Notebook Modelo LGC40

5 posts in this topic

Bom dia a todos!

Estou com um notebook da LG A410.

Este notebook, após uma pesquisa que fiz, é de Socket 989 rPGA. Compatível com o 988A rPGA. O upgrade possível para este notebook é colocar uma memória RAM de 8gb, pois é o máximo suportado em seu DDR3. Já o processador, colocar um Core i5 de primeira geração, ou seja, um "i5-580M", podendo até aceitar um "Core i7-940XM."

Eu tenho uma dúvida quanto a formatação neste notebook para um Windows 10 ou até mesmo para um Windows 11. Penso que após colocar SSD e a memória máxima de Ram, pode ser interessante pensar em colocar o Windows 10.(A questão é que está em fase de desuso e deve acabar de vez em 2025) No entanto, acredito que o Windows 11 deve rodar tranquilamente. O que acham?

Na formatação, antigamente os notebooks deste tipo vinham com um "adesivo selo" colados na parte inferior da carcaça." Por conta disto, fico preocupado em instalar estes windows e ele pedir a chave de ativação e eu não tenho, pois está apagado pelo tempo e não consigo identificar. Devo instalar estes windows para testar? O que vocês recomendam por favor?

Eu conheço três maneiras de encontrar estas chaves.

- Uma pelo aplicativo programa ShowKeyPlus . Este aplicativo mostra a Chave de Ativação. No entanto, fico desconfiado se realmente vai funcionar, pois fiz um teste em outro notebook que tem o adesivo e ele mostrou um número diferente daquele que vem nele. Enfim. 

- Outro jeito que sei é pelo "Editor de Registro" e localização da pasta HKey_Local_Machine e abrir outras pastas até chegar na Current Version.  Também mostrou outro número.

- E por último, pelo programa Magical Jellybean Keyfinder que também mostra outro número. Resultado? Muitas dúvidas quanto a veracidade destes programas.

Obs.: Fiz também pelo cmd que tem um comando que apresenta a chave. No entanto quando eu coloquei, não apareceu nada. rsrssr. Vai saber.

- Vocês conhecem outras formas diferentes destas aqui apresentadas? 

- Eu consigo invadir a BIOS e encontrar esta chave?

- Como faço para fazer o "Ativador do Windows?" Nas versões 7, 10 e 11? Não sei bem como fazer.

* Me deparei também com as atualizações que fiz "na unha" quanto a Smart Cam deste notebook que não reconhece de maneira alguma a câmera dele. Não tem como fazer por exemplo reuniões online. É possível falar e escutar mas não aparece a câmera.

Fui direto na LG e coloquei o modelo do notebook e fui até os softwares de atualização e nada de aceitar os programas atualizados. Embora ele trouxe o modelo 510, pois o 410 não aparece.

Penso que, após estar seguro quanto a chave de ativação, formatar o notebook e deixar ele zerado. Acredito ser a melhor solução. Concordam?

Obrigado pela atenção de todos.

Abraço.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos as respostas (sob a minha visão profissional).

1 - Não recomendo upgrade de processador, pois o sistema de refrigeração pode se mostrar deficiente em dissipar calor de um processador acima do que o fabricante especificou para aquele equipamento. É bem diferente um upgrade de notebook, se comparar com uma placa de PC, por exemplo. Em PC você pode usar coolers mais potentes, enquanto que em notebooks isso não é possível. Neste modelo em particular, é interessante upgrade de memória e de HD para SSD.

2 - Mesmo com SSD e memória aumentada, pense que essa é uma máquina antiga, primeira geração da linha i3/i5, e um sistema operacional que deva rodar razoavelmente bem é o windows 10, já que o sistema nativo dela é o Windows 7 home, que já é descontinuado. Não é garantido rodar o windows 11 perfeitamente, pois ele é projetado para arquiteturas mais modernas, e pode ter incompatibilidade de drivers, o que pode interferir no desempenho do equipamento. Entenda que máquinas muito antigas para upgrade de sistema, tem que se pensar bem, mas creio que o Windows 10 ainda rode nela. E na questão do "desuso" do windows 10 ainda vai demorar para ele sair de fato e em definitivo, até o próprio windows 7 demorou para sair em definitivo. Pode ter até um ano "marcado" pra isso, mas não é que não possa mais instalar nos equipamentos (ainda tem muito windows 7 rodando por aí, meio capenga mas tem)

3- Quanto a chave do sistema, não se preocupe (e nem se cobre tanto a isso), se o adesivo do windows está com o serial apagado e você não tem o serial, e com supostos programas "adivinhadores de seriais", não reportarem nada, ou um número serial qualquer, anote e tente instalar por ele, se não der, não esquente com isso, use um ativador após a instalação, e o problema será resolvido.

4- Não pode "invadir" a Bios para tentar descobrir número de série. Qualquer modificação na Bios que comprometa o código binário dela, vai matar o arquivo e consequentemente o equipamento, tendo que regravar Bios novamente, sendo um processo invasivo e que pode dar certo ou não. Nesse caso não me arriscaria muito em um equipamento que está funcionando e que um ativador de windows resolveria sem muito problema, afinal o que o usuário quer é o equipamento funcionando, e a desenvolvedora do sistema operacional não vai encrencar com um cliente final;

5- Não podemos passar ativadores por aqui, por ética, mas se acha facilmente na internet, e principalmente no Youtube. Sempre pesquise antes, o Youtube é uma grande fonte de informação e se pesquisar lá como ativar o windows versão X, Y,Z por exemplo vai ter bastante gente postando conteúdo e as vezes até disponibilizando ativadores.

6 - Formatando com o Windows 10 ele vai reconhecer a câmera e você vai poder instalar softwares de reuniões online como zoom ou outro por exemplo.

Máquinas defasadas costumam as vezes ter problemas de drivers, e o fabricante por ser um equipamento antigo não oferece mais drivers atualizados, então o windows 10 vai instalar os drivers que ele achar compatível com os dispositivos. Por isso que as vezes atender equipamentos muito antigos é complicado pois em alguns casos eles ficam tão defasados que não compensa o cliente investir tanto.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia professor Daniel.

 

Muito obrigado pela aula. Entendo que no Windows 7 para ativar, após pesquisa feita no YouTube, o comando que deve inserir no CMD (como administrador) é " slmgr -rearm" Acredito que deve resolver.

O cliente aprovou colocar uma memória RAM de 8gb.:D  Para este notebook, a memória deve ser uma de 8gb 1066Mhz segundo as especificações do manual.

Pergunta por favor: Colocar uma memória com barramento 1600Mhz é possível? Deve funcionar ou não é recomendado?

Muito obrigado pela atenção.

Abraço.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Siga a orientação das características da memória original. Talvez até funcione, tem que testar, porém vai rodar a 1066Mhz, pela frequência/barramento da memória original. Tem casos que as vezes há incompatibilidade e não funciona, por isso que é bom colocar com a mesma especificação da original

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo e agradeço pela atenção Daniel.

Fiz o teste e com 1600 não funciona. Tem de ser mesmo com o de 1066.

Um abraço e boa semana.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites