13 posts in this topic

Boa tarde a todos.

Comprei um notebook Positivo modelo SIM+ usado para praticar a manutenção e acho que ele deve ser o Unique. Não tenho certeza. Após pesquisar na internet a gravação na motherboard vem com : 71R-C14CU4-T810  / E326167 TC-1 / 94V-0. 

Feito a pesquisa, descobri que esta placa é uma OnBoard. Ela é um DDR3 que com capacidade máxima de 8gb ram. Até que me surpreendi. O processador dela é o  Processador Intel Celeron 100U - Velocidade clock de memória = 1600 MHZ - CPU. Detalhe que não liguei ela por não ter HD e nem o cabo de alimentação. No entanto, suponho que seja esta configuração. Preciso me certificar que estou no caminho certo.

*Procurei por manual e não encontrei. Eu teria como ver pelo CPUZ, mas como não liguei por conta das condições explicitadas acima, estou "na unha" mesmo para descobrir.

 

Como tenho um carregador universal, sei que será possível ligar ele e ver se está tudo ok, pois já fiz a manutenção preventiva (está na foto o antes e depois) e está com cara de novo. Isto me deixou empolgado. rsrs Antes de ter feito a compra deste notebook, pedi para que o vendedor fizesse uma demonstração pelo whatsapp e ele está dando tela. Ou seja, funciona.

 

Tenho algumas perguntas para fazer:

Pergunta1: Como faço para descobrir a voltagem do carregador deste notebook? Uma vez que o adesivo dele já não mostra mais nada de tão gasto que está e sem isso, não me sinto confortável em ligar ele, pois não tenho o carregador original.

Pergunta2: A tela dele está com um pequeno escuro na parte superior e tem algumas marcas que parecem de descolamento da primeira camada. Não atrapalha mas como um recém técnico em fase de experiência, ao menos quero tentar deixar o mais próximo do novo. Assim como já vi com maestria os vídeos do professor Daniel. O cara é sensacional.

Pergunta3: Ele não veio com a placa Wi-Fi e fiz algumas pesquisas para descobrir qual placa é compatível com esta motherboard. Não sei se identifiquei certo, mas acho que deve ser a que está na foto com a gravação (13133a). De preferência uma placa como a melhor em upgrade para ele.

Pergunta4: Ao abrir para fazer toda a vistoria e realização da manutenção preventiva, vi que tem um "adesivo colado na placa" que supostamente vem do último técnico que mexeu nela e constava a data de 2017. rsrs Como faço para remover este adesivo sem prejudicar a placa? Tem alguma dica de descolamento de adesivo? Joguei um pouco de álcool isopropílico e não é tão eficaz.

Vocês podem me ajudar? Vou deixar algumas fotos que tirei com ele já arrumado até onde consegui.

 

Obrigado pela atenção.

antes da manutenção.jpg

entrada placa WI-FI.jpg

serigrafia MotherBoard.jpg

manutenção preventiva realizada 1.jpg

entrada placa WI-FI.jpg

adesivo apagado.jpg

adesivo na placa.jpg

carcaça.jpg

marcas no monitor.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos as respostas...

1- Este notebook ele é um Positivo SIM+, e pela placa mãe 71R-C14CU4-T810 se fomos fazer uma pesquisa por esta referência de placa mãe, vamos ver que ela é utilizada em alguns Positivo e CCE.Sempre utilize o google como referência de pesquisa e ele vai te reportar muitos locais onde poderá tirar todas as informações técnicas. Sobre a placa fui no site https://reidonotebookba.com.br/produto/placa-mae-original-positivo-unique-71r-c14cu4-t810/

Já a informação sobre a carcaça, no Mercadolivre, sabendo da compatibilidade dessa placa que serve no positivo S1991, em alguns cce e SIM+

D_NQ_NP_2X_693903-MLA52582133217_112022-

Daí, observamos que esse equipamento funciona com uma fonte de 19v - 2,1A. E se tiver aí uma fonte 19v 3.42a vai servir também, pois o notebook só vai requerer a corrente que ele precisa, e se a fonte fornecer um pouco mais não vai ter problema, o que não pode ser diferente é a tensão, ok?

 

2 - Telas com manchas, listras, e problemas internos não vai ter reparo e sim ter que substituir ela. Se a sua intenção é revender a máquina, pode pesquisar uma tela seminova, mas "desmontar" a tela, não o faça, pois não vai poder trocar nada internamente, e ainda vai afetar mais a tela de modo a deixá-la totalmente inútil.

3 - Placa wireless para este modelo, é aquelas de 1 terminal de antena, e mais uma vez, uma pesquisa no mercadolivre sobre "placa wireless positivo s1991" serviu para me dar a resposta que precisava. Uma AW-NE238H ou outra qualquer do mesmo formato físico vai servir...

D_NQ_NP_121721-MLB20833429839_072016-O.wD_NQ_NP_657621-MLB20833431161_072016-O.w

Em relação a placa wifi, estas placas de positivo, cce, e máquinas mais simples tem um alto índice de compatibilidade, não se preocupe com isso... As máquinas mais modernas as vezes tem problema de compatibilidade, mas essa máquina daí, não...

4 - Adesivos na placa quando são muito velhos, as vezes demoram pra sair, aconselho a ir passando álcool isopropílico nele, uma hora vai acabar descolando aos poucos. Já acetona acho muito forte, mas pode passar com um cotonetesó onde o adesivo está colado, pode ser que ajude a retirar. Tem um produto chamado "tira grude", que ele ajuda muito a remover adesivos, e com paciência vai conseguir, mas se estiver muito ruim de sair talvez seja melhor não insistir muito, pois vai que ao tentar remover algum componente saia acidentalmente da placa, ou arranhe alguma trilha, enfim, é trabalho de paciência.

Ah a memória para ele é DDR3 PC3L. Originalmente costumava vir com 2gb,

Não sei se você tem dessa memória aí pra testes, mas é bom ter memórias diversas para teste, ajuda bastante

 

Espero ter ajudado em suas questões!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel,

Como sempre você vem com respostas mais que completas. Obrigado por tanta dedicação e atenção. Pode, por favor me ensinar a chegar nestas informações sobre a placa Wireless? Como chegou nesta informação? Teve de buscar o modelo de placa no Google e perguntou algo sobre wireless compatível para ela? 

Parabéns!

 

Abraço.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando você sabe para quais notebooks a placa é compatível, fica mais fácil. No seu caso ela serve para um positivo S1991 (uma pesquisa no mercadolivre com a referência da placa 71R-C14CU4-T810 me reportou anúncios dessa placa, então fui vendo nos anúncios os equipamentos que usam essa placa.

Mediante saber quais marcas e modelos de notebook usa essa placa, voltei no mercadolivre e coloquei "positivo s1991 placa wireless", e apareceu vários anúncios de placas que servem (mais uma vez você visita vários anúncios e bate as informações)

Sempre investir um tempo pesquisando, vai ajudar a saber muitas coisas sobre equipamentos, placas, compatibilidades, etc

Temos aí o google para nos ajudar, mercadolivre, youtube... 

Só sai na frente quem investiga...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Certo. Penso em revender ele depois de pronto. Paguei R$25 reais e depois de tudo pronto, acredito que vou ter um lucro muito bom nele.

O que deixa a carcaça na parte de fora brilhando e bonita Daniel. Penso em manter ela, pois está boa. Já a tela, o preço varia bastante e achei algumas bem caras. Vou continuar a procurar para encontrar uma que fique em conta.

 

Veio também com memória de 2gb. Acho que vou tacar uma de 8gb que é o máximo e um SSD. Creio que vai ficar um avião este notebook. A bateria dele está bem ruim também. Mas, pelo que paguei, está valendo cada centavo. rsrsr

 

Obs. Acredito que depois de pronto devo ficar com ele. rsrsrsr 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já tive um notebook desse, acabei passando pra frente, pois o processador dele é limitado demais, fraquinho, porém, vendi com 4gb de memória e um SSD de 128gb, deu pra instalar o windows 10 ficou até legal de usar.

Infelizmente a bateria para este notebook é bem cara, não vale a pena comprar, pois a duração dela não é tão boa, aí pagar uns 200 numa bateria dessas, pra daqui a alguns meses ela não estar tão boa, não vale muito a pena. Vendi o meu sem bateria, e quem usou também não fazia questão de bateria,e quando falei o preço, até desistiu de comprar a bateria...

Bom, em relação a plaquinha de wireless, se tá no mercadolivre anunciada por esse preço, é só comprar, pois essas plaquinhas mais antigas geralmente acabam não servindo em máquinas mais modernas, então quem tem acaba vendendo barato.

Em relação a telas, sempre fique de olho no mercadolivre, pois tem gente que vende as vezes tela usada por um preço acessível, tem que ficar pesquisando.

Por isso que é bom ficar comprando notebook com defeito, pois se aproveita muita coisa deles, inclusive telas.

O grande macete é monitorar sites como mercadolivre sempre para ver se tem gente vendendo notebook barato, peças baratas, ver na OLX notebooks usados, marketplace do facebook também o pessoal vende usados, e em sua localidade divulgar que compra notebook usado com defeito para peças.

E pra carcaça, primeiro eu limpo ela com veja multiuso original da embalagem azul, para tirar toda sujeira que estiver no plástico, geralmente o pano sai bem sujo, e limpo várias vezes até ficar bem limpinho, depois para dar um aspecto melhor na carcaça, uso silicone tipo automotivo em gel, passo bem pouquinho em uma esponja macia, até ficar com um aspecto melhor, o excesso tiro com um pano seco.

E ele depois de pronto, se tiver comprador para ele, venda, pois dessa forma você consegue dinheiro para comprar outros notebooks, e devagar ir fazendo um dinheiro comprando e vendendo, ou para reaproveitar peças.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado pela atenção Daniel.

 

Abraço!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde professor Daniel.

Tudo bom?

Hoje, este notebook está praticamente pronto para vender. Eu consegui, com bastante paciência e pesquisa montar ele com a tela perfeita agora. Está com o o Windows 10 rodando (Tentei o 11, mas durante a instalação ele parava. Decidi então colocar o 10). Vem com mouse e com internet. Comprei pessoalmente por R$20 reais. 

 - Ele não tem a bateria

 - Está com o máximo de memória RAM, que é de 8gb. É outra velocidade. Ficou legal.

 - Uma HD de 500, pois o SSD de um tempo para cá subiu muito o preço. (Estou pensando se vale a pena comprar uma SSD para ele)

É muito gratificante "trazer a vida" um notebook tido como "sucata." 

O que está ruim nele é o teclado. Tem umas 5 teclas que não funcionam. Fiz até reparo de "cortar um pouco o cabo flat e com isso as teclas que não estavam funcionando, voltaram a funcionar." Ficando agora com essas 5 que não estão funcionando. Já pesquisei e o teclado tem valores variados para este modelo. Mas não vou desistir.

Pergunta: Um teclado para este modelo tem solução de reparo mais profundo que eu desconheço e fazer voltar a funcionar?

Um abraço e muito obrigado por toda a atenção professor.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá @MarcosVC, fico feliz que o notebook tenha voltado a vida. Muitas "sucatas" a gente dando um pouco mais de atenção as vezes voltam a vida, e podemos até vender, para ter uma renda extra para investir em ferramentas ou outras coisas necessárias.

Infelizmente teclado, deu problema precisa trocar... Mas vale a pena trocar o teclado, assim a máquina fica toda funcionando.

Os teclados são membranas internas e elas dão defeito, podem abrir alguma parte interna, oxidar, enfim, as trilhas da membrana que vão lá pro flat do teclado são muito finas, e pra reparar é algo que realmente não compensa, visto que tem que desmontar o teclado todo, retirar as teclas, os mecanismos plásticos da articulação, e vira e mexe quebram, e para reparar as trilhas internas das membranas não fica legal, ou seja, perde-se tempo para depois o teclado ficar pior do que está, fora que a tinta condutiva para tentar reparar as trilhas internas é um produto caro, e que mesmo dando resultado uma hora para de funcionar. Entenda que o teclado tem uma vida útil de "x milhares" de digitação, ele desgasta com o tempo, pode oxidar, se cair líquido danifica, enfim, um teclado para este notebook não é tão caro e vale a pena trocar.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia professor Daniel.

Obrigado pelo retorno. Vou seguir o seu conselho.

Abraços

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia professor Daniel. Tudo bom?

Consegui deixar o notebook em ordem. Arrumei a tela e já está para venda.

 

Obrigado pela atenção.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agradeço pelo feedback, espero que venda rápido para poder investir em sua assistência, e futuramente comprar mais notebook para reparar e vender

0

Share this post


Link to post
Share on other sites