "tião da esquina" que conserta tudo baratinho, mas um orçamento "de boca" que seria 100 as vezes vira uma bola de neve de 500, pois o "tião baratinho", tá querendo dinheiro pré aprovado e não a satisfação do cliente depois de receber um orçamento bem detalhado .

Essa é a minha visão, é o que faço aqui há muitos anos. Meus clientes são sempre comunicados de toda a etapa do processo através de fotos e vídeos, explicando o que ele precisa saber, desde o momento que desmonto o equipamento (eu mostro o que está bom e o que está avariado, tipo um cooler quebrado ou travado, uma parte da carcaça que quebrou, um dano visível que ele precisa ver para tomar conhecimento, etc.

Mas vamos debatendo mais sobre isso, são poucos os alunos que pensam nessa parte, mas sempre falo, estabelecer um bom atendimento e uma relação de confiança com o cliente é praticamente 50% do orçamento aprovado pois se ele acredita em você, vai abrir a carteira pra tirar o cartão de crédito ou abrir o aplicativo do celular para fazer o seu PIX.

 

Muito obrigado pela atenção Daniel. Concordo muito com você sobre ganhar a confiança do cliente e ser sempre muito claro na hora de precificar, pois pode ter "surpresas" no caminho que atrapalham na hora de cobrar pelo serviço. Tem de ter experiência mesmo conforme um conserto ou outro. Obrigado pelas dicas e vou seguir conforme modelo e o que tiver de ser feito com cada marca. Afinal o cliente quer resolver o problema que tem e conhecimento deve sempre ser valorizado de maneira justa. Abraço.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Exatamente, Marcos!

Independente de quem está começando ou já está há algum tempo na área, precisa ter muito cuidado, principalmente em elaborar orçamento, definir valores justos, e entender de atendimento ao cliente.

O cliente quer o seu problema resolvido, e tudo tem um preço a ser pago. Se o seu atendimento for impecável, seu serviço for bom, o cliente entende que isso tem um custo. Afinal, pra gente reinvestir em conhecimento, precisamos ter caixa para isso, assim como investir em ferramentas, etc.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.